WANDAVISION | Qual é a relação da série com Doutor Estranho 2?

Já foi confirmado que Wanda estará em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura". Qual é a relação que "WandaVision" estabelece com o filme?

Publicidade

Publicidade

O último episódio de “WandaVision” foi exibido hoje no Disney+, e muitos fãs ficaram esperando pelo momento em que faíscas circulares introduzissem o Doutor Estranho na série. Certamente, a participação de Benedict Cumberbatch no episódio levaria os acontecimentos para níveis ainda mais grandiosos, mas ao invés de uma aparição real, o episódio faz diversos acenos para tramas que envolvem o mago, inclusive ao próximo filme, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura“, que já teve Elizabeth Olsen (Wanda) confirmada em seu elenco.

Mas quais acenos foram estes? O primeiro deles ocorre quando Agatha Harkness (Kathryn Hahn) cita uma profecia escrita no Darkhold, o livro dos condenados, que fala sobre a origem e os poderes de Wanda: “A Feiticeira Escarlate não nasce, ela é forjada. Ela não tem coven, não precisa de encantamento. Seu poder excede o do Mago Supremo. É o seu destino destruir o mundo”. O posto de Mago Supremo, citado pela bruxa, atualmente é ocupado por Stephen Strange, também conhecido como Doutor Estranho.

Agatha Harkness em WandaVision
Agatha Harkness:personagem cita o Mago Supremo enquanto lê profecia da Feiticeira Escarlate (Disney/Reprodução).
Publicidade

Apesar dessa citação não fazer referências futuras à relação entre Wanda e Strange, a série o cita para estabelecer uma relação de poder: no Universo Cinematográfico da Marvel, o Doutor Estranho é um dos magos mais poderosos do universo, com poderes de teletransporte, projeção astral, criação de ilusões, manipulação de energia, entre muitos outros. Estabelecer que Wanda é ainda mais poderosa que ele é um marco na história da personagem, cujas habilidades devem ser aprimoradas mais para frente.

Publicidade

O maior aceno que “WandaVision” faz para Doutor Estranho 2, entretanto, ocorre na 2ª cena pós-créditos do episódio. Nele, podemos ver Wanda isolada em um chalé ao estilo Thanos no início de “Ultimato“. A cena, que parece despretensiosa, nos mostra uma versão da personagem de pijamas na área externa da construção, mas ao adentrar no seu interior, uma nova versão de personagem com o uniforme da Feiticeira Escarlate está manipulando o Darkhold. Na parte inferior, podemos ver que seu corpo surge de uma runa no mesmo estilo daquelas feitas por Strange.

Wanda Doutor Estranho
WandaVision: Wanda lê o Darkhold em cena pós-créditos (Disney/Reprodução).
Publicidade

Publicidade

No Universo Cinematográfico da Marvel, o recurso de projeção astral é introduzido pela Anciã em “Doutor Estranho“, filme de 2016. Através dele, é possível que o corpo e alma coexistam em dimensões separadas, e é introduzido assim que Stephen Strange conhece a personagem. Com a evolução dos seus poderes quanto Feiticeira Escarlate, é bem provável que a Wanda também tenha aprendido a acessar este plano, e tal como Stephhen Strange, tem se utilizado dele para estudar magia.

Na dimensão astral, a noção de tempo e espaço são relativas. Como vemos em “Doutor Estranho“, ações de minutos no plano astral podem durar milésimos de segundos na dimensão física. Os Mestres das Artes Místicas, feiticeiros treinados nos sanctums para proteger a terra de ameaças sobrenaturais, são treinados para conseguirem acessar a Dimensão Astral sem deixar seus corpos, o que justifica a possibilidade das ações de Wanda em planos paralelos.

Projeção Astral Doutor Estranho
Doutor Estranho: Anciã separa corpo e alma de Stephen Strange no filme de 2016 (Marvel/Reprodução).

Ao final da cena, temos um último momento onde podemos ver outra possível ligação com “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura“: enquanto lê o Darkhold, a versão astral de Wanda escuta a voz dos seus filhos pedindo por ajuda. A resposta para recupera-los, portanto, pode estar relacionada à ideia de multiversos, já que a criação deles em Westview pode ter reflexos simultâneos em universos e dimensões paralelas. Claro que a referência também pode se dirigir à última parte do título do filme (Loucura), mas deixaremos essa interpretação para vocês.

CONFIRA Também:
DOUTOR ESTRANHO 2 | Atores de WandaVision foram vistos em local próximo aos sets do filme

Todos os episódios de WandaVision estão disponíveis no Disney+. Para mais novidades sobre a série e sobre o Universo Cinematográfico da Marvel, fiquem ligados no Sobre Sagas!

Arquiteto e Urbanista pós-graduando em Cenografia. Editor-Chefe e administrador do Sobre Sagas desde 2013. Apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin

Deixe seu comentário