O aterrorizante monstro em ‘Underwater’ é mesmo o Cthulhu? Entenda de uma vez

Underwater, o longa-metragem de 2020 que propõe uma jornada claustrofóbica e tenebrosa nas profundezas do oceano, está fazendo um enorme sucesso na Netflix desde que estreou na semana passada. Sob a direção de William Eubank e estrelado por Kristen Stewart, o filme mergulha em um desastre submarino que traz à tona um monstro aterrorizante que muitos vem se perguntando se seria o famoso Cthulhu da mitologia de HP Lovecraft.

O Monstro de “Underwater” é Cthulhu?

Underwater monstro é cthulhu

A questionável identidade do monstro visto em Underwater provocou curiosidade e debates intensos entre fãs e entusiastas de Lovecraft.

No cerne desta discussão está a figura do protagonista mitológico Cthulhu, criado pelo autor H.P. Lovecraft em 1928. A semelhança aterrorizante do monstro do filme com a descrição da criatura literária inspirou diversas teorias. Contudo, foi a confirmação do diretor William Eubank que trouxe a resposta já esperada por alguns: a formidável entidade que assombra a tripulação do filme é, de fato, Cthulhu – o Grande Antigo que mora nas profundezas do oceano.

Cthulhu, um dos pilares da mitologia lovecraftiana, é retratado como um ser de proporções gigantescas e com uma característica cabeça de tentáculos, dotado de asas imensuráveis e capaz de induzir o medo cósmico àqueles que o veem.

O filme envolve também seres menores e bestiais que podem ser interpretados como os Profundos – outras criaturas lovecraftianas. O despertar destas criaturas no filme, é resultado das ações humanas, e tece uma metáfora sobre as repercussões da ganância e o impacto humano no mundo natural.

Esta temática ecoa a literatura de kaiju, onde monstros são frequentemente alegorias para os desastres ambientais e sociais causados pelas interferências humanas.

Cthulhu morre no final do filme?

No clímax da narrativa de Underwater, a personagem de Kristen Stewart, Norah Price, se sacrifica para conter a ameaça da criatura, mas apesar deste ato de heroísmo, Eubank destaca uma peculiaridade sobre Cthulhu: tratando-se de uma entidade divina, o sacrífico da personagem não adiantou de nada realmente já que a criatura não morreria tão facilmente.

Ou seja, apesar de apaziguar momentaneamente o monstro e dar tempo para seus companheiros de equipe salvarem suas vidas, Price não acabou para sempre com a vida da criatura que poderia retornar a qualquer momento.

No final do filme, a ameaça de Cthulhu e as incógnitas que o cercam permanecem, deixando espaço para futuras explorações cinematográficas neste universo.

CONFIRA Também: Underwater: Conheça o elenco estelar do suspense de ficção-científica que marca a semana da Netflix

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar