Por que dinossauros são uma presença constante em Power Rangers?

Dinossauros fascinam várias pessoas dentro da cultura pop. E Power Rangers parece ter encontrado a fórmula perfeita para o sucesso misturando estes seres pré-históricos com robôs.

Em cada temporada da franquia Power Rangers, a série conta a história de uma equipe de heróis, muitas vezes adolescentes, escolhidos para combater as forças do mal.

E cada Ranger tem seu próprio robô gigante, ou Zords, que se unem para formar uma máquina de combate ainda maior e mais poderosa.

Desde sua estreia em 1993, os super heróis coloridos se relacionam com dinossauros. Mesmo que em algumas temporadas outros tipos de zords apareçam, sempre há um retorno às origens com zords se baseiam nas feras gigantes. Mas isso vai muito além da estética.

A influência Super Sentai

Power Rangers (Reprodução)
Power Rangers (Reprodução)

Como é conhecido pela maioria dos fãs, Power Rangers se baseia na franquia Super Sentai. Segundo o Screen Rant, Mighty Morphin Power Rangers adapta a 16ª temporada de Sentai Kyōryū Sentai Zyuranger.

Na versão norte-americana os dois programas se mesclam, entre as cenas gravadas com os atores ingleses e cenas da série japonesa. Entre os elementos mais icônicos estão as sequências de transformação, roupas destacadas pelas cores, e robôs dinossauros gigantes

Na 16ª temporada de Super Sentai, a equipe de protagonistas é um grupo de jovens guerreiros de uma civilização de humanos evoluídos por dinossauros. Esses heróis são colocados em estado de dormencia na pré-história e acordados no século 21, quando Bandora é libertada de sua prisão na lua.

Nesta temporada, cada um dos guerreiros evoluídos por dinossauros tem uma Fera Guardiã, uma divindade mecânica modelada a partir de dinossauros que eles podem usar junto com uma Arma Lendária. Esses heróis e sua herança reptiliana são de onde a influência dos dinossauros dos Power Rangers veio.

Por que a franquia continua usando dinossauros?

Steve Cadernas, David Yost e Catherine Sutherland em Power Rangers: Agora e Sempre (Reprodução / Netflix)
Steve Cadernas, David Yost e Catherine Sutherland em Power Rangers: Agora e Sempre (Reprodução / Netflix)

Tanto Power Rangers quanto Super Sentai continuam a usar dinossauros em suas histórias mais provavelmente pelo o que essa criaturas simbolizam: fúria e poder.

Na série eles não apenas vistos como lagartos gigantes, mas também são envoltos de forças místicas, o que adiciona mais profundidade ao programa.

Além disso, dinossauros atraem facilmente crianças, que é o público alvo da franquia. Como também por conta da nostalgia que causa aos fãs mais antigos da franquia.

Depois de Mighty Morphin Power Ranger, os dinossauros apareceram em Dino Trovão (2004), Dino Charge e Dino Supercharge (2015), e mais recentemente em Dino Fury (2021). E claro, no filme de 2017.

Os heróis e seus dinozords voltarão mais uma vez no especial Power Rangers: Agora e Sempre, que chega na Netflix no dia 19 de abril.

Sergio ScarpaFormado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.
Fechar