OSCAR 2021 | Tudo que já sabemos sobre a premiação

A maior cerimônia do mundo do cinema está programada para acontecer em Abril. Descubra tudo o que já sabemos sobre a tão aguardada premiação.

Publicidade

Publicidade

Se você é um amante do cinema, deve saber que a indústria cinematográfica – e suas respectivas premiações – tem sofrido bastante com a pandemia de COVID-19. Diversos títulos de grande importância foram adiados para manter a estabilidade financeira dos próprios Estúdios, e muitos deles não serão lançados no período de qualificação para a temporada. São os casos de “007 – Sem Tempo para Morrer” e a adaptação cinematográfica de “Duna“, por exemplo.

Sabendo disso, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tem se preparado para produzir a entrega do Oscar em um cenário tão complicado. Para que você fique por dentro de tudo que eles tem planejado, abordaremos alguns tópicos que podem ser relevantes.

Oscar 2021
Oscar 2021 – Cerimônia que celebra o mundo do cinema também tem sofrido com os impactos da pandemia de COVID-19

Quando irá acontecer?

Publicidade

A Academia e a ABC anunciaram em Junho de 2020 que a próxima edição do Oscar, que estava programada inicialmente para o dia 28 de Fevereiro, será realocada para o dia 25 de Abril – a data mais distante da premiação desde sua primeira transmissão na TV em 1953. O presidente da Academia, David Rubin, e o CEO Dawn Hudson explicaram os motivos para o adiamento: “Por mais de um século, filmes exerceram um papel importante em nos reconfortar, inspirar e entreter durante os tempos mais difíceis. Eles certamente fizeram isso, neste ano. Nossa esperança, em estender o período de elegibilidade e nossa data de premiação, é garantir a flexibilidade que os cineastas precisam para finalizar e lançar seus filmes sem serem penalizados por algo que está além do controle de qualquer um”.

Publicidade

É a quarta vez que a cerimônia foi adiada. A premiação já foi remarcada nos anos de 1983, 1968 e 1981, por razões igualmente importantes. Ainda não se sabe se esta será a data definitiva ou se a cerimônia pode ser adiada por uma segunda vez, mas até então, é o que se tem garantido.

A premiação ocorrerá de forma presencial ou virtual?

Publicidade

Publicidade

Até então, a cerimônia de entrega do Oscar está programada para acontecer no Dolby Theatre, em Hollywood. A mesma será televisionada em mais de 225 países e territórios mundialmente. Entretanto, ainda não foi divulgado quem será o apresentador (ou apresentadores) do espetáculo.

Local de realização do Oscar 2021
Dolby Theatre: desde sua inauguração em 2021, o famoso teatro tem recebido as cerimônias de entrega do Oscar

Quais filmes irão concorrer ao Oscar?

Irão concorrer os filmes que seguem os padrões impostos pela Academia. Pela primeira vez desde o nascimento da premiação, o período de elegibilidade para os filmes incluirão dois anos. Filmes lançados em 2020 ou nos dois primeiros meses de 2021 poderão competir. A mudança ocorreu para que os filmes adiados pela pandemia pudessem entrar na disputa.

CONFIRA Também:
LISTA | Confira 10 filmes que são apostas para o Oscar 2021

Quais outras datas mudaram?

Os prazos de submissão para as categorias especiais – Melhor Animação, Melhor Documentário, Melhor Curta em Documentário, Melhor filme Internacional, Melhor Curta de Animação e Melhor curta em Live Action – encerrou-se no dia 1 de Dezembro.  Já o prazo para as categorias gerais, que incluem os prêmios de Melhor Filme, Canção Original e Trilha Sonora Original, se encerra no próximo dia 15 de Janeiro. As regras gerais estão disponíveis no site da Academia.

Além disso, as votações preliminares para nove categorias começarão no dia 1 de Fevereiro, dando início ao período de eleições e indicações. Confira como fica o calendário:

Publicidade

Publicidade

Sexta,  5 de Fevereiro: Votação preliminar acaba

Terça, 9 de Fevereiro: Anúncio das listas do Oscar

Sexta, 5 de Março: Votação para os Indicados ao Oscar

Quarta, 10 de Março: Votação dos Indicados encerra

Segunda, 15 de Março: Anúncio dos Indicados ao Oscar

Publicidade

Publicidade

Quinta, 15 de Abril: Reunião dos Indicados e início da votação final

Terça, 20 de Abril: Término da Votação final

Como o enfrentamento à pandemia de COVID-19 é algo dinâmico e imprevisível, tanto as datas quanto as regras e estrutura do evento podem ser modificados para que se garanta a segurança de todos. Ainda assim, a Academia deve se pronunciar antecipadamente caso alguma alteração ocorra.

Arquiteto e Urbanista pós-graduando em Cenografia. Editor-Chefe e administrador do Sobre Sagas desde 2013. Apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin

Deixe seu comentário