SILENCIADAS | Tudo que já sabemos sobre o filme de caça às bruxas

O Sobre Sagas traz tudo o que você precisa saber sobre o novo filme da Netflix sobre a inquisição espanhola, Silenciadas.

“Silenciadas” é o novo filme espanhol que chegou ao catálogo da Netflix na última quinta-feira (11). O longa fala sobre as bruxas que foram queimadas por ordem da Igreja no século XV, com uma abordagem feminista, a produção promete ser um dos grandes sucessos de 2021.

O enredo do filme é baseado no livro “A Feiticeira” da autora Jules Michelet. As produções sobre essa temática já são comuns no cinema e na TV há muitos anos. Por ter um fundo histórico, como é o caso de “Silenciadas“, os filmes e séries sobre bruxas tendem a conquistar os espectadores mais curiosos sobre o assunto.

Se você é fã desse tipo de conteúdo e quer saber tudo sobre o longa, o Sobre Sagas traz todas as informações importantes para você não perder nenhum detalhe da nova aposta da Netflix. Confira abaixo:

Enredo

Silenciadas
(Imagem: Reprodução/Netflix)

O cenário do filme é a Espanha de 1609, em um lugar cheio de antigas tradições onde a Inquisição Espanhola, através do juiz Rostegui, bate de frente com as lendas pagãs transmitida há séculos. O rei Felipe III decide, então, enviar um grupo de soltados para purificar a região.

Indo de cidade em cidade esse grupo pretende queimar qualquer mulher que seja no mínimo suspeita de estar envolvida com bruxaria. Rostegui começa então a investigar um suposto ritual que as bruxas da região irão fazer dentro da festa do Sabbath. Segundo ele, nesse ritual elas prometeriam lealdade ao Diabo, batendo de frente com as princípios da Igreja.

Com isso em mente, ele chega a um vilarejo onde cinco jovens foram presas e estão sendo torturadas para passar informações sobre o Sabbath. Elas são: Ana, Olaia, María, Maider e Katalin. A reviravolta acontece quando Rostegui se interessa por uma delas e isso poderá ser usado contra ele a fim de libertá-las.

Fatos reais

Silenciadas
(Imagem: Reprodução/Netflix)

O filme não é totalmente baseado em fatos, mistura eventos que aconteceram na França com a história da Inquisição Espanhola. Porém, a inquisição realmente aconteceu, é um fato histórico, por isso a série pode ser considerada inspirada em uma história real.

De acordo com fontes próximas à produção, o roteiro da série teria sido inspirado em um juiz francês, Pierre de Lancre. Ele viveu em Bordeaux, França e teria sido uma peça fundamental na caça às bruxas que aconteceu na região no século XV. O rei Henrique IV teria contratado Lancre para investigar práticas de feitiçaria.

Confira também: REBELDE | Conheça o elenco do remake da Netflix

Feminismo em Silenciadas

Silenciadas
(Imagem: Reprodução/Netflix)

As cinco protagonistas de “Silenciadas“, representam as mulheres que foram perseguidas por serem consideradas bruxas durante o século XV. Apesar desse ser o foco do filme, não é só sobre isso que ele fala, a tragédia e o massacre que aconteceu no passado não é a única parte da trama.

Esse grupo de jovens com sede de justiça e lutando por uma causa e pela sobrevivência de cada uma delas traz uma narrativa feminista para o filme. A opressão de gênero é parte do enredo, assim como vem sendo parte da nossa sociedade há séculos.

A história do massacre dessas mulheres, da caça às bruxas, além de ser uma prática de intolerância e imposição religiosa praticada pela Igreja, é também uma questão de misoginia. A perseguição à mulheres que se comportavam diferente ou que não se deixam ser dominadas reflete o quão machista o mundo era e ainda é até os dias de hoje.

Elenco e Produção

Neflix Filme Silenciadas
(Imagem: Reprodução/Netflix)

As cinco jovens protagonistas de “Silenciadas” são interpretadas por Amaia Aberasturi, Yune Nogueiras, Garazi Urkola, Irati Saez de Urabain e Jone Laspiur. Além delas ainda temos Alex Brendemuhl como o inquisidor Rostegui. Completam ainda o elenco nomes como Daniel FanegoAsier Oruesagasti, e Elena Uriz.

Na equipe técnica do novo filme da Netflix temos Pablo Aguero como diretor e roteirista em parceria com Katell Guillou. A produção de Silenciadas ficou a cargo de Fred Prémel, em conjunto com Iker Ganuza e Koldo Zuazua.

Vale ressaltar que o longa foi indicado em 9 categorias para o Goya Awards, uma das maiores premiações do cinema espanhol. Entre essas categorias estão: Melhor Trilha Sonora, Direção de Fotografia, Direção de Arte e Melhor Atriz.

Confira abaixo o trailer oficial de “Silenciadas“:

Uma professora de literatura apaixonada por ficção, seja em livros ou séries e filmes. Não entendo nada de signos mas se perguntarem eu finjo.

Deixe seu comentário