Relembre o final de “Duna – Parte 1” e prepare-se para a continuação

Duna Parte 1 foi um dos maiores lançamentos do cinema pós-pandemia, e após quase três anos de espera, finalmente sua segunda parte chegará à telona no próximo dia 1 de março.

Mas antes de assistir, que tal relembrar o final do primeiro filme para não ficar muito perdido? Confira a seguir os principais acontecimentos dos últimos momentos de Duna, fatos que devem dar norte para a parte 2.

O Final de Duna – Parte 1

duna final

Após os Atreides realmente serem traídos pelo imperador e de o duque Leto (Oscar Isaac) acabar morto após seu plano de matar o inimigo dar errado, encontramos a família Atreides à deriva no vasto e implacável deserto de Arrakis.

Antes regentes do planeta, praticamente toda a comitiva Atreides foi brutalmente dizimada pelos sanguinários Harkonnens. No caos, Paul Atreides (Timothée Chalamet) e sua mãe, Lady Jessica (Rebecca Ferguson), também são considerados mortos. Porém, desafiando a expectativa, mãe e filho conseguem sobreviver, tendo fugido para o deserto.

Sua sobrevivência os leva à civilização dos Fremen, os nativos de Arrakis calejados pelos antigos tiranos que dominaram seu mundo antes da chegada dos Atreides. Duncan Idaho (Jason Momoa) e Dr. Liet Kynes (Sharon Duncan-Brewster), felizmente já haviam feito um primeiro contado entre os Atreides e os Fremen. Entretanto, a desconfiança entre as família é inegável quando Paul Jessica surgem pedindo ajuda.

Assim o encontro entre Paul e os Fremen não é dos mais pacíficos, especialmente quando Stilgar (Javier Bardem) não se mostra solicito. O conflito com os forasteiros se torna ainda mais palpável quando Jamis (Babs Olusanmokun), um guerreiro Fremen, desafia a presença dos recém-chegados, pondo à prova sua luta pela sobrevivência.

Em um movimento de desespero e destreza, Jessica subjuga Stilgar o que cria uma tensão ainda maior e resulta em Jamis exigindo um “Desafio Tahaddi“, um duelo até a morte onde, quem vencer, assume a liderança do Fremen. É assim que Paul se torna o “campeão” de sua mãe, e precisa lutar contra Jamis.

Desde o início do filme, Paul se vê perseguido por visões envolvendo uma faca de lâmina cristalina, uma mulher chamada Chani (Zendaya), e o próprio Jamis – que nessas visões não é seu inimigo, mas sim seu mentor.

Essas visões fazem parte do poder que Paul tem de ver as várias possibilidades de futuro, a depender dos passos que dá no presente.

Chani, portadora da faca cristalina e rosto das visões de Paul, finalmente aparece, e realmente é quem entrega a ele a faca. Ela acredita que Paul morrerá durante o duelo, e deseja que ela tenha um fim honrado ao usar uma faca que tem grande significado para sua família. Surpreendentemente, no entanto, Paul é quem vence o desafio, e acaba matando Jamis. O primeiro homem que já matou na vida.

Após a batalha, Paul e sua mãe finalmente são aceitos pelos Fremen, e juntos eles partem. O filme termina quando Paul observa um Fremen montado um dos vermes da areia, e Chani diz a ele que aquele é só o começo de tudo.

Ou seja, em Duna 2, finalmente veremos o que o futuro preparou para Paul. Se ele realmente irá se revelar a figura messiânica que deve, não só liderar os Fremen em uma guerra contra o imperador, mas ter uma guerra intergaláctica travada em seu nome, ou se essa apenas mais uma de suas visões que não irá se concretizar.

CONFIRA Também: Duna Parte 2: tempo de duração é revelado e quebra recorde da franquia

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar