O filme com Denzel Washington que todos acreditaram que era uma história real

No mundo do cinema, é comum nos depararmos com filmes que retratam histórias tão impactantes que nos levam a questionar: isso aconteceu de verdade? Foi exatamente essa dúvida que se instalou na mente de muitos após assistirem ao drama Um Ato de Coragem, filme estrelado por Denzel Washington.

Lançado em 2002, o filme até hoje, é um dos favoritos do público, e recentemente voltou aos holofotes ao ser integrado ao catálogo da HBO Max. Assim, a pergunta sobre se, afinal, o longa é ou não baseado em uma história real, voltou à tona.

O Enredo do filme

um ato de coragem história real

Um Ato de Coragem gira em torno de John Quincy Archibald, um pai atormentado pela difícil situação de saúde de seu filho.

Quando descobre que o garoto precisa de um transplante de coração para sobreviver, mas percebe que seu seguro de saúde é insuficiente para cobrir os custos do procedimento, John toma uma medida extrema: ele faz reféns dentro do hospital para assegurar que seu filho receba o tratamento necessário.

Muito além de uma narrativa sobre um pai desesperado, o filme traz à tona os temas da desigualdade de acesso à saúde, especialmente nos EUA onde não existe um sistema de saúde pública. Com o relógio contando cada segundo e a vida de seu filho pendurada na balança, John Q nos faz pensar até onde seríamos capazes de ir para salvar as pessoas que amamos.

Elenco

Além de contar com a atuação magistral de Denzel Washington, o filme apresenta um elenco de peso, com nomes como Kimberly Elise, que faz a esposa de John, Daniel E. Smith, no papel de seu filho, e veteranos como James Woods, Anne Heche e Robert Duvall.

Afinal, Um Ato de Coragem é ou não inspirado em uma história real?

Agora, a grande questão que não quer calar: Um Ato de Coragem é baseado em fatos reais?

A resposta não é um simples sim ou não, já que a essência do filme, foi mesmo inspirada na realidade. Nick Cassavetes, diretor do longa, e o roteirista James Kearnes revelaram que a inspiração para a narrativa veio de um acontecimento verídico que teve lugar em Toronto, Canadá, no ano de 1998.

Na vida real, um homem chamado Henry Masuka levou seu filho ao Hospital St. Michael’s e após a frustração de não encontrar um pediatra disponível, fez um médico refém utilizando uma arma. Infelizmente, esse ato desesperado resultou em uma tragédia: Henry foi morto pela polícia e o episódio terminou de forma sombria.

Embora o desenrolar do filme seja bem diferente da situação de Henry, o núcleo central sobre o desespero de um pai e as deficiências do sistema de saúde, é fielmente representado no filme.

Um Ato de Coragem explora esses temas com a intensidade necessária para chamar a atenção para o desafio que muitos americanos enfrentam quando precisam viver a realidade brutal de um sistema que frequentemente deixa os menos afortunados para trás.

Portanto, apesar de o filme não ser realmente baseado em uma história real, ele conseguiu se inspirar de forma emocional em um acontecimento real parecido.

CONFIRA Também: O filme com Halle Berry que a Netflix simplesmente desistiu de lançar

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Instagram
Fechar