Como “Paixão Sufocante” afetou a vida de quem inspirou o filme? Processos, polêmicas e mais!

Desde que o filme Paixão Sufocante” estreou no catálogo da Netflix, o longa tem estado entre as produções mais repercutidas das redes sociais, onde os espectadores abordam os acontecimentos chocantes mostrados pela obra.

Baseado em fatos reais,  o enredo é centrado em uma aspirante a mergulhadora de apneia que se apaixona pelo seu treinador, com quem compartilha um relacionamento tóxico que a instiga a superar seus limites de forma nada saudável.

Desde o início de sua produção, os produtores de Paixão Sufocante” relataram que a história era uma adaptação do relacionamento entre Pipin Ferreras, mergulhador profissional cubano, e Audrey Mestre, atleta que faleceu em uma competição de apneia enquanto tentava seguir os passos do seu marido e treinador. Confira, a seguir, como o filme da Netflix afetou as imagens de quem inspirou o enredo:

Como "Paixão Sufocante" afetou a vida de quem inspirou o filme? Processos, polêmicas e mais!
Filme da Netflix é baseado em história real (Imagens: Netflix/Getty).

“Paixão Sufocante” gerou onda de ódio

Paixão Sufocante
Pipin Ferreras, que inspirou o Pascal do filme, passou a ser atacado nas redes sociais (Imagem: Reprodução/Getty/Netflix).

Ao fazer uma suposta mimese da relação entre Pipin Audrey, o filme original francês investe em dar bastante destaque ao relacionamento tóxico e abusivo dos seus personagens principais, trazendo para a frente das telas sequências de abuso psicológico e uma pressão nada saudável em relacionamentos.

O longa, contudo, apresenta uma visão bastante dualista da realidade, onde o mergulhador é o vilão e sua aprendiz era a vítima de suas ações. Tudo fica ainda mais intenso com o desfecho apresentado pelo enredo, onde a personagem principal [SPOILERS] morre em consequência dos desafios constantes e da necessidade de se provar, impulsionada pelo seu marido.

É claro que, sendo baseado em uma história real, o filme exerceria grandes impactos nas imagens de quem o produziu – e foi o que aconteceu com Pipin Ferreras, que passou a receber xingamentos, ofensas até mesmo ameaças em suas redes sociais desde o momento em que o filme foi lançado. Em suas redes, usuários lamentam o que aconteceu com Audrey e culpam o ex-marido pela morte de sua esposa.

Resposta de Pipin Ferreras e processo por danos

É claro que, ao receber tantas ofensas e ser incriminado – mesmo que dramaticamente – por um crime tão grave, Pipin Ferreras não ficaria em silêncio após a onda de ataques.  Em um vídeo publicado em suas redes no dia 12 de setembro, o mergulhador mostra depoimentos de pessoas que fizeram parte de sua vida com Audrey e revela que já está tomando as devidas medidas legais:

Amigos, este é um corte de vários cotes que irei publicar para me defender das infâmias e acusações dos meus predadores, neste momento um escritório de advocacia está estruturando como proceder contra todos os envolvidos.

Pais de Audrey Mestre criticam “Paixão Sufocante”

Paixão Sufocante
Pais de Audrey Mestre criticaram filme produzido pela Netflix (Imagem: Divulgação/Netflix).

Para além da defesa publicada por Pipin Ferreras em suas redes sociais, os pais de Audrey Mestre, Jean Pierre Mestre e Anne Marie Mestre, também publicaram um depoimento em suas redes sociais. No texto, eles alegam não terem assistido ao filme,  mas garantem que ele não retrata a realidade e defendem o ponto de vista de Pipin. Confira parte do depoimento:

Se Audrey quisesse o divórcio, ela o teria feito, com ou sem registro. O resumo também diz que Pipin estava com ciúmes do sucesso de sua esposa. Mas se ele estivesse com ciúmes, ele não teria aberto as portas do sucesso para ela, ele teria feito com que ela ficasse em sua sombra, o que não era o caso.

Ele a humilhou? Audrey não era uma pessoa que se permitia ser humilhada, ela tinha respostas fáceis. Estamos escrevendo para todas as pessoas que conhecem Pipin há muito tempo e tiveram a oportunidade de conhecer Audrey. Este filme francês “Paixão Sufocante” não reflete sua história de amor pessoal ou seu amor pelo orgulho.

Não entendemos como uma empresa como a Netflix, conhecida e apreciada mundialmente, pode utilizar e autorizar a exibição de longas-metragens sem antes obter as autorizações necessárias.

Série documental e andamento do processo

Ainda na tentativa de se defender do que foi relatado em Paixão Sufocante“, Pipin Ferreras publicou em suas redes o trailer de uma série documental onde pretende narrar tudo o que realmente aconteceu na época. O vídeo mostra diversas gravações reais de tudo o que aconteceu na época e revela o nome da produção: Back to the Abyss (De Volta ao Abismo).

Na mesma publicação, Pipin revelou que ainda não se sabe onde e quando a série será distribuída, mas todo o processo será atrasado pelo processo legal que ele pretende mover contra a Netflix e “todos os envolvidos no filme ‘Paixão Sufocante'”. Confira, a seguir, o trailer da série:

Pronunciamento oficial sobre “Paixão Sufocante”

Por fim, após divulgar a série que está produzido, dar entrada em um processo contra os produtores e ser defendido pelos pais de Audrey Mestre, o mergulhador publicou em suas redes um vídeo onde se pronuncia oficialmente sobre o longa. No vídeo, ele centrou sua defesa em falar sobre os danos que o filme tem causado a sua imagem:

Esta é a primeira vez que irei me dirigir a vocês e a todos para explicar o que foi que ocorreu com o filme irresponsável da Netflix sobre minha história com a Audrey. Estou fazendo isso contra o que me pediram os advogados, que já estão registrando um processo na Corte contra todos os envolvidos no tema do filme.

A família de Audrey e eu estamos sofrendo muito pelo que aconteceu com o longa. O dano que foi feito a mim, a minha família e, sobretudo, a imagem de Audrey, tem sido desastroso. E por isso, em algum momento, terão que se retratar e pagar a consequência.

No mesmo vídeo, Ferreras aproveita o engajamento para promover sua série documental, que de acordo com ele, será esclarecedora: “Todos os acontecimentos do acidente de Audrey serão esclarecidos. E tudo o que aconteceu será retratado pela série. Tudo que vocês estarão vendo é real. Não é nada de ficção“, concluiu.

Até o momento, a Netflix ainda não se pronunciou oficialmente sobre os posicionamentos do mergulhador e o processo movido por ele. Informações oficiais a esse respeito devem ser divulgadas nos próximos dias pela plataforma de streaming.

CONFIRA Também:
7 filmes com finais CHOCANTES para quem gostou de “Paixão Sufocante”, da Netflix

O que você achou dos acontecimentos narrados pelo filme Paixão Sufocante“? Acredita que o que foi retratado afetou incisivamente a vida de quem inspirou a história? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para ficar por dentro de tudo que envolve o título e as demais produções de sucesso da Netflix, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar