Stranger Things | Filmes usados como referências na 1ª Temporada

Publicidade

Publicidade

No aniversário de 5 anos desde a estreia de “Stranger Things” na Netflix você confere as mais importantes referências abordadas na série inspirada nos clássicos dos anos 80.

Quando “Stranger Things” estreou em 2016, apesar de ter apostado fortemente no sucesso da trama, a Netflix nunca imaginou que a série se tornaria um fenômeno tão grande quanto é hoje. A série dos irmãos Duffer apesar de contar com diversos elementos mais chamativos a um público infanto-juvenil, acabou conquistando o coração dos nostálgicos dos anos 80 que encontraram no show diversas referências daquilo que era popular em seus tempos de criança.

Publicidade

Para os cinéfilos, independente da idade, a série é uma delícia de ser assistida justamente por mostrar sobre uma ótica renovada inspirações em grandes diretores e clássicos do cinema mundial. Então, para comemorar o aniversário desse fenômeno que em breve estreia sua 4ª temporada no streaming, confira as referências de “Stranger Things”.

Publicidade

A Fenix Negra

Tão poderosa e (se quiser) fatal quanto a personagem de X-Men. (Imagem: Reprodução/Youtube)

No primeiro episódio da 1ª temporada há uma referência a HQ de X-Men que traz a Fenix Negra (Alter-ego de Jean Grey) em sua primeira aparição no universo Marvel.

Publicidade

Publicidade

Para quem está por fora, a Fênix Negra é uma entidade com vontade própria, e Jean precisou de bastante tempo para aprender a controlar os poderes que emanavam de si mesma, tendo colocada a vida de muitos de seus amigos em risco por isso, podemos ver isso nos filmes de “X-Men 3” e “X-Men – Fênix Negra”.

Como você pode perceber, essa é uma clara referência a nossa amada “Onze” na primeira temporada da série.

E.T. de Steven Spielberg

(Imagem: Reprodução)

Os irmãos Duffer deixaram muito claro desde sempre que “E.T. – O Extraterrestre” é uma das principais referências para a criação de “Stranger Things” e isso é evidente na primeira temporada.

Além da cena de Onze sendo disfarçada com um vestido e uma peruca por Mike (referência a clássica cena do filme do extraterrestre), as bicicletas são o principal transporte das crianças, inclusive a noite, e Dungeons & Dragons faz parte da cena inicial da série, assim como no filme.

Conta Comigo

stranger things trilho de trem referÊncias conta comigo
A turma tentando descobrir o que aconteceu com Will. (Imagem: Reprodução/Netflix)

O filme Conta Comigo” baseado em um livro de Sthephen King também foi inspiração para a série.

Publicidade

Publicidade

No original, quatro crianças andam pelos trilhos de um trem atrás de um suposto corpo no caminho encontram vários desafios. Na série também temos uma cena com os amigos andando nos trilhos de um trem e o 4ª episódio da temporada foi batizado de “O Corpo” em clara referência ao título do livro de King.

Poltergeinst

stranger-things-referências poltergeinst
Joyce sendo uma mãezona com uma ideia genial. (Imagem: reprodução/Netflix)

“Poltergeinst” foi mais uma obra cinematográfica na qual os criadores se inspiraram.

No filme, a pequena Carol Anne desaparece após ser sugada por um portal misterioso. Mesmo assim, a menina consegue se comunicar com os familiares utilizando a televisão. Em “Stranger Things”Will desaparece após ser levado para o Mundo Invertido, mas ainda assim consegue manter uma comunicação com sua mãe por meio de luzes e pelo telefone.

Além disso, no primeiro episódio Joyce aparece com dois ingressos para o clássico de terror para ela e Will. 

Firestarter

Drew Barrymore como Charlie. (Imagem: Reprodução)

Firestarteré mais um filme baseado em uma obra de Stephen King que os irmãos Duffer usaram como referência para criar “Stranger Things”.

Publicidade

Publicidade

No filme de 1984, Charlie é uma garotinha com habilidades pirocinéticas que é perseguida e capturada pelo governo para servir de objeto de estudo e possível arma (olha a Onze aqui de novo!).

Além da história parecida, a série fez questão de caracterizar Onze com os elétrodos na cabeça, assim como Charlie na adaptação dos anos 80.

Alien – O Oitavo Passageiro

Alien stranger things referências
Will no Mundo Invertido. (Imagem: reprodução/Stranger Things Wiki)

Não tem como não perceber todas as referências de “Alien” em “Stranger Things”. Praticamente o Mundo Invertido inteiro foi inspirado no cenário do planeta em que os tripulantes da Nostromo pousam no filme de 1979.  Além disso, Joyce Hope também encontram ovos sendo chocados no cenário, assim como Kane em “Alien”, e Will entubado como uma espécie de lesma, da mesma forma que o personagem do filme.

Por último, na série assim como no filme, eles descobrem que as criaturas também usam humanos como hospedeiros.

Contatos Imediatos de Terceiro Grau

contatos barry Stranger things referencias
O pequeno Barry vendo as luzes pela primeira vez. (Imagem: Reprodução/Palavra de Cinema)

Sim, os irmãos Duffer são apaixonados por Steven Spielberg!

Publicidade

Publicidade

Contatos Imediatos de Terceiro Grau” é referenciado quando a irmãzinha caçula de Mike vê o Dermogorgon atravessando a parede do quarto de Will. No filme de Spielberg é o pequeno Barry quem vê luzes dos visitantes misteriosos prestes a invadir a realidade dos humanos.

O Iluminado

“Só trabalho sem diversão, fazem do Jack um bobão!” (Imagem: Reprodução/Netflix)

Joyce não é nenhuma psicopata prestes a atacar o filho, como acontece com Jack Torrance em O Iluminado, mas ela também apareceu com um machado para se defender durante a temporada após atender a ligação do filho desaparecido.

Impossível não enxergar a referência, né!?

CONFIRA Também:

Stranger Things | Amybeth McNulty, de Anne with an E entra para o elenco da 4ª Temporada

Publicidade

Publicidade

E então, quantas dessas grandes referências presentes na primeira temporada de “Stranger Things” da Netflix você já assistiu e qual a sua preferida? Conta para a gente aqui ou nas redes sociais do Sobre Sagas!

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário