“1899” é CANCELADA na Netflix. O que está por trás dessa decisão chocante?

Na última segunda-feira (2) os assinantes da Netflix foram pegos de surpresa com uma notícia surpreendente e completamente inesperada. A despeito do sucesso de audiência e de crítica a plataforma decidiu cancelar uma de suas séries mais ambiciosas do ano passado: 1899.

A notícia foi dada pelos criadores da série Jantje Friese Baran bo Odar em suas contas oficiais no Instagram, onde comunicaram aos fãs que apesar de desejarem que a série tivesse 2ª e 3ª temporada, como era planejado, isso infelizmente não iria acontecer. Leia o comunicado abaixo:

Com o coração pesado, temos que dizer que 1899 não será renovado. Teríamos adorado terminar essa jornada incrível com uma 2ª e 3ª temporadas, como fizemos com Dark. Mas às vezes as coisas não saem do jeito que você planejou. É a vida. Nós sabemos que isso irá desapontar milhões de fãs. Mas, nós queremos agradecer do fundo do coração por você ter feito parte dessa maravilhosa aventura. Nós os amamos. Nunca esqueçam.

1899 estreou na Netflix em 17 de novembro e durante vários dias foi uma das séries mais comentadas da plataforma. Assim, uma notícia de cancelamento tão precoce certamente não era esperada pelo público.

Sobre isso, a seguir você confere alguns possíveis motivos que podem estar por trás desse balde de água fria que a Netflix mais uma vez joga sobre seus assinantes.

Audiência aquém do esperado

Durante cinco semanas após sua estreia, 1899 figurou entre as séries mais assistidas da Netflix. Isso, no entanto, não parece ter sido o suficiente para a plataforma.

Considerando que a nova série dos criadores de Dark estreou muito próxima aos fenômenos The Crown Wandinha, certamente seus números no ranking do streaming acabaram não chamando tanto a atenção.

Em nenhum momento dessas cinco semanas, por exemplo, a série conseguiu atingir o primeiro lugar de séries mais assistidas no ranking mundial da plataforma, dominada durante todo esse tempo pela filha mais velha da Família Addams.

Assim, concluísse que “apenas” as 257 milhões de horas assistidas de 1899 durante essas 5 semanas não foram suficientes para garantir sua renovação pois a Netflix esperava um desempenho de audiência maior.

Altíssimo custo de produção

Outro fator que deve ter pesado na decisão da plataforma, ainda mais associado à questão de audiência acima, é que 1899 possui um custo de produção tão ambicioso quanto sua própria história.

Todos os episódios da série foram gravados em um estúdio de produção virtual inédito com o uso de uma das tecnologias de efeitos visuais mais caras do mercado atual. Ou seja, todos os cenários da série foram criados digitalmente.

Todo esse cuidado de produção resultou em uma primeira temporada com custos estimados em mais de 50 milhões de euros, e em estimativas que considerava a série como a produção mais cara da história da Alemanha.

Assim, é fato que para justificar uma produção tão cara, os números de audiência deveriam ter sido estratosféricos.

Acusação de plágio

Comparações publicadas por Mary Cagni no Twitter (Imagem: Reprodução)

Ainda que, aparentemente, o caso não tenha sido levado em frente (ao menos publicamente) outra situação que pode ter pesado contra a série é a acusação de plágio feita por uma quadrinista brasileira.

Poucos dias após a estreia de 1899, Mary Cagni publicou em suas redes sociais diversas comparação entre sua gaphic novel Black Silence, publicada em 2016, e cenas e temática da nova série da Netflix.

E apesar de muitas pessoas terem identificado referências do trabalho da brasileira na série, os criadores negaram veementemente que sequer conheciam Black Silence.

Assim, não se sabe se de alguma forma Mary Cagni decidiu entrar com um processo formal contra os produtores e a Netflix. Mas com certeza apenas sua acusação serviu para derrubar um pouco o prestígio da produção.

Público dividido

1899-e-cancelada-na-netflix-o-que-esta-por-tras-dessa-decisao-chocante

Por fim, é fato que apesar dos inúmeros elogios para a série, nem todos que começaram a assistir 1899 foram em frente.

Nas redes sociais muitas pessoas questionaram a narrativa do programa, com alguns taxando-a como lenta demais, ou muito confusa e abandonando a série na metade.

Essa é mais uma coisa que com certeza pesou na hora da Netflix fazer os cálculos de audiência, resultando em um cancelamento da série.

O fato é que, mais uma vez a Netflix decepciona milhões de assinantes ao redor do mundo ao cancelar uma série de alta qualidade sem dar a ela um final.

Com a plataforma aumentando valores bem acima de seus concorrentes, e pensando em adotar novas medidas de não compartilhamento de senhas, mais esse cancelamento de série popular não deve deixar as pessoas felizes.

A plataforma vem perdendo milhares de assinantes todos os meses (mais de 200 milhões apenas no semestre passado), e se continuar a tomar decisões questionáveis como essa, cada vez mais pessoas vão trocá-la por plataformas que se importam mais com a opinião de seus sustentadores.

CONFIRA Também:

O final de 1899 da Netflix provocou reação INUSITADA em uma das atrizes da série

E você, o que achou do cancelamento de 1899? Gostaria de ver as temporadas seguintes da série? Conta para a gente aqui nos comentários!

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar