Sombra e Ossos | Conheça os livros que inspiraram a série

Grande sucesso da Netflix, "Sombra e Ossos", foi adaptada de uma trilogia da autora Leigh Bardugo, conhecida como Trilogia Grisha. Confira:

Publicidade

Publicidade

Lançada na última sexta-feira, a série “Sombra e Ossos”, que conta com oito episódios, se tornou a série mais assistida de diversos países e principalmente do Brasil no último final de semana. Baseada nos livros da autora israelita, Leigh Bardugo, a série trouxe para o mundo do streaming um mundo de fantasia que muito dos fãs pediam e esperavam da plataforma.

A trama da série aborda a história da personagem Alina Starkov, uma soldado que irá descobrir que um de seus poderes pode ser a chave para libertar o seu país, já que o mundo em que vive está dividido em guerra. Com uma grande ameaça monstruosa da Dobra das Sombras, Alina infelizmente é separada de tudo que conhece e ama para fazer parte de um exército, onde os soldados são conhecidos como Grishas.

Mal (Archie Renaux) e Alina (Jessie Mei Li)
Mal (Archie Renaux) e Alina (Jessie Mei Li) em Sombra e Ossos (Imagem: Reprodução/Netflix)
Publicidade

Os livros, que deram origem à série de grande sucesso, são formados pela Trilogia Grisha. O primeiro livro, intitulado como “Sombra e Ossos”, foi publicado no Brasil em 2013 pela Editora Gutemberg. Já o segundo livro, “Sol e Tormenta”, foi lançado em 2014. O terceiro e último livro da trilogia, é intitulado como “Ruina e Ascensão” e foi lançado em 2015. Confira mais sobre cada um deles:

Publicidade

1 – Sombra e Ossos

Sombra e Ossos
Livro 1 – Sombra e Ossos (Imagem: EuPraticoLivroterapia)

O primeiro livro da trilogia é intitulado “Sombra e Ossos” e gira em torno da personagem Alina Starkov, uma órfã de guerra que conta apenas com a ajuda de uma pessoa na sua vida e que, inclusive, é sua paixão: seu melhor amigo, Maly. Sendo uma cartógrafa pertencente a um regime militar, ela precisa fazer uma expedição numa faixa anômala da escuridão conhecida como Dobra das Sobras, onde se pode encontrar diversos predadores chamados volcras.

Publicidade

Publicidade

Ao ver Maly, seu melhor amigo, ser atacado pelos predadores, seu único instinto no momento é protegê-lo; nesse instante, ela inesperadamente revela um poder que nunca tinha suspeitado ter. Assim, é levada do seu mundo e carregada para a corte real para ser treinada como um dos Grishas, conhecidos por serem a elite mágica liderada por Darkling. Com os poderes de Alina revelados, agora ela acha que finalmente consegue destruir a Dobra das Sombras.

Assim, é obrigada a dominar e aprimorar cada dia mais seu dom especial e adaptar sua nova vida sem a presença de seu melhor amigo, Maly. Mas, nesse novo mundo, nada é como esperado. As sombrias ameaças do reino crescem a cada dia mais, assim como a atração de Alina por Darkling, tendo que dividir seu coração e seu mundo em dois, depois de descobrir um grande segredo escondido. Com isso, Alina pode determinar sua ruína ou seu triunfo em “Sombra e Ossos”.

2 – Sol e Tormenta

Sombra e Ossos Volume 2
Livro 2 – Sol e Tormenta (Imagem: ODiáriodeumContadordeHistórias)

Na continuação do primeiro livro, Alina e Maly precisam se unir e fugir das garras do temível Darkling após o terrível confronto que aconteceu na Dobra das Sombras. Mesmo depois de ter se reencontrado com uma das pessoas mais importantes da sua vida e se ver livre das pressões e do controle de Darkling, Alina continua com o peso de culpa depois dos acontecimentos na Dobra.

Mas, sem questionar muito, seu único objetivo no momento é sobreviver. Nessa fuga, a Conjuradora do Sol acaba encontrando diversos aliados e, principalmente, diversos inimigos que nunca imaginou ter. Assim, Darkling está cada dia mais poderoso e mais determinado do que nunca. Com um novo poder assustador e completamente perigoso, ele não pensará duas vezes em poupar esforços para encontrar Alina e conquistar o trono de Ravka.

3 – Ruína e Ascensão: A Conjuradora do Sol Vive

Sombra e Ossos volume 3
Livro 3 – Ruína e Ascensão (Imagem: Queria Estar Lendo)

No terceiro livro da trilogia, Alina vê a capital em ruínas e Darkling governando Ravka no seu trono de sombras. O destino da nação parece estar nas mãos da Conjuradora do Sol, que, depois de muito lutar, não possui mais forças. Oculta nas profundezas de uma das antigas redes de túneis e cavernas, Alina está muito fragilizada e deve se submeter a uma duvidosa proteção dos Apparat e também dos fanáticos que a endeusam como uma santa.

Publicidade

Publicidade

No entanto, fragilizada demais, Alina vê que sua esperança está em outro lugar e seus planos exigem que ela se recomponha o mais rápido possível para sair dali o quanto antes. Mas, para isso, ela precisa conquistar novas alianças e deixar de lado todas as rivalidades passadas, inclusive com Maly, para encontrar o último dos amplificadores de Morozova.

Você conhecia os livros? Qual deles é o seu favorito? Conte para gente nos comentários. Para estar sempre por dentro de todas as noticias sobre “Sombra e Ossos” e dos maiores sucessos da Netflix, fiquem ligados no Sobre Sagas.

Deixe seu comentário