Ponto de Virada | Entenda as razões da série estar agradando na Netflix

A nova série documental da Netflix, "Ponto de Virada" é praticamente uma aula de história sobre o 11 de setembro. Confira mais sobre ela.

Publicidade

Publicidade

O 11 de setembro e toda a sua simbologia já passou, porém, a história que envolve o acontecido trágico acaba rendendo pesquisas e assuntos durante qualquer época do ano. Justamente por isso a nova série documental da Netflix“Ponto de Virada” é um dos melhores lançamentos do ano na plataforma.

Funcionando quase como uma ampla aula de história, porém com um roteiro nem um pouco massante, a série busca explicar todos os pormenores que resultaram tanto nos ataques terroristas do 11 de setembro, quanto nos desdobramentos após o ocorrido.

Publicidade

Acompanhe a seguir algumas boas razões para a série estar sendo tão bem avaliada pelos espectadores que a tem acompanhado na Netflix.

Publicidade

O começo de tudo

série ponto de virada Netflix
Ataque a segunda torre do Word Trade Center (Imagem: © Masatomo Kuriya/Corbis)

Se você nunca entendeu muito bem todo o ódio que resultou no ataque as Torres Gêmeas, e mais tarde, na “guerra ao terror” dos EUA contra grupos terroristas, a série “Ponto de Virada” já inicia situando o espectador mais de 20 anos antes dos atentados em Nova York e Washington.

Publicidade

Publicidade

A série, mesmo sendo norte-americana, acaba explorando um lado da história que é muito pouco contado em grandes filmes de Hollywood, que na maioria das vezes tenta colocar os EUA como a vítima de alguns “lunáticos” sem razões cabíveis.

E claro que absolutamente nada justifica a morte de tantos inocentes, no entanto, conhecendo melhor o histórico entre países, fica muito claro que os Estados Unidos foi o principal responsável pelo surgimento de grupos terroristas em primeiro lugar.

Um olhar mais amplo sobre os grupos terroristas

Grupo Talibã em meados dos anos 90 (Imagem: AFP)

Grande parte da série busca explicar como grupos terroristas acabaram ganhando espaço e governado de forma extremista seus cidadãos.

Sendo assim, se você sempre quis entender mais sobre o surgimento e ascensão do Talibã e Al Qaeda, a série tem muita história para contar sobre esses fundamentalistas que deturparam a própria religião e acabaram causando terror não apenas a outros países, como em seu próprio povo.

As consequências da chamada “Guerra ao Terror”

consequências guerra ao terror Ponto de Virada
(Imagem: Adam Ferguson/The New York Times)

Outra razão que faz com que “Ponto de Virada”acabe sendo tão interessante é que ela não fica apenas nos atentados terroristas, ela explora cronologicamente como os Estados Unidos reagiram aos ataques e quais foram as consequências a longo prazo disso.

Publicidade

Publicidade

No 11 de setembro desse ano, nós fizemos uma lista de filmes para entender melhor os atentados. Entre eles há um filme chamado “O Relatório”, que basicamente explora o que a série “Ponto de Virada” trata a partir de seu segundo episódio e que a torna ainda mais interessante.

A narrativa sem amarras, explora os extremismos cometidos com a justificativa do combate ao terrorismo global.

A série conta sobre os casos de violação de privacidade de cidadãos, os interrogatórios sem fiscalização de direitos humanos comandados por agências como a CIA, e até mesmo de que modo uma declaração falsa de emergência global, acabou resultando na queda de um dos governos do Oriente Médio.

Tudo isso em um ritmo frenético e realmente agradável de se acompanhar.

O legado deixado pela guerra

Para concluir a série perfeitamente, temos uma visão ampla do que essa trama que se iniciou não a 20, mas a quase 40 anos atrás, deixou como legado.

Publicidade

Publicidade

Os mais recentes acontecimentos no Afeganistão são explicados quase de forma didática, para que pouquíssimas dúvidas fiquem na cabeça do espectador.

Uma série para quem deseja aprender

Ponto-de-Virada

Sem dúvidas a maior razão para o sucesso de “Ponto de Virada” na Netflix é o fato de que de forma dinâmica, a série consegue explicar muito bem uma das mais importantes passagens históricas do mundo contemporâneo.

Até mesmo quem não é muito chegado em história, guerras e tudo isso, vai gostar da série, não apenas por ser um assunto que de uma forma outra marcou a vida de todos nós, mas pela maneira prática de explicar acontecimentos complexos.

Esse é aquele tipo de obra que você acaba de ver e sente que algum conhecimento importante foi adquirido, e o melhor de tudo, em apenas cinco episódios de mais ou menos uma hora cada.

CONFIRA Também:

Publicidade

Publicidade

Caça Invisível | Por que a crítica não está gostando do filme da Netflix?

E então, ficou curioso para assistir “Ponto de Virada” na Netflix?

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário