Esses filmes da Disney merecem atenção dos pais e as crianças PRECISAM assistir acompanhadas

A Disney é sinônimo de entretenimento familiar, mas nem tudo que é feito para crianças. O estúdio não teme explorar temas mais maduros, com filmes que flertam com a classificação PG-13 (classificação internacional para filmes não indicados para menores de 13 anos).

Mas, o que dizer daqueles filmes que balançam na corda bamba entre ser considerado livre para qualquer público e aqueles que necessitam que um adulto deva assistir junto com a criança?

Sim, a Disney tem vários filmes de classificação livre, mas não se engane, ela sabe quando é hora de colocar um classificação etária maior. A pergunta que fica é: esses filmes realmente merecem essa classificação mais branda?

Vamos mergulhar em alguns clássicos e descobrir.

Mufasa e Scar em O Rei Leão (Reprodução / Disney)

Pinóquio

Pinóquio pode parecer inocente, mas suas aventuras são surpreendentemente sombrias. Classificado como G (exige um mínimo de maturidade para assistir), este clássico seria um forte candidato também PG-13 hoje em dia.

A animação conta cenas que vão desde a escravidão por um mestre de marionetes até o terror de ser devorado por uma baleia gigante. É o tipo de conteúdo que poderia facilmente causar pesadelos infantis.

Rei Leão

O Rei Leão é aclamado como um dos maiores filmes familiares, mas sua trama vai além de uma simples classificação G.

Assassinatos, manipulação e temas complexos se escondem sob a superfície deste filme, elementos que normalmente não associamos à Disney. Se fosse lançado nos dias de hoje, um PG-13 seria mais apropriado.

Zootopia

Zootopia é um exemplo de maturidade no catálogo da Disney, e isso é digno de aplausos.

O filme não economiza em intensidade, seja na ação ou nos temas abordados, como bullying e preconceito. Com um humor que flerta com o adulto, Zootopia é um filme para todas as idades, mas com um olhar mais crítico para os mais velhos.

O Estranho Mundo de Jack

O Estranho Mundo de Jack pode não ser explicitamente macabro, mas tem seus momentos de arrepiar.

Apesar de Oogie-Boogie ser mais repulsivo do que maligno, o visual do filme pode ser um tanto perturbador para os pequenos, especialmente quando o Halloween se mistura com o Natal.

O Corcunda de Notre Dame

O Corcunda de Notre Dame é tão adulto que mereceria um PG-13. A Disney de hoje pensaria duas vezes antes de abordar temas tão sérios.

Religião, discriminação e corrupção são apenas alguns dos tópicos que este filme explora com uma profundidade raramente vista em animações. Sem as gárgulas e as músicas, poderíamos facilmente esquecer que estamos assistindo a um filme da Disney (via Screen Rant).

No Brasil, a classificação de produções audiovisuais são divididas em Livre, 10 anos, 12 anos, 14 anos, 16 anos e 18 anos. Sendo assim, os filmes citados nesta lista podem ser classificados para somente a partir de 12 anos.

Sergio ScarpaFormado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.
Fechar