WANDAVISION | Entenda o retorno de certo personagem no 5º episódio

Por essa ninguém esperava! Wanda recebe uma visita inesperada no novo episódio de WandaVision - saiba quem é e como tudo isso aconteceu.

Publicidade

Publicidade

Esta matéria contém grandes spoilers do 5º episódio de WandaVision.

Quando você acha que a Marvel não pode te surpreender mais com “WandaVision“, um novo episódio surge para modificar essa realidade. Após as revelações chocantes do 4º episódio, que muitos fãs acreditavam que seria o melhor da série, o quinto nos surpreende ao trazer de volta um personagem muito querido pelos fãs: Evan Peters integra o elenco da série no papel de Mercúrio.

Quando o nome de Pietro foi citado pela primeira vez, no terceiro episódio, muitos espectadores especularam sobre o possível retorno de Aaron Taylor-Johnson, que interpretou o personagem em “Vingadores: Era de Ultron“, mas parece que isso não seria estranho o suficiente.

Publicidade

A especulação, em si, estava certa: Mercúrio retornou para a série, mas em sua versão interpretada por Evan Peters, que viveu o personagem em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, X-Men: Apocalipse e Fênix Negra, filmes que até então não pertenciam ao cânone do Universo Cinematográfico da Marvel. Mas como isso aconteceu? O CinemaBlend fez um compilado que pode nos ajudar a entender um pouco mais!

Publicidade

Como o retorno aconteceu no episódio?

Embora a aparição do personagem tenha ocorrido apenas ao fim do episódio, houve uma rápida conversa entre Wanda e seus filhos onde a personagem cita e reflete sobre o herói. Os garotos questionam a mãe se ela tem um irmão e Wanda, com um olhar perdido, diz que tem mas está longe, e isso a torna triste. Na cena, fica claro que ela não queria expor os garotos à realidade da morte do tio, e acaba desviando do assunto (embora o corpo de fato estivesse longe, já que deve ter sido enterrado na Europa, onde nasceu).

Mas Wanda não consegue proteger Billy e Tommy por tanto tempo. O cachorro das crianças, Sparky, acaba fugindo e comendo uma planta venenosa, o que leva a seu falecimento precoce. Os garotos perguntam se a mãe pode trazer Sparky de volta, e Wanda responde que não pode reverter a morte, “não importa o quão triste isso nos deixe”. Nesse momento, fica evidente que ela está referenciando à morte do Visão, mas analisado em retrospecto, ela também pode estar se referindo à Pietro.
WandaVision episodio 5
WandaVision: Wanda consola seus filhos após eles perderem Sparky (Disney+/Reprodução).
Com tantas dicas e foreshadowings, seria fácil dizer que o retorno de Pietro já estava bem consolidado para o final do episódio, mas mesmo com essas dicas espaçadas, a aparição deixou diversos fãs da série em choque.

Pietro retorna, mas não o que você espera

Publicidade

Publicidade

A maior parte da trama do 5º episódio de WandaVision é centrado em escalar o conflito entre os protagonistas do show – o que cria um clima intenso em alguns momentos – mas o interessante é que assim que a campainha toca, você já espera o retorno de alguém. A série traz todos aqueles clichês que já precedem uma surpresa, como o foco na face chocada de Wanda, o quadro por trás do cabelo de Pietro e o corte para a Dra. Darcy Lewis, mas no final, toda a climatização é explicada ao expor a aparição de Evan Peters.

Como ele foi reconhecido por Darcy (que assim como nós esperava pelo rosto de Aaron Taylor-Johnson), o sitcom comandando por Wanda trata o retorno como um recast, e até o momento, ainda não podemos saber exatamente o que está acontecendo. É claro que Evan Peters tem direito ao papel de Mercúrio, mas como mencionado anteriormente, os filmes dos X-Men que ele participou estão fora do cânone do MCU. Nós sabíamos que haveriam mudanças desde o momento que a Disney comprou a 20th Century Fox, e que diversos personagens de X-Men provavelmente seriam inseridos no universo, mas ver isso acontecendo de forma tão rápida foi uma surpresa para todos.

Pietro WandaVision
Pietro: como Aaron não retornou ao papel, a trama faz parecer que Wanda fez um recast do próprio irmão (Marvel/Reprodução).

A aparição de Peters certamente é relacionado a um caminho muito maior que o Universo Cinematográfico da Marvel irá seguir em suas próximas obras – especialmente com “Homem-Aranha 3″, que já elencou vilões que não pertenciam ao atual cânone, e “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura“, que deve explorar melhor os conceitos de multiverso da Marvel.

Então tudo isso é criação da Wanda?

Outra novidade do episódio é a confirmação que Wanda está  de fato manipulando a realidade para criar Westview, em Nova Jersey. Pelo caminho que está seguindo, a trama tem se preparado para colocar a Feiticeira Escarlate como uma vilã – mas o final do novo episódio nos faz questionar se realmente não há algo maior manipulando as ações da personagem.

Para começar, há algo estranho na maneira como a campainha toca, encerrando a discussão entre Wanda e Visão. Por tudo que já vimos, parece que o android está tendo dificuldades para confiar e acreditar na mulher que ama… mas também há algo muito real na insistência de Wanda de que ela não é responsável pela pessoa que está na porta. Ela demonstra algo genuíno neste momento.

Publicidade

Publicidade

É importante pensar em algo que ainda não foi respondido: por que Wanda iria fazer um “recast” do seu próprio irmão? Se a manipulação da realidade é sobre o luto, não faz sentido que ela traga uma pessoa aleatória para simplesmente substituir seu irmão gêmeo – e o fato de não ser uma pessoa aleatória torna tudo ainda mais suspeito. Essa situação parece ser relacionada a algo muito maior, como uma manipulação de marionetes em nome de um poder muito maior do multiverso.

Pietro: retorno do Mercurio de "X-Men" pode ser manipulação do verdadeiro vilão da série.
Pietro: retorno do Mercurio de “X-Men” pode ser manipulação do verdadeiro vilão da série (Disney+/Reprodução)

Será agonizante ter que esperar uma semana inteira para o próximo episódio, e se você vai roer todas suas unhas, bem vindo ao clube. Neste tempo, o que nos resta é especular e acreditar que teremos grandes acontecimentos sendo expostos nos próximos episódios de WandaVision.

CONFIRA Também:
WANDAVISION | Série do Disney+ fará referências a “Três é Demais”?

Quais são suas expectativas para o futuro de WandaVision? Deixe nos comentários!

Arquiteto e Urbanista pós-graduando em Cenografia. Editor-Chefe e administrador do Sobre Sagas desde 2013. Apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin

1 comentário

  • Não esqueça que já vasaram os brinquedos licenciados da série e Mephisto está entre eles…

Deixe seu comentário