Filme brasileiro que mistura drama e comédia volta a fazer sucesso na Netflix. Vale a pena assistir?

Apesar da Netflix estar investindo, cada vez mais, em suas próprias produções originais, é comum que algumas obas escondidos no catálogo se destaquem na plataforma. Um caso recente disso é Estômago“, filme brasileiro de 2007.

Classificado como um drama, o enredo do longa perpassa por diversos outros gêneros e é classificado, por alguns assinantes, como a melhor produção nacional disponível no catálogo da gigante de mídia.

Por ser um filme antigo, contudo, é compreensível que parte considerável dos assinantes ainda não conheça a trama e as peculiaridades de Estômago“. Confira, nos tópicos a seguir, alguns elementos sobre o filme e porque você deve assisti-lo no streaming:

Conheça o enredo de “Estômago”:

Estômago
Aproximação de Raimundo e Íria muda a vida do personagem (Imagem: Divulgação/Downtown).

A princípio, o longa se aprofunda na difícil realidade brasileira ao apresentar o protagonista Raimundo Nonato. Morador do interior, ele se muda para a cidade grande em busca do tão desejado sonho de ter uma vida melhor e com mais oportunidades. Inicialmente, ele começa a trabalhar como faxineiro em um bar pequeno, mas logo descobre que seu coração não está ali.

Enquanto fazia algumas colaborações na cozinha, Raimundo descobre que aquele é o seu lugar. Talentoso e criativo, ele consegue fazer com que o empreendimento se torne um sucesso graças aos temperos e referências de sua comida. Depois disso, ele é contratado para trabalhar como assistente de cozinha em um dos restaurantes italianos mais conceituados da cidade.

O que ele não esperava, contudo, era que a cozinha italiana fosse se tornar uma outra grande descoberta de sua vida. Agora, que ele já tem condições melhores e uma vida estável, tudo corre o risco de ir por água abaixo quando ele conhece Íria. A mulher, de fato, consegue conquistar seu coração – e tudo correria bem, se não fosse pelo fato dela ser uma prostituta. As consequências disso, portanto, podem ser terríveis para Raimundo.

Vale a pena assistir ao filme na Netflix?

Filme apresenta críticas sociais profundas em seu enredo (Imagem: Divulgação/Netflix)

Apesar dos tantos méritos e destaques do cinema brasileiro, é comum que parte do público tenha certos preconceitos com a cinematografia nacional. Nesse sentido, o filme Estômago” apresenta-se como uma excelente forma de quebrar esse paradigma. Aqui, parte considerável desse mérito se deve à narrativa envolvente do longa.

A princípio, o longa se divide em duas linhas temporais distintas: o presente, onde Raimundo compartilha sua vida e experiências direto da cadeia, e no restaurante, onde seus ideais o impediam de perceber a furada que estava entrando. Assim, a direção do filme conduz o espectador aos acontecimentos finais do longa, onde essas duas linhas se encontram.

De forma bastante sutil, as diferenças entre o universo da prisão e do restaurante tecem uma crítica social profunda acerca de problemas notoriamente brasileiros. Não pense, contudo, que isso deixa o filme pesado ou arrastado – é exatamente nessas reflexões onde o diretor promove a quebra de expectativas e até algumas sequências cômicas.

Além disso, outro ponto positivo de destaque é a atuação do ator João Miguel (Depois do Universo; Xingu) no papel do protagonista. Parte considerável do sucesso do filme se deve à versatilidade e interdisciplinaridade do trabalho do ator. Graças a ele, não demora muito para que o público compre a premissa do filme. Se estava em dúvida, não hesite: Estômago” é um filme que merece seu play na Netflix.

Assista ao trailer de “Estômago”:

CONFIRA Também:
No Mundo da Luna: Nova série nacional da HBO Max foca na cultura cigana e em triangulo amoroso. Conheça!

Por fim, queremos saber sua opinião: você pretende assistir ao filme Estômago” no catálogo da Netflix? Quais são suas expectativas para o longa? Compartilhe o que pensa com a gente nas redes sociais. Para ficar por dentro de tudo que envolve a produção, fiquem sempre conectados aqui e nas páginas do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar