WANDAVISION | Entenda a cena pós-créditos do 8º episódio; quem é o Visão Branco?

A cena pós-créditos exibida durante o 8° episódio de WandaVision faz referência a um arco dos quadrinhos - saiba mais sobre.

O oitavo e penúltimo episódio de WandaVision estreou hoje no Disney+, e para manter a tradição, novamente nos deixou com diversas perguntas para serem respondidas no series finale, que estreia na próxima semana. Não podemos, entretanto, dizer que o último episódio não nos forneceu respostas: o recurso de volta no tempo utilizado por Agatha Harkness possibilitou que presenciássemos momentos fundamentais para a trama, como a Wanda invadindo a S.W.O.R.D. e a criação da nova realidade do HEX, em Westview.

Uma das cenas que intrigou os fãs, entretanto, foi a exibida após os créditos animados do episódio, onde temos o diretor da S.W.O.R.D., Tyler Hayward, utilizando o drone que atacou Wanda para drenar energia e ativar uma nova versão do Visão, reconstruída à partir das antigas partes do herói. Aqui, vale lembrar que isso vai contra as vontades expostas no testamento do próprio Visão, que não queria que seu corpo fosse reutilizado como arma. Ao ser trazido de volta, entretanto, o corpo do personagem se apresenta diferente: sua aparência é toda branca, e a única exceção é o brilho azul que ele emite pelos olhos e pela peça no topo de sua cabeça, cujo formato e efeitos se assemelham a um reator arc.

Visão Branco
Visão: Hayward desperta nova versão do herói em cena pós-créditos do Episódio 8 de WandaVision.

No Universo Cinematográfico da Marvel, especificamente, as cores do Visão estão relacionadas à sua vitalidade. Em “Vingadores: Guerra Infinita“, por exemplo, podemos ver o herói ganhar um tom acinzentado após ser morto por WandaThanos. Isso faz bastante sentido se levarmos em consideração sua criação, já que a Dra. Helen Cho o gerou em uma Câmara de Regeneração que o concedeu uma pele sintética de vibranium. A pigmentação dessa pele, entretanto, não fez parte do trabalho de Cho, e foi um reflexo da individualidade do Visão. Sua versão branca em WandaVision, portanto, é um lembrete do que tornou o herói mais do que apenas um android – sua “humanidade”.

O que poucos sabem, entretanto,  é que essa representação do herói já foi vista no mundo dos quadrinhos. Mais especificamente, nas revistas #42 a #45 dos Vingadores da Costa Oeste, em um arco popularmente chamado de “Vision Quest” (A Busca por Visão), cujos principais pontos serão abordados à seguir.

Nos quadrinhos, quem é o Visão Branco?

WandaVision Episodio 8 Visão Branco

Nos quadrinhos de Vingadores da Costa Oeste, ilustrados por John ByrneVisão perde suas cores após ser desmontado por uma força-tarefa internacional liderada por Cameron Brock. O motivo da desativação foi o fato do herói ter assumido o controle das armas nucleares da América, na intenção de impedir grandes desastres. Em um momento semelhante ao que temos no 5° episódio de WandaVision, a Feiticeira Escarlate encontra o corpo do falecido marido e logo pensa que Hank Pym, o cientista apresentado em “Homem-Formiga“, pode reconstruí-lo.

Episódio 8 WandaVision
Vingadores da Costa Oeste: Visão é desmontado por força-tarefa internacional.

O custo de sua ressurreição, entretanto, seria sua própria humanidade, que foi conferida a ele quando Ultron o criou utilizando padrões cerebrais do falecido Simon Williams. O cientista, então, consegue trazê-lo de volta, mas ele passa a ser um android sem cores e emoções, com a pele extremamente danificada pelos experimentos que o destroçaram.

Em quadrinhos posteriores, as emoções do herói acabam voltando quando ele adota novos padrões cerebrais do falecido cientista Alex Lipton e obtém um novo corpo que se parece ao seu original. Com o tempo, os padrões cerebrais de Simon Williams acabam ressurgindo gradualmente, o que restaura a capacidade total das emoções do herói, que volta a integrar a equipe dos Vingadores.

CONFIRA Também:
WANDAVISION | Kevin Feige comenta sobre possibilidade de uma 2ª temporada

Quem será o Visão Branco em WandaVision?

Visão Branco em WandaVision

Os paralelos entre o arco do Visão Branco nos quadrinhos e em WandaVision são impossíveis de ignorar. A ideia de uma grande agência desconfiar de super-heróis, reconhecer a ameaça que Visão pode oferecer e desmonta-lo para outros fins é semelhante em ambas as mídias. Além disso, a série também faz um aceno à ideia de que Wanda pode até trazer o herói de volta, mas não é capaz de trazer novamente tudo o que foi perdido, como indica a cena do 3° episódio quando a Feiticeira Escarlate vê o marido como uma versão reanimada do seu cadáver.

A ideia de que Wanda terá que lutar contra Agatha Harkness e contra o Visão Branco no último episódio de WandaVision deixa tudo ainda mais trágico, já que a personagem terá que enfrentar uma nova versão daquilo que já foi seu par romântico. É claro que neste ponto, tudo o que nos resta fazer é especular. Afinal de contas, será que Hayward realmente terá controle total sobre a nova versão do herói, ou irá perdê-lo tal como Tony Stark fez em “A Era de Ultron“?

Visão Branco em WandaVision

Além disso, pode ser que a nova versão do Visão não seja tão poderosa quanto aquela que já nos foi apresentada, afinal, o herói portava a própria Joia da Mente sobre sua testa, enquanto a versão reanimada da S.W.O.R.D. foi trazida de volta com apenas uma parte do poder dessa joia, adquirida pelo enfeitiçado por Wanda.

Todas essas perguntas serão respondidas no último episódio de “WandaVision“, que será exibido pela Disney+ na próxima sexta-feira (5), à partir das 5h da manhã (horário de Brasília). Fiquem ligados para mais novidades!

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Administrador do Sobre Sagas desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin

Deixe seu comentário