THE CROWN | O que a Família Real britânica achou da 4ª temporada?

Embora os membros da família real evitem falar abertamente sobre a série, insiders do Palácio de Buckingham expressam suas reações.

A 4ª temporada de The Crown está disponível a pouco mais de duas semanas e já é uma das mais populares da Netflix. Focada em acontecimentos da Família Real nos anos 70 e 80, a temporada abre espaço para polêmicas e assuntos que ainda estão frescos na memória do povo, como o relacionamento conturbado do Príncipe Charles e Diana Spencer e o governo liberal de Margaret Thatcher.

Escrita por Peter Morgan e produzida pela Netflix em parceria com a Left Bank Pictures, a série retrata acontecimentos reais de forma dramatizada, e para isso, acrescenta algumas pautas e diálogos que não ocorreram na realidade. Com o retrato de uma época tão conturbada, era de se esperar que a enorme repercussão da série exercesse grande influência sobre a popularidade e a história dos Windsor.

Emerald Fennell interpreta Camilla Bowles-Parker na 4ª temporada de The Crown.
Emerald Fennell interpreta Camilla Parker-Bowles na 4ª temporada de The Crown.

A duquesa da Cornualha,  Camilla Parker-Bowles, foi uma das mais afetadas pela nova temporada da série. Cinco dias após a estreia da série, quando uma foto da futura rainha foi postada no instagram da Família Real, muitos comentários elogiando Diana Spencer e criticando a duquesa foram publicados. O affair entre Camilla e Charles foi amplamente divulgado após uma entrevista que Diana deu em 1995, alegando que Camilla era a terceira pessoa no casamento real.

CONFIRA TAMBÉM:
THE CROWN | Governo britânico pede que série apresente alerta sobre ficção

Até o momento, o Príncipe William foi o único membro da família real a ser pronunciar publicamente sobre a série. Para o duque de Cambridge, a série está explorando a história de seus pais “por dinheiro”. Russell Myers, editor do tabloide Daily Mirror, conversou com o Príncipe sobre a nova temporada, e expôs as reações do príncipe: “Há muitas incertezas históricas nessa versão de The Crown. Peter Morgan, o escritor, já disse que usa licença artística em muitas cenas“, disse Myers. Ele imaginou como as cenas aconteceram. Certamente eu não creio que William assistirá. Anteriormente, ele falou para alguns amigos que acredita ser uma representação não muito justa do seu pai ou do casamento de seus pais. Ele disse que era uma maneira simplista de fazer dinheiro, aparentemente“.

The Crown: 4ª temporada da série retrata infância dos Príncipes William (Lucas Barber Grant) e Harry (Arran Tinker).
4ª temporada da série retrata infância dos Príncipes William (Lucas Barber Grant) e Harry (Arran Tinker).

O Príncipe Harry, por outro lado, ainda não se pronunciou sobre a nova temporada. Atualmente, tanto ele quanto William participam de uma investigação sobre os bastidores da entrevista que Diana concedeu à BBC em 1995. A polêmica entrevista voltou à receber atenção após Charles Spencer, irmão de Diana, ter dito que o jornalista Martin Bashir usou extratos de pagamento falsos para convencer a Princesa de Gales a conceder a entrevista.

Os demais membros da Família Real britânica também não se posicionaram abertamente sobre a nova temporada, o que era de se esperar, já que as antigas temporadas também não foram comentadas. As fontes que se tem sobre as posições da família real em relação ao drama surgem de pessoas que trabalham ou convivem com eles no Palácio de Buckingham.

The Crown: na série, Príncipe Charles é interpretado por Josh O’Connor e Camilla Parker-Bowles é interpretada por Emerald Fennell.

Uma amiga próxima de Camilla Parker-Bowles revelou em uma entrevista anônima à Vanity Fair que a duquesa assistirá a série: “Imagino que ela sentará com um copo de vinho para assistir, ela assistiu as temporadas anteriores. Ela tem um senso de humor maravilhoso e isso não irá incomoda-la nem um pouco“. Em relação à Rainha Elizabeth e Princesa Anne, outra fonte próxima afirmou que nenhuma das duas assistirão: “A Rainha não tem vontade de assistir à ela mesma em um programa de ficção, já Anne não tem tempo para algo tão absurdo“.

Amigos próximos ao Príncipe Charles disseram que o herdeiro não está feliz com a repercussão da série. Alguns deles chegaram à contestar os acontecimentos retratados: “A nova série pinta o Príncipe e a Duquesa sob uma luz bem pouca lisonjeira“, disse um ao Daily Mail. Se trata de um drama e entretenimento para fins comerciais sem levar em conta as pessoas reais envolvidas, que estão tendo suas vidas sequestradas e exploradas“.

Príncipe Charles e Camila Bowles-Parker: Casal real se preocupa com popularidade após série.
Príncipe Charles e Camilla Parker-Bowles: Casal real se preocupa com popularidade após série.

Omid Scobie, co-autor da biografia de Megan Markle, alertou sobre a queda de popularidade de Charles e Camila após a exibição da série: “Existem preocupações reais vindas do palácio, que as pessoas que assistiram a 4ª temporada de The Crown levem tudo ao pé da letra“, disse. “O Príncipe Charles e Camila são um casal que gastaram décadas tentando reparar suas imagens, e no exato momento em que estão ganhando popularidade no Reino Unido, aparece esse grande risco“. Na última semana, o Príncipe e a Duquesa chegaram a desativar os comentários no seu twitter oficial após terem recebido ataques com a repercussão da série.

Como já foi dito anteriormente, é difícil de esperar que a própria Rainha Elizabeth comente a série publicamente, já que isso traria ainda mais engajamento para o drama.

A 5ª e a 6ª temporadas de The Crown serão as últimas da série da Netflix. A primeira delas já está em pré-produção e deve chegar ao serviço de streaming em 2022.

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Administrador do Sobre Sagas desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin

Deixe seu comentário