Figura essencial da luta pela igualdade nos EUA finalmente ganha cinebiografia após sua vida quase ser apagada da história

Na próxima sexta-feira (17) chega à Netflix um filme que faz justiça à uma das personalidades mais importantes da luta pelos direitos de igualdade nos EUA, mas que ao longo das décadas, teve sua importância quase apagada. Rustin contará a história de Bayard Rustin, ativista americano, que ao longo de sua vida enfrentou inúmeros desafios para lutar pelo que acreditava.

Com direção de George C. Wolfe, o longa conta com um elenco de estrelas que adaptam as principais passagens da vida de Rustin, e sua atuação ao lado de outras personalidades essenciais na luta pelos direitos civis.

Sinopse de “Rustin”

Rustin cinebiografia netflix

Em Rustin, acompanhamos Bayard Rustin desde o início de sua jornada como ativista, quando ele conheceu e decidiu se juntar à Conferência de Liderança Cristã do Sul, que tinha entre seus líderes um jovem Martin Luther King.

A partir daí, Rustin que enfrentava não apenas o preconceito por seu um homem negro nos anos 60, mas também um homem gay assumido, precisou lidar não apenas com os olhares atravessados de estranhos, mas também de seu próprio movimento.

Isso, no entanto, não o impediu de ser um dos principais articuladores que fez acontecer a maior marcha pelos direitos civis nos EUA: A Marcha de Washington.

O filme retrata as lutas, as dores e todos os desafios pelos quais o ativista passou, sem nunca abandonar o propósito que acreditava.

Elenco

Como citado, Rustin conta com um elenco de estrelas.

Colman Domingos (A Lenda de Candyman/A Voz Suprema do Blues) é quem personifica o ativista no longa. Já o ator e humorista Chris Rock assume o papel de Roy Wilkings.

Jeffrey Wright é Adam Clayton Powell Jr., Aml Ameen dá vida à Martin Luther King.

Outros nomes presentes no elenco são Lilli Kay, Gus Halper, Glyn Turman, Jules Latimer, Adrienne Warren, entre outros.

Filme vem sendo elogiado pela crítica

Rustin já fez sua estreia para a crítica especializada em agosto desse ano no Festival de Cinema de Telluride, e sua recepção tem sido bastante positiva.

No Rotten Tomatoes o filme aparece com 92% de aprovação, já no Metacritic, usualmente mais ponderado, o longa aparece com média de 6,8.

Confira o trailer do filme:

CONFIRA Também: Rustin: a história real por trás do novo filme da Netflix

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar