Entenda uma das maiores tragédias de A Casa do Dragão

Valíria foi dos mais majestosos reinos da obra literária de George R. R. Martin, que deu vida às séries Game of Thrones e A Casa do Dragão. A Antiga Valíria foi governada por muito tempo por senhores de dragões, e tinha uma conexão profunda com a magia.

Outra característica é que os valirianos viviam principalmente perto de vulcões, além de terem domesticado vários dragões e ter um imensa frota de navios.

No entanto, toda essa grandiosidade acabou em desgraça, e parte da história da Perdição de Valíria foi contada no episódio cinco da quinta temporada de Game of Thrones, como também no episódio dois da primeira temporada de A Casa do Dragão.

Em A Casa do Dragão, o Rei Viserys estava construindo uma maquete da antiga Valíria, e contou para a Alicent Hightower sobre como o reino caiu. E se não fosse essa tragédia, a longa história dos Targaryen talvez nunca teria começado.

Sonhos proféticos

Paddy Considine com Viserys e Emily Carey como Alicent em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Paddy Considine com Viserys e Emily Carey como Alicent em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Algo comum em Game of Thrones são profecias, e os membros da família Targaryen são conhecido por terem sonhos proféticos, principalmente sobre dragões e desastres. Aenys, a Sonhadora, foi uma das profetizas mais famosas da família Targaryen.

De acordo com o Game Rant, Aenys teve um sonho profético sobre a queda de Valíria doze anos antes da tragédia acontecer. Ela inclusive avisou seu pai sobre a desgraça, então Aenar Targaryen vendeu suas propriedades e levou sua família, riquezas e escravos para morar em outro lugar.

Curiosamente, um dos dragões de Aenar é Balerion, que foi usado por Aegon, O Conquistador, durante a conquista de Westeros.

Da catástrofe à conquista

Rhaenyra e Viserys em frente ao crânio de Balerion em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Viver perto de vulcões teve suas consequências desastrosas. Ainda sem um motivo específico, mas teoriza-se ser por causa do mau uso de magia, uma série de erupções vulcânicas aconteceu em Valyrian Freehold, um evento conhecido como Quatorze Chamas.

A catástrofe não apenas dizimou a Velha Valíria, como também tudo o que estava a sua volta. Acredita-se também que criou terremotos que mudaram a geografia da região, causando a invasão dos oceanos e a criação do Mar Fumegante.

Com isso, Valíria perdeu não apenas seus territórios e causou a morte de grande parte de sua civilização, mas também dizimou seus registro históricos, tecnologia, conhecimento e tradição em criar dragões.

Isso criou um buraco na história de Valíria, e um os sobreviventes viviam em uma anarquia para reconstruir seus domínios e colônias.

Os Volantenes não tiveram sucesso em reformar seu império. Os Dothraki se reergueram em volta do Mar Dothraki. Mas a Perdição de Valíria também abriu caminho para a conquista dos Sete Reinos.

Os Targaryen foram uma das família que mais se fortaleceram após a Perdição de Valíria. Liderados por Aegon, os Targaryen e seus cinco dragões deixaram Dragonstone e partiram para Westeros para uma de suas maiores batalhas, que consequentemente, venceram.

Sergio ScarpaFormado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.
Fechar