O Rei Leão | 10 Curiosidades da produção original do filme

O Rei Leão é reconhecido como uma das maiores animações da história e sua produção conta com várias curiosidades que talvez você não saiba.

Publicidade

Publicidade

“É o ciclo sem fiiiiim!” E assim foi mesmo com o Rei Leão de 1994 que nessa quinta-feira (8) completa 27 anos e é repleto de curiosidades. A obra permanece sendo uma das produções mais relevantes de todos os tempos e uma das mais amadas entre todas as gerações.

A produção de um dos maiores filmes da Disney foi repleta de pesquisas por parte de sua equipe criadora, casting com grandes nomes do cinema e mesmo dúvidas em relação a algumas peças da trilha sonora de ninguém menos que Sir Elton Jhon (sério mesmo, Disney?).

Publicidade

Pois bem, essas e outras curiosidades sobre O Rei Leão você confere nos parágrafos a seguir. Vamos lá!

Publicidade

1 – O Rei Leão é inspirado em Shakespeare

shakespeare foi inspiração para O rei leão
O “Bardo”mais uma vez reafirmando sua relevância na história. (Imagem:Reprodução)

Quem conhece as peças mais famosas de Willian Shakespeare, ao assistir O Rei Leão pode ter notado a semelhança da história com Hamlet.

Publicidade

Publicidade

Na tragédia, assim como na animação da Disney, um irmão mata o outro e também assume seu reino. Hamlet, sobrinho do assassino, é impelido pelo fantasma do pai a se vingar do tio e recuperar aquilo que é seu direito.

Claro que na animação tudo acaba de forma bem mais leve e feliz do que na peça do Bardo, porém, no geral a história é muito semelhante.

2 – Seria O Rei Leão um plágio?

A produção japonesa causa desconforto até hoje na Disney. (Imagem: Divulgação)

Por falar em inspirações, até hoje permanece a dúvida se a produção da Disney seria um plágio de uma animação japonesa chamada “Kimba – O Leão Branco” (pegou a referência?).

As referências a animação japonesa são muito claras com até mesmo algumas cenas sendo muito parecidas. É claro que a Disney até hoje nega veementemente que tenha até mesmo se inspirado no filme asiático. Contudo, mesmo Matthew Broderick (ator que deu voz a Simba) revelou que na época acreditava que iria participar de um remake americano da animação japonesa. Suspeito demais, não é?

3 – A relação de “Timão e Pumba” é real

Timão e pumba em O Rei Leão
(Imagem: Reprodução/ Disney)

Vários membros da equipe criadora estudaram durante muito tempo os hábitos dos animais retratados no filme buscando maior realidade para a animação. Foi dessa pesquisa que surgiu a ideia para a criação da dupla mais amada da produção, Timão um suricato e Pumba um javali e mais uma das curiosidades de O Rei Leão.

Publicidade

Publicidade

Na natureza, essas duas espécies tem uma relação de benefícios já que os suricatos agem como predadores dos carrapatos e pulgas que ficam nas costas dos javalis, aliviando sua coceira.

4 – Lian Neeson em O Rei Leão?

Durante o casting para buscar as vozes perfeitas que dublariam os protagonistas do filme, o astro de filmes de ação Lian Neeson chegou a ser convidado para interpretar Mufasa.

A estrela recusou e o papel foi para a voz icônica de James Ear Jones (que também é o dublador de Darth Vader no universo de Star Wars).

Talvez se fosse para assumir o papel de Simba, o leão vingador, Neeson teria aceitado com mais facilidade!?

5 – Um início de filme mais silencioso

Produção correu risco de não ter um início tão memorável. (Imagem: Divulgação/ Disney)

Se você também se arrepia na abertura de O Rei Leão com a interpretação grandiosa de The Circle of Life”, saiba que a ideia inicial era que a produção começasse de forma bem mais silenciosa, apenas com alguns diálogos.

Publicidade

Publicidade

A opinião mudou quando os criadores ouviram a versão completa da canção composta por Hans Zimmer e acharam o trabalho tão maravilhoso que mudaram a sequência inicial do filme só para poder usar a música toda.

6 – Um dos Oscar quase não veio

Simba e Nala em O rei Leão de 1994
Canção embalou o romance de Simba e Nala. (Imagem: Divulgação/ Disney)

Ainda falando da trilha sonora do filme, os dois Oscar que o filme levou foi por essa categoria e também por canção original. Acontece que, se não fosse por insistência de Elton Jonh, a canção premiada “Can You Feel the Love Tonight” não teria entrado no filme.

O cantor precisou convencer um dos chefões da Disney de que a música cabia perfeitamente na trama. De fato, ele nunca esteve tão certo!

7 – A morte de Mufasa teria mais uma referência a Hamlet

Morte mufasa em O Rei Leão
(Imagem: Reprodução/Disney)

A última interação entre Scar e Mufasa seria diferente no primeiro roteiro.

Na versão oficial do filme, Scar antes de jogar o irmão do penhasco diz com zombaria a frase Longa vida ao Rei”. Acontece que na primeira versão o leão do mal deveria falar a frase “Boa noite amado príncipe” em uma clara referência a morte de Hamlet na tragédia Shakespeareana.

Publicidade

Publicidade

A mudança aconteceu devido à avaliação do produtos Don Hahn que acreditava que o filme deveria assumir mais originalidade.

8 – Easter egg de Mickey Mouse

O ratinho sempre está nas produções de sua casa. (Imagem: Divulgação/Disney)

Mais uma das curiosidades do Rei Leão de 1994 é que o Mickey também aparece no filme, de um jeito não óbvio.

Durante a canção “Hakuna Matata” enquanto Timão retira alguns insetor de um buraco, é possível ver que um deles está usando um par de orelhas do Mickey. Outro momento é quando o espírito de Mufasa conversa com Simba. É possível enxergar a silhueta do Mickey nas estrelas.

9 – “Pocahontas” era a prioridade da Disney

Pocahontas era prioridade e não O rei leão
História da indígena não foi bem recebida pela crítica. (Imagem: Reprodução/Disney)

Quando a produção de O Rei Leão começou, havia sério receio de que ela não desse certo. Dessa forma, o foco do estúdio na época era muito mais em “Pocahontas” do que no filme sobre os animais da savana.

O tempo demonstrou o equívoco e coroou O Rei Leão como uma das melhores animações de todos os tempos enquanto Pocahontas é apenas mais uma produção do estúdio.

10 – A juba de Simba tem referência no Rock n’ Roll

Cabelo do astro era famoso nos anos 90. (Imagem: Reprodução)
Publicidade

Publicidade

Desde sempre a Disney procurava se inspirar em referências do mundo real para inserir em suas animações.

Em O Rei Leão mais uma das curiosidades foi a inspiração foi para a juba de Simba que foi desenhada com base no cabelo do músico Jon Bon Jovi, ainda em alta nos anos 90.

CONFIRA Também:

Lista | 7 curiosidades incríveis sobre Os Incríveis 2

E então, também ficou com vontade de reassistir a história dos leões mais famosos do cinema? Então corre acessar o Disney+ que a produção está disponível por lá!

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário