Graça e Coragem: 7 curiosidades que deixam o filme ainda mais fascinante

Desde que estreou no catálogo da Netflix, o filme norte-americano Graça e Coragemtem estado entre os títulos mais assistidos da plataforma de streaming,  que reúne milhares de espectadores em torno de sua história de drama e superação.

Como parte considerável do público já teve a chance de assisti-lo, Sobre Sagas separou algumas curiosidades que prometem deixar a produção ainda mais fascinante para o público. Confira:

“Graça e Coragem” é baseado em livro de sucesso

Graça e Coragem
Filme é baseado em livro publicado por Ken Wilver (Imagem: Reprodução/CPR).

A primeira curiosidade que nem todos os espectadores do filme sabem é que o longa foi baseado em um livro de sucesso. Publicado pela primeira vez durante os anos 90, a obra escrita por Ken Wilber conquistou milhares de leitores pelo mundo e se tornou uma das principais referências dentro do gênero de superação. Nesse sentido, é seguro dizer que os números animadores do livro foram essenciais para a decisão criativa de adaptá-lo para o cinema.

Livro e filme são baseados em história real

Tanto o livro quanto o filme são baseados em história real (Imagem: Divulgação/Quiver).

Outra informação relevante sobre Graça e Coragem” é que tanto o filme quanto o livro que o inspirou são baseados em uma história real. Na publicação impressa, o escritor Ken Wilber emociona a todos ao relatar sua luta diária ao lado de Treya Killam Wilber, sua esposa. Afetada pelo câncer, sua luta diária pelo tratamento e superação continua sendo motivo de inspiração para centenas de pessoas até hoje.

CONFIRA Também:
Graça e Coragem: Conheça a história real do novo drama da Netflix

“Graça e Coragem” é um projeto de longa data

Graça e Coragem
Filme vem sendo desenvolvido há mais de 15 anos (Imagem: Divulgação/Quiver).

Como o livro que o inspirou foi publicado e fez sucesso internacional em 1991, o filme Graça e Coragem” vem sendo produzidos há anos pela produtora. Existem registros sobre seu desenvolvimento que datam de 2006, 15 anos do longa ser lançado internacionalmente. Entre tantas decisões criativas que envolvem os produtores e o elenco, as cenas do filme começaram a ser gravadas apenas em 2019, poucos dias após o elenco principal ser revelado.

“Graça e Coragem” foi afetado pela pandemia

Graça e Coragem
Filme teve seu formato de distribuição afetado pela pandemia de COVID-19 (Imagem: Divulgação/Quiver).

Após tantas atribulações para ser produzido e gravado, o filme Graça e Coragem”  ainda enfrentou dificuldades em seu processo de distribuição: finalizado durante a pandemia, muito se questionou se compensaria lançar o filme nos cinemas ou via streaming. Uma decisão final a esse respeito foi divulgada em março do último ano, quando se acertou que o longa seria distribuído através de plataformas digitais. Pouco mais de um ano depois, o título ficou disponível na Netflix.

Filme é aclamado pelo público feminino

Graça e Coragem
Filme faz bastante apelo ao público feminino (Imagem: Divulgação/Quiver)

Ao seguir uma personagem mulher em sua luta diária contra o câncer, o filme Graça e Coragem” faz um apelo considerável ao público feminino. Isso reflete diretamente nos índices de aprovação do filme: na plataforma IMDb, as mulheres avaliam o longa com uma nota bem mais positiva que os homens, chegando a variar 5 pontos decimais entre os índices de aprovação. Com isso, é possível dizer que a luta da protagonista é melhor cooptada por vivências que se assemelham às dela.

“Graça e Coragem” divide opiniões

Filme de drama divide opiniões dos espectadores (Imagem: Divulgação/Quiver).

Apesar do seu potencial de emocionar os espectadores ser algo quase unânime, é seguro dizer que Graça e Coragem” é um filme que divide opiniões. Na plataforma IMDb, onde ele é avaliado com um índice geral de 4.9/10 estrelas, o filme recebeu nota 10 de 15,8% do seu público, mas logo depois disso, o índice mais atribuído ao longa é a nota 1, acertada por 13,8% dos espectadores. Isso deixa bem claro que, no final de tudo, o longa segue a métrica “ame ou odeie” entre parte considerável dos espectadores.

Jennifer Aniston seria a protagonista do filme

Graça e Coragem
Jennifer Aniston, de “Friends”, poderia estrelar filme (Imagem: Reprodução/AdoroCinema).

Outra informação que poucas pessoas sabem é que, ainda nos anos 2000, a estrela norte-americana Jennifer Aniston (Friends; Esposa de Mentirinha) foi citada para interpretar uma das protagonistas do filme. As negociações, contudo, não evoluíram a ponto de firmar a estrela no papel, que foi assumido por Mena Suvari (Beleza Americana; American Pie – A Primeira Vez É Inesquecível).

Você já assistiu ao filme Graça e Coragem” no catálogo da plataforma de streaming? Qual é a sua opinião sobre o longa que tem feito sucesso? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para ficar por dentro de tudo que envolvem os títulos de sucesso da marca, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficias do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar