WANDAVISION | Questões que os próximos episódios terão que resolver

Faltam apenas dois episódios para o fim de "WandaVision", e até lá precisamos de algumas respostas fundamentais para a trama.

Publicidade

Publicidade

WandaVision“, a série mais popular da atualidade, tem se encaminhado para sua tão aguardada reta final: quando anunciada, a Marvel revelou que a primeira temporada contaria com 9 episódios, o que resultaria em 6h de duração total. À medida que se aproxima do fim, podemos esperar que os episódios se tornem mais longos, tanto para completar as 6h prometidas pelo estúdio quanto pra responder as principais questões que até então foram deixadas em aberto.

O sétimo episódio, em específico, contribui bastante para isso: [SPOILERS] embora tenha tido um início pacífico e misterioso, seu final é um dos mais resolutivos já exibidos até então. A revelação de que Agnes, a vizinha barulhenta de Wanda, é na verdade a bruxa Agatha Harkness já era motivo de diversos rumores entre os fãs, mas a confirmação é essencial para o desenvolvimento do terceiro ato da trama. Sabendo disso, separamos três perguntas deixadas pelo último episódios que terão que ser respondidas durante o terceiro ato da série. Confira:

Ok, era a Agatha. E mais ninguém?

Agatha Harkness WandaVision
Publicidade

“Era a Agatha e mais ninguém!”, anunciou o jingle chiclete criado pela Marvel para revelar a vilã da serie. Nesta matéria nós falamos um pouco sobre quem é a Agatha nos quadrinhos, mas aqui vai um resumo: ela é uma bruxa muito velha, uma que conheceu a cidade de Atlantis com seus próprios olhos e passou pelo julgamento das Bruxas de Salém. Nas HQs, acontece da poderosa bruxa se tornar mentora de Wanda Maximoff, que ainda aprendia a controlar seus poderes. Em certo momento, os filhos gêmeos da Wanda foram reabsorvidos para a alma de Mephisto, e Agatha apaga as memórias da heroína, mas anos depois essas lembranças voltam e resulta em Wanda matando a personagem.

Publicidade

A grande questão a ser respondida por WandaVision, entretanto, não é sobre quem Agatha é, mas sobre o que ela tem feito. A série tem a pintado como grande vilã, coisa que ela nunca foi nos quadrinhos. É claro que ela manipulou e conspirou em diversas situação, mas no final ela sempre quis o melhor para Wanda. Por mais que ela tenha alguns traços antagônicos na série – descanse em paz, Sparky – suas vilanias não tem sido tão grandiosas até então.

Agatha
Agatha Harkness: Bruxa matou Sparky e motivou o crescimento dos gêmeos Maximoff.
Publicidade

Publicidade

Até o momento, tem sido mais fácil compreender as motivações vilanescas do Detetive Hayward do que da própria Agatha. Por ser um membro da S.W.O.R.D. (Departamento de Observação e Resposta de Mundo Senciente), é bem mais plausível que ele seja uma ameaça à Westview, já que a série já deixou claro que ele explodiria toda a cidade, se achasse plausível. Mas Agatha? Ainda não conseguimos discernir se quer o motivo pelo qual ela está na cidade, muito menos se ela orquestraria toda uma série de sitcom apenas para manter Wanda feliz. Talvez a resposta esteja naquele livro misterioso.

Que livro é aquele?

Darkhold WandaVision

Assim que Wanda decide por entrar naquele porão assustador, já sabemos que algo estranho irá acontecer. Existiam muitas coisas para serem focadas naquele cenário, mas a câmera fez questão de enfatizar aquele livro estranho irradiando uma luz alaranjada como a da joia da mente. A maioria dos fãs acreditam que o livro em questão é o equivalente ao Darkhold nos quadrinhos, que também é conhecido como “O Livro dos Pecados”.

Poderíamos ficar horas e horas falando sobre como o Darkhold funciona nos quadrinhos, mas aqui vai outro resumo: anos atrás, um Deus Antigo chamado Chthon – basicamente o Cthulu da Marvel – escreveu em um livro seus feitiços mais malignos e o jogou na Terra. O objeto passou por diversas mãos durante os séculos, corrompendo cada um que o lia e acumulando uma legião de seguidores conhecidos como Darkholders. Em certo ponto, até o Drácula tentou roubá-lo do Vaticano, e é importante que todos saibamos disso.

Nos quadrinhos, tanto Agatha Harkness quanto Wanda são envolvidas com o Darkhold. O sexto conto do livro “Darkhold: Contos do Livro dos Pecados” começa com Agatha lendo uma profecia de suas páginas: “Uma criança nascida de nenhum homem e de uma mulher marcada pelo pecado; filha se torna mãe; então começa o retorno das trevas”. Após ler, a bruxa deixa claro que a profecia se refere à Wanda.

Darkhold: nos quadrinhos, livro incluía profecia que pertencia à Wanda, de acordo com Agatha.

Em WandaVision temos duas crianças nascidas sobre essas condições: vieram de nenhum homem e tiveram sua mãe marcada pelos pecados da origem da HYDRA. Tudo isso pode acabar colocando Agatha como uma vilã intermediária, já que o interesse daqueles que seguem o Darkhold podem ser ainda mais grandiosos que as travessuras da bruxa.

Onde estão os gêmeos?

Gêmeos Maximoff WandaVision
Publicidade

Publicidade

Não se mete com criança não! Até então, WandaVision tem colecionado referências de diversas revistas da Marvel, mas tem se destacado por apresentar uma história extremamente original e imprevisível. Mas normalmente, combinações do tipo Agatha Harkness + Tommy e Billy Maximoff não costumam acabar bem nos quadrinhos. Ao final do sétimo episódio, enquanto Wanda explora a casa de Agnes, só conseguimos pensar em algo: ONDE ESTÃO OS GÊMEOS?

Ok, já sabemos do meme. Se alguém ter 5 segundos de tela em “WandaVision” já terão centenas de fãs questionando se tal personagem é o Mephisto. Mas isso não exclui a possibilidade do vilão realmente participar da série. Até então, parece que o show tem apressado as coisas para inserir Célere e Wiccano nas outras produções do Universo Cinematográfico da Marvel, mas não podemos ignorar que nos quadrinhos os personagens nasceram de uma parte da alma do demônio. Onde estão – e quem são – os gêmeos Maximoff? É o que os próximos episódios precisam responder.

O 8° episódio de WandaVision estará disponível a partir das 5h (horário de Brasília) da próxima sexta-feira, exclusivamente no Disney+.

Arquiteto e Urbanista pós-graduando em Cenografia. Editor-Chefe e administrador do Sobre Sagas desde 2013. Apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin

Deixe seu comentário