Plágio? Telefone real? | Entenda as polêmicas de “Round 6” da Netflix

A série "Round 6" se tornou um fenômeno da Netflix, porém, nos últimos dias vem sendo alvo de várias polêmicas. Entenda melhor cada caso.

Publicidade

Publicidade

A série Round 6 se tornou mais um fenômeno da Netflix e está a ponto de se tornar o original mais visto da história da plataforma, porém, esse legado pode estar ameaçado graças a uma acusação de plágio que surgiu essa semana.

Conquistando o público mundial como uma espécie de Jogos Vorazes coreano, a série conta com um enredo alucinante e com diversas cenas de mortes chocantes que acabaram surpreendendo os espectadores.

Publicidade

Em suma, em “Round 6” várias pessoas com problemas financeiros acabam recebendo um convite para participar de uma competição de jogos infantis, com um grande prêmio em dinheiro. Até aí, tudo certo, mas o que complica a vida de quem aceita entrar na “brincadeira” é que, quem perde as rodadas acaba perdendo a vida, em muitos casos, de forma brutal.

Publicidade

Apesar do enredo realmente lembrar a saga criada por Suzanne Collins, a acusação de plágio de roteiro partiu das semelhaças que a série tem com outro filme asiático, o japonês “As the Gods Will” lançado em 2014.

Publicidade

Publicidade

Alguns espectadores de ambas obras começaram a notar as semelhanças e publicar no Twitter diversas comparações entre as histórias.

round-6-plagio
Cena do filme “As the Gods Will” e da série “Round 6” da Netflix. (Imagem:Reprodução/Extra)

No filme de 2014 a premissa também é a de jogos infantis que acabam tendo finais sangrentos para seus participantes. Além disso, muitas pessoas tem notado que mesmo algumas direções de cena e da própria fotografia da série são cópias “descaradas” do filme.

Em defesa a sua obra, o criador da série Hwang Dong-hyuk afirmou em entrevista a uma TV corena que vinha trabalhando no roteiro de “Round 6” desde 2008, sendo assim, em um período anterior a concepção da ideia de “As the Gods Will”.

Contudo, o autor também admitiu que sim, podem haver algumas semelhanças entre as obras, em especial a cena do primeiro jogo mostrado na série:

“É verdade que o primeiro jogo que vemos na série é similar, mas depois desse, não há muitas semelhanças. Trabalhei em Round 6 em 2008 e 2009, e naquela época esse jogo já estava escrito”disse o diretor.

Divulgação de um número de telefone é outra polêmica envolvendo a série

Para além da acusação de plágio, outro assunto em relação a série que vem dando certa dor de cabeça para os produtores e diretamente para a Netflix é um número de telefone.

Publicidade

Publicidade

Um número de telefone que acabou sendo divulgado no programa é real e pertence a um morador da Coréia do Sul que relatou que vem sendo importunado com mais de 4 mil ligações diárias desde que a série foi lançada.

Segundo a pessoa revelou ao portal South China Morning Post, ela vem recebendo ligações e mensagens dia e noite de espectadores do programa da Netflixna maioria crianças, e que isso tem realmente importunado seu dia a dia, além de estar começando a prejudicá-la profissionalmente.

Apesar desse problema em si ser curioso, talvez a parte mais polêmica dessa história é que um candidato nanico à presidência da Coreia do Sul fez uma oferta milionária pelo número que se tornou tão popular. Huh Kyung-young ofereceu o equivalente a 460 mil reais ao dono do telefone.

Apesar deo candidato não revelar o real motivo por trás do interesse no número, tudo sugere que ele esteja pensando em alguma estratégia de marketing para sua campanha futura com os contatos obtidos.

Para além disso a Netflix acabou entrando em contato com o dono do número para oferecer um tipo de compensação financeira pelo problema que a série causou.

Publicidade

Publicidade

A empresa também sugeriu que o proprietário mudasse de número de telefone, porém, a pessoa alegou que isso não seria possível já que tem o número a mais de 10 anos e que ele está vinculado a suas atividades profissionais.

Com tanta polêmica gerada por uma curta cena logo no início da série, com certeza a Netflix passará a ter mais cuidado com esses detalhes no futuro.

CONFIRA Também:

Desafio Netflix: Você consegue adivinhar qual é a série apenas pelos cenários?

E você, já assistiu a “Round 6” na Netflix? O que achou da série? Conta para a gente aqui nos comentários e não deixe de seguir o Sobre Sagas nas redes sociais.

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário