Por que “Garotos de Bem” divide tantas opiniões na Netflix? Entenda as polêmicas!

Desde a última semana, quando o filme italiano Garotos de Bem” entrou no Top 10 do catálogo da Netflix, o longa tem estado entre as produções recentes mais repercutidas nas redes sociais dos assinantes da plataforma.

Controverso por definição, o enredo angustiante e o suspense construído em relação a história garante que mais e mais pessoas assistam a produção – que ainda tem sua repercussão controversa gerando curiosidade acerca do filme.

Por se tratar de um filme polêmico, centenas de espectadores da plataforma de streaming devem estar se questionando sobre os motivos que levaram Garotos de Bem” até o Top 10 da plataforma em diversos países. Confira, a seguir, algumas informações sobre o filme:

Conheça a trama de “Garotos de Bem”:

Garotos de Bem
Trama de “Garotos de Bem” choca espectadores por explicitude de cenas de abuso (Imagem: Divulgação/Netflix).

A trama central de Garotos de Bem” se passa na Itália dos anos 70, quando a legislação do país era bem mais permissiva em relação a diversos crimes de conotação misógina. A história acompanha os alunos Andrea Ghira (Giulio Pranno), Gianni Guido (Francesco Cavallo) e Angeli Izzo, que vivem o período mais conturbado e rebelde de suas vidas em um conservador colégio católico.

Na tentativa de conseguirem ficar com suas colegas Donatella Colasanti (Benedetta Porcaroli) e Rosaria Lopes (Federica Torchetti), eles as convidam para uma festa. Ao chegarem no local, contudo, eles passam a abusar sexualmente das personagens – e as consequências que seguem o ato fogem do controle do trio e ganham proporções inimagináveis até então.

Com Rosaria sendo morta e afogada em uma banheira, Donatella é obrigada a escutar sua voz abafada. Para sobreviver, foi necessário que a personagem se fingisse de morta. Com isso, os rapazes colocaram ela e o corpo da sua amiga no porta-malas do carro, mas um pingo de esperança surge quando os pedidos de socorro de Donatella são escutados por alguém – e agora, ao menos sua vida pode ser salva.

Por que o filme divide tantas opiniões?

Garotos de Bem: 5 motivos para assistir e 2 para passar longe deste filme pesado da Netflix
Garotos de Bem: decisões criativas e técnicas tornam o filme polêmico (Imagem: Divulgação/Netflix).

Como já dito anteriormente, o longa apresenta, de forma bastante explícita, algumas sequências de violência sexual contra mulheres – o que embasa, em um contexto maior, sua classificação indicativa (recomendado para maiores de 18 anos. Para além disso, contudo, a forma como o filme retrata esse tipo de ação acaba gerando repulsa em parte dos espectadores, que desaprovam a explicitude do longa.

Para além disso, o fato de ser baseado em uma história real ainda deixa tudo mais controverso e angustiante. Acrescenta-se a isso o ritmo e os enquadramentos documentais que o diretor insere ao filme e a fórmula está pronta: Garotos de
Bem
” 
é um filme feito para chocar e causar espanto em seus espectadores, e o resultado disso é um filme controverso que divide opiniões.

Garotos de Bem
Cenas e direção do filme explicitam necessidade de causar espanto no espectador (Imagem: Divulgação/Netflix).

Entre as polêmicas que envolvem sua trama, destaca-se o realismo das cenas, que transportam o espectador para um cenário angustiante e incapacitante e a forma como as consequências dos atos dos personagens não são trazidos a luz da justiça – ou ao menos a uma punição correspondente às atrocidades cometidas. Esse elemento ainda ultrapassa a controvérsia e decepciona o público que, após acompanhar tantos atos inexcusáveis, esperava pelo mínimo possível de penitência.

CONFIRA Também:
Garotos de Bem: 5 motivos para assistir e 2 para passar longe deste filme pesado da Netflix

Já assistiu ao filme Garotos de Bem” no catálogo da NetflixO que achou das polêmicas que envolvem a produção? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para ficar por dentro de tudo que envolve o filme e as demais produções que fazem sucesso no catálogo da plataforma de streaming, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar