Entenda por que episódios de “Alquimia das Almas” chegam com tanto atraso ao Brasil

Desde que começou a ser distribuída pela Netflix no Brasil, a série sul-coreana Alquimia das Almas” tem estado entre os títulos asiáticos mais repercutidos da plataforma de streaming, tendo conquistado milhares de fãs pelo país.

Ao misturar elementos de fantasia e romance em seu enredo central, a série sempre retorna às produções em alta do Top 10 quando seus novos capítulos são liberados no catálogo da plataforma.

O atraso com que os episódios são disponibilizados no Brasil, contudo, tem dado o que falar entre os assinantes da plataforma – que aguardam 2 semanas sem novidades para que possam assistir aos novos capítulos do drama. Entenda, no tópico a seguir, por que estes capítulos atrasam tanto.

Alquimia das Almas: quais são os motivos do atraso?

Entenda por que episódios de "Alquimia das Almas" chegam com tanto atraso ao Brasil
Atraso nos episódios do drama pode se dar por uma série de motivos (Imagem: Divulgaçaõ/tvN).

Inicialmente, vale destacar que Alquimia das Almas” não é uma série original da Netflix, e sim do canal sul-coreano tvN. Por este motivo, é razoável que a série seja inicialmente exibida na grade de programação da emissora e, a partir de então, esteja disponível para ser lançado no streaming.

Na maioria dos países onde opera a plataforma, contudo, os capítulos de “Alquimia das Almas” são disponibilizados no mesmo dia de sua exibição na Coreia do Sul, com algumas poucas horas de diferença. No Brasil, contudo, os novos episódios são distribuídos com um atraso médio de quase um mês, o que tem irritado os fãs do título, que são expostos a spoilers de sites e portais internacionais.

A primeira justificativa plausível para este atraso, a princípio, está no contrato de distribuição da série. Ao contratar os direitos de disponibilização, a plataforma de streaming estipula regras diferentes para a distribuição em diversos países, e com isso, locais como o Brasil podem ter sido preteridos pela emissora de origem.

Outra justificativa também pode se dar no tempo que leva para os capítulos serem dublados. Por se tratar de uma disponibilização semanal, a agenda de distribuição deve encontrar respaldo nas agendas dos dubladores da série. Por se tratar de uma produção de 20 capítulos, é necessário um amplo trabalho de conciliação para promover as dublagens.

Ainda se destaca, por fim, as estratégias de distribuição adotadas pela sede brasileira da plataforma, já que o cronograma nacional de títulos da plataforma pode impor decisões criativas que se aplicam exclusivamente ao país – e manter títulos de sucesso em alta por mais tempo pode ser uma decisão bastante acertada dos executivos.

As especulações, agora, se voltam ao formato de distribuição que a Netflix irá adotar para a 2ª temporada de “Alquimia das Almas“. Até o momento, já se sabe que a série será distribuída a partir de dezembro nos mercados internacionais, mas a periodicidade e as datas de lançamentos do novo ano por aqui ainda devem ser revelados em breve pela gigante de mídia.

CONFIRA Também:
Atores de “Alquimia das Almas” compartilham atualizações animadoras sobre 2ª temporada

Quais são suas expectativas para o encerramento da 1ª temporada de Alquimia das Almas“? Está ansioso para descobrir como ocorrerá a distribuição do 2° ano da série na Netflix? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para ficar por dentro de tudo que envolve a série sul-coreana, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar