Por que ESTA SÉRIE é considerada a melhor da Netflix em 2023 e pouco se fala dela?

O fim de ano chegou e ao olhar os meses passados (e o próprio mês de dezembro), percebemos que muita coisa boa chegou à Netflix nesse 2023. E a série considerada a melhor do ano em várias listas de portais e críticos de entretenimento é Treta, uma série incrível, mas surpreendentemente subestimada na plataforma.

Com produção da renomada produtora A24 e com apenas uma temporada disponível, Treta é uma viagem psicológica pela mente de personagens incomuns, mas assustadoramente realistas.

A série de apenas 10 episódios segue Danny  (Steven Yeun) e Amy (Ali Wong), dois completos estranhos que cruzam a vida um do outro em uma briga em um estacionamento de supermercado.

Enquanto Danny é um empreiteiro frustrado que sente que absolutamente nada em sua vida está certo, Amy é uma empresária rica e bem-sucedida, que no entanto, está passando por uma crise no casamento e não consegue revelar para ninguém (nem mesmo para sua psicóloga) seu verdadeiro eu e suas aflições.

Muito parecidos, mas sem a menor noção disso, a partir do momento em que começam a “treta” no trânsito, ambos permitem que toda a raiva que escondem das pessoas ao seu redor, seja direcionada um ao outro.

A partir daí, eles vão ser capazes de absolutamente tudo para tentar acabar com a vida um do outro, resultando em um conto tragicômico que se torna uma bola de neve com consequências inimagináveis.

Por que “Treta” é a melhor série subestimada da Netflix em 2023?

treta melhor série da netflix 2023

Treta foi lançada em abril de 2023, surpreendendo os críticos e grande parte do público com seu conceito simples, mas extremamente original.

Nos sites agregadores de opiniões como o Rotten Tomatoes e o Metacritic, o programa alcançou as impressionantes aprovações de 98% e 86% da crítica, respectivamente. De longe, uma das melhores aprovações de séries do ano, não apenas da Netflix, mas no quadro geral de lançamentos de 2023.

Essa semana, o Screen Rant, um dos maiores portais de entretenimento dos EUA, também colocou a série em 1º lugar entre os melhores lançamentos da Netflix nesse ano.

Assim, a série permaneceu no top 10 da plataforma durante cinco semanas após sua estreia, porém, se comparada com outros lançamentos no mesmo período, esse tempo foi bastante curto, especialmente quando analisamos a qualidade do programa.

Sem medo de tocar em questões polêmicas e sensíveis, Treta destrincha o psicológico de seus personagens principais de modo a evidenciar como um acúmulo de experiências pequenas, porém marcantes na vida das pessoas, pode acarretar em efeitos destrutivos tão potentes quanto um grande trauma.

Da mesma forma, a série não economiza na construção de seus personagens secundários, que possuem psiques tão complexas quanto os protagonistas e são essenciais para o desenrolar caótico da trama.

Mas apesar de todas essas qualidades, não é tão difícil entender porque, apesar do sucesso inicial, Treta acabou estancando seu número de audiência e não é tão lembrada quanto mereceria.

A verdade é que essa é uma minissérie de paciência, onde a história e as motivações por trás das atitudes dos personagens vai se revelando aos poucos a cada episódio. Assim, infelizmente se o espectador não é fisgado logo nos dois primeiros episódios, dificilmente a Treta continua sendo divulgada, o que acaba jogando essa obra-prima do streaming no ostracismo entre tantas estreias ao longo do ano.

Felizmente, a série está concorrendo em seis categorias do Emmy, que irá ao ar em 15 de janeiro de 2024. Dessa forma, como já é de praxe, a tendência é que ela volte a ser assunto nos meios de comunicação e chame a atenção de quem ainda não foi picado por esse bichinho cheio de raiva que carrega o roteiro.

E você? Já assistiu Treta? O que achou da série? Conta pra gente aqui nos comentários.

CONFIRA Também: Estas são as 5 melhores séries de 2023 da Netflix segundo importante site dos EUA

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar