Namor é um deus? Conheça a lenda da serpente emplumada, que deu origem ao personagem de Pantera Negra 2

Desde que o personagem dos quadrinhos Namor foi confirmado como o antagonista de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, os fãs da Marvel tem se questionado sobre a origem do personagem.

Apesar dos quadrinho introduzirem através de um novo viés, alguns espectadores ficaram intrigados com as origens mitológicas utilizadas pelo filme. Chamado por M’Baku de Deus Serpente Emplumado”, o personagem foi inspirado em uma entidade da mitologia Asteca. Confira o que se sabe:

Conheça o Deus Serpente Emplumado:

Namor Pantera Negra 2
Namor é inspirado em entidade da mitologia asteca (Imagem: Reprodução/Marvel/TW).

A princípio, a entidade era chamada de Quetzalcoatl.Deus Serpente Emplumado teve suas origens registradas no primeiro século a.C. Inicialmente, ele era cultuado pelos povos da América, e ícones do deus foram vistos por diversos locais do continente até o ano 900. d.C. Nas terras dominadas pelos astecas, ele também recebia os nomes de Gukumatz Kukulkan. Este último, inclusive, é citado em “Wakanda Para Sempre”.

Inicialmente, ele era conhecido como o deus do ar, do vento e do aprendizado. Em suas representações clássicas, ele era visto utilizando um “peitoral do vento”, joia feita através de uma concha. Posteriormente, este objeto foi utilizado por líderes religiosos da época e simbolizava as intempéries e a força da natureza.

Representação clássica do Deus Serpente Emplumado (Imagem: Reprodução/Molcci).

Entre os astecas, o deus era uma das divindades mais importantes do panteão mitológico da época, sendo patrono do sacerdócio. Em algumas regiões, contudo, ele também era conhecido como o Senhor do Sol. Em civilizações como Yucatán, um círculo com formas serpenteantes surgiam em volta do sol do meio-dia, e isso era tido pelos locais como um sinal enviado pelo deus.

Namor é um deus no MCU?

Agora, que você já conhece a lenda que deu origem ao personagem, deve estar se questionando: Namor é um deus no MCU?  Mesmo que se apresente como uma entidade quase mitológica pelo filme, o próprio personagem se descreve com um mutante – o que descarta, a princípio, suas origens divinas.

Namor Pantera Negra 2
Namor é introduzido como mutante no universo compartilhado (Imagem: Divulgação/Marvel).

Aqui, contudo, vale salientar  que Namor é tratado como uma verdadeira divindade pelo seu povo, e essa subserviência certamente teve origens históricas. Nesse sentido, também vale destacar que diversos detalhes do seu figurino também se apropriam de referências histórias que conectam sua origem à de Quetzalcoatl.  Sua leitura como o deus Kukulkan, entretanto, é tida apenas como uma adaptação histórica – e aqui, o personagem fica de fora do panteão de deuses da Marvel.

CONFIRA Também:
Filmes e séries que você DEVE assistir antes de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

Por fim, compartilhe conosco: O que achou de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”? Para ficar por dentro de tudo que envolve o filme, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar