Pablo Escobar sobre Griselda Blanco: a relação entre os dois narcotraficantes

Na última semana, a série Griselda, protagonizada por Sofía Vergara estreou como o maior sucesso atual da Netflix, conquistando um posto no top 10 mundial do streaming. Uma das coisas que mais chamou a atenção, especialmente de fãs de séries e filmes sobre tráfico de drogas, é a citação inicial da série, supostamente dita por Pablo Escobar, onde ele diz que a única pessoa de quem já teve medo na vida foi Griselda Blanco.

Mas afinal de contas, qual realmente era a relação entre Escobar e Griselda? Existia uma relação entre os dois maiores nomes do tráfico da Colômbia?

Considerando que Escobar não aparece em nenhum momento na nova série da Netflix, a curiosidade é justificável. No entanto, para os curiosos por história, devemos adiantar que a resposta não é tão clara.

Qual a relação entre Griselda e Pablo Escobar?

griselda e Pablo Escobar

Muito já se falou sobre o envolvimento entre Griselda Blanco e Pablo Escobar, mas como algo que não foi devidamente documentado ao longo dos anos, a história possui muitos buracos e boatos.

Em primeiro lugar, Griselda era muito mais velha do que Escobar na década de 70, temporada em que “a madrinha” reinava como a maior traficante dos EUA. Assim, segundo Hugo Clark, biógrafo e autor do livro sobre a vida de Griselda, A Viúva Negra: A Vida e os Crimes de Griselda Blanco, a Primeira Contrabandista de Drogas Bilionária da América, inicialmente, Griselda serviu como uma espécie de mentora de Escobar, que na época ainda não tinha um nome, e era apenas um pequeno traficante de Medelín.

Segundo o autor, ainda, o relacionamento entre os dois traficantes pode ter passado por duas fases, onde, inicialmente, além de mentora, Griselda também foi uma das amigas íntimas de Escobar. Clark ainda cita que os boatos sobre um suposto romance entre os traficantes podem ser verdade, já que Blanco era conhecida por manter casos com homens mais jovens.

O outro ponto da relação entre os dois foi, justamente, a virada de jogo, onde de amigos (e possíveis amantes), Escobar e Griselda se tornaram rivais. Em algum momento da década de 70/80, Escobar não só passou a usar as mesmas rotas de tráfico entre Colômbia e EUA, descobertas por Griselda, como também começou a ter o mesmo fornecedor, Carlos Lehder, um dos fundadores do Cartel de Medelín.

Dessa forma, após um tempo trabalhando juntos, os dois podem ter começada a disputar território na Flórida, onde Griselda morava, e em outros locais. Uma matéria sobre o assunto na revista A Semana, ainda sugere que a “rixa” entre os dois traficantes surgiu quando Griselda mandou matar um dos homens de Escobar.

Ou seja, como dito, a relação real entre Griselda e Pablo Escobar é cercada por nuvens de fumaça, onde ninguém tem muita certeza de nada, além do fato de que os dois se conheciam e tinham alguma coisa.

CONFIRA Também: “Griselda” da Netflix quebra recorde no Rotten Tomatoes

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Instagram
Fechar