Após boicote dos estúdios, NBC cancela transmissão do Globo de Ouro

Transmissão do Globo de Ouro é cancelada após denuncias de que a associação não conta com um membro negro desde os anos 80.

Publicidade

Publicidade

2021 tem sido um ano de grandes emoções para a indústria cinematográfica: com a pandemia de coronavírus afetando as produções e o lançamento de inúmeros títulos dos grandes estúdios, diversos eventos da temporada de premiações tiveram que ser reagendados por meses, e as regras da maioria deles foram modificadas para atender uma gama ainda maior de filmes e séries. Pelo que tudo indica, os desafios de 2022 serão outros: as questões de diversidade.

O Globo de Ouro, uma das premiações mais famosas da temporada, que reconhece tanto filmes quanto produções para a TV, tem estado entre os assuntos mais comentados de hoje no mundo do entretenimento. O motivo: grandes conglomerados de mídia como a WarnerMedia, Amazon e Netflix confirmarem que irão boicotar a próxima edição do evento, que ocorrerá em 2022.

Publicidade

Tudo isso começou quando um escândalo recente expôs que a Hollywood Foreign Press Association (Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood) contava com pouquíssima diversidade entre seus membros: dos 87 cadastrados, nenhum deles é negro. Na última semana, a associação chegou a dizer que reformularia seu estatuto para que pudessem ter mais diversidade no grupo, mas parece que as medidas implementadas pela instituição ainda não foram satisfatórias.

Publicidade

Globo de Ouro Cancelado
Cartaz da campanha #TimesUpGlobes contra falta de diversidade na HFPA (Imagem: Reprodução/Instagram/Viola Davis).

Após o boicote de inúmeros conglomerados de mídia e streamings, chegou a vez da emissora norte-americana NBC confirmar que não exibirá o evento no próximo ano. A informação foi reportada através de uma nota concedida a impressa:

Nós continuamos a acreditar que a HFPA está comprometida com uma reforma significativa. Entretanto, mudanças dessa magnitude levam tempo e trabalho, e acreditamos fortemente que a HFPA precisa de tempo para fazer da maneira correta. Como tal, a NBC não exibirá o Globo de Ouro de 2022. Supondo que a organização execute seus planos, temos esperança de estar em posição de transmitir o show em Janeiro de 2023.

Publicidade

Publicidade

Tal como a NBC, as outras empresas que boicotaram o evento se posicionaram de forma crítica em relação à associação. “Não acreditamos que essas novas políticas propostas – particularmente sobre o tamanho e velocidade do aumento de sócios – irá enfrentar a diversidade sistêmica da HFPA e seus desafios de inclusão, ou a falta de princípios claros sobre como seus membros devem operar”, disse o executivo Ted Sarandos, chefe da Netflix. “Então nós estamos parando nossas atividades com a organização até que mudanças relevantes sejam feitas”.

Na última edição do evento, cuja cerimônia ocorreu em Fevereiro desse ano, três membros da associação subiram ao palco para falar sobre as mudanças: “Assim como no cinema e na televisão, a representatividade negra é vital. Nós devemos ter jornalistas negros em nossa organização, disse a vice-presidente Helen Hoehne durante seu discurso. “Isso significa criar um ambiente onde uma associação diversa seja a norma, não a exceção”, concluiu Ali Star, o presidente da HFPA.

CONFIRA Também:
GLOBO DE OURO 2021 | Confira a lista completa de vencedores

Após o boicote, é bastante provável que a HFPA reveja algumas regras do estatuto da premiação, já que com tantos boicotes a cerimônia acaba perdendo força no mundo do entretenimento. Novidades devem ser divulgadas em breve pela associação. Fiquem ligados aqui no Sobre Sagas para mais informações!

Fonte: TVLine

Arquiteto e Urbanista pós-graduando em Cenografia. Editor-Chefe e administrador do Sobre Sagas desde 2013. Apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin

Deixe seu comentário