Shang-Chi | Por que o filme não será lançado também no Disney+

Após o novo hábito adquirido pela Disney, o estúdio não vai lançar "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis" no Disney+. Veja porque.

Publicidade

Publicidade

shang-chi disney+

Desde que a Disney lançou seu streaming e começou a realizar seus lançamentos de filmes simultaneamente no cinema e na plataforma, muitos assinantes já esperam que toda nova produção esteja disponível também em suas TVs. Apesar disso, Shang-Chi e a Lendas dos Dez Anéis” não seguirá os mesmo passos de Viúva Negra nem de Cruella, e não será lançado no Disney+ Premiere Acess.

Diferente de outras produções, a Disney decidiu que o filme estará disponível exclusivamente nos cinemas, não sendo possível acessá-lo diretamente pelo streaming nem mesmo com o pagamento da taxa extra cobrada na versão premium da plataforma.

Publicidade

Segundo informações divulgada pelo ScreenRant, o principal motivo para que o filme não siga a nova tendência da Disney é que sua permanência nas salas de cinema deve ser mais curta que o usual.

Publicidade

Especialmente nos Estados Unidos, a pandemia de Coronavírus reformulou o funcionamento de diversos serviços, entre eles, o cinema. Sendo assim, tanto lá quanto aqui no Brasil e em outros lugares do mundo, os filmes passaram a ficar em cartaz por uma média de apenas 45 dias, bastante diferente do período anterior a doença, quando algumas produções podiam ser transmitidas nas salas por até 90 dias antes de serem disponibilizados em outras mídias.

Publicidade

Publicidade

Sendo assim, é provável que a Disney acabe disponibilizando “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” no streaming somente após ele sair de cartaz nos cinemas, e considerando que suas produções têm ficado no Premiere Acess também por 45 dias, o mais certo é que quando chegar à plataforma ele não tenha cobrança extra, passando a fazer parte do catálogo permanente do Disney+.

Decisão da Disney pode prejudicar a Marvel

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Apesar de antes da pandemia ser esperado que os filmes fossem lançados exclusivamente nos cinemas, após o caos e com a necessidade das pessoas de ficar em casa, a expectativa mudou.

A partir do momento que a Disney começou a lançar seus filmes em simultâneo no streaming, muito além de possibilitar a segurança do isolamento aos espectadores, o estúdio garantiu os lucros de seus lançamentos mesmo se as pessoas não fossem ao cinema.

Sendo assim, com a decisão de não levar Shang-Chi para o Premiere Acess, é possível que a Marvel acabe perdendo uma parte significativa dos lucros do filme. Isso porque, apesar de a vacinação já ter começado na maioria dos países, muitas pessoas ainda se sentem receosas em ficar em salas de cinema fechadas junto com outras pessoas.

Decisão pode evitar novos processos

Variante Delta ameaça fechamento dos Cinemas
Viúva Negra: filme

Apesar de prejudicar parte dos lucros e de espectadores que não irão ao cinema, é correto afirmar que ao menos a decisão garante que a Marvel não precisará com novos processos movidos por seus contratados, como no caso de Scarlet Johansson.

Publicidade

Publicidade

Contextualizando: algumas semanas após o lançamento de Viúva Negra  nos cinemas e no streaming, a atriz decidiu entrar com um processo contra a Disney alegando violação de contrato.

Segundo ela e seus advogados, em nenhum momento seu contrato previa que o filme também seria lançado no streaming da Disney, com isso a atriz alega que acabou sendo lesada visto que a porcentagem da bilheteria que lhe era devida, acabou sendo menor já que o valor extra pago pelos assinantes na área premium do Disney+ vai direto para a Disney sem fazer parte dos dividendos que vão para a atriz.

Após a divulgação do processo, a Disney respondeu de forma direta mostrando que não iria ser intimidada pela atriz e que levaria o processo para a frente. Sendo assim, provavelmente ainda teremos muitas notícias sobre isso no decorrer dos anos.

A partir desse acontecimento também fica a dúvida se um dos motivos para que o estúdio não lance Shag-Chi em simultâneo na TV e cinemas seja um receio de enfrentar outros problemas judiciais parecidos.

CONFIRA Também:

Publicidade

Publicidade

Eternos | Marvel divulga novo trailer e pôster do filme!

E então, o que você achou dessa decisão da Marvel de não lançar “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” no Disney+? Conta para a gente aqui nos comentários!

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário