Mickey Mouse já foi dono de Power Rangers e você não sabia

Power Rangers é uma franquia que existe há cerca de 30 anos, com a primeira temporada, Mighty Morphin Power Rangers, sendo a mais famosa de todas, principalmente por conta do público mais velho. Ao longo desses anos, o fãs viram os heróis coloridos com temáticas de carros, ninjas, animais, piratas e mais recentemente de volta ao dinossauros.

Power Rangers foi adquirida em 2018 pela Hasbro, que está fazendo um ótimo trabalho coma franquia. Não apenas a empresa continua a série de televisão, como também há histórias em quadrinhos e um especial de 30 anos estreará na Netflix em breve.

Contudo, a franquia Power Rangers passou por diversas mãos, começando pela Saban, e em seguida pela Disney.

A história dos Power Rangers

Power Rangers (Reprodução)
Power Rangers (Reprodução)

Como é sabido por muitos, Mighty Morphin Power Rangers é uma adaptação da série Super Sentai japonesa conhecida como Kyōryū Sentai Zyuranger. A ideia de adaptar a série japonesa para um versão norte-americana veio de Haim Saban, um magnata da mídia e dono da Saban Entertanment.

O sucesso do programa praticamente era garantido, afinal, tinha tudo o que crianças adoravam: dinossauros, vilões carismáticos, adolescentes com atitude, robôs gigantes lutando contra monstros gigantes, uniformes coloridos e muitas explosões. O sucesso gerou continuações como Zeo e Turbo.

Esse programas eram exibido na Fox Kids, um dos maiores canais de programação infantil dos 1990. Contudo, segundo o Collider, a Fox Family Worldwide foi comprada em 2001 junto com a Saban Entertainment. A Fox Family Worldwide se transformou na ABC Family Worldwide Incorporated, uma subsidiária da The Walt Daisney Company.

Com isso, o Mickey Mouse foi dono da Power Rangers entre 2001 e 2010. Durante esse tempo, a Fox Kids se tornou 4Kids, Power Rangers então foi transferido da ABC Family para o Jetix, que veio a se tornar o Disney XD.

A Era Disney dos Power Rangers

Power Rangers: RPM (Reprodução)
Power Rangers: RPM (Reprodução)

Porém, Wild Force ainda estava em exibição quando a Disney comprou a Fox Kids, e esta foi a última série clássica sob o comando da Saban. Então durante seu mandato, a Disney gerou as seguinte temporadas de Power Rangers: Ninja Storm, Dino Thunder, SPD, Mystic Force, Operation Overdrive, Jungle Fury e RPM.

Além disso, a produção de Power Rangers mudou de Los Angeles para a Nova Zelândia. Isso foi um trunfo para o programa, pois as novas locações tinham locais de filmagens mais alinhados com o que se via na série japonesa, além disso, havia uma ótima indústria visual.

Isso garantiu não apenas uma melhor qualidade na série, que se tornou um tipo de Blockbusters, como explosões maiores, melhores designs de monstros, melhor imagem dos heróis que pareciam coisa própria em vez de refeitos do Super Sentai.

A escrita dos episódios também teve uma melhora significativa, o que ajudou a expandir a tradição e também trazer de volta vários personagens antigos, como Tommy Oliver (Jason David Frank), e Dino Thunder.

Mas o tempo de Power Rangers na Disney estava chegando ao fim. A ideia era encerrar a franquia após Jungle Fury, mas por conta de um contrato com a empresa de brinquedos Bandai, nasceu a série pós-apocalíptica Power Rangers: RPM. Considerada uma das melhores e mais atraentes temporadas da série.

O fim da Era Disney e o começo da Era Neo-Saban

Power Rangers Samurai (Reprodução)
Power Rangers Samurai (Reprodução)

Logo depois de RPM em 2010, a ABC Family começou a reprisar os episódios de Mighty Morphin Power Rangers. Porém, Haim Saban não queria deixar a franquia morrer, e comprou ela de volta da Disney por $ 43 milhões, e com planos de lançar muito mais temporadas.

Em 2011, Power Rangers Samurai deu início a era conhecida como Neo-Saban, o programa foi exibido na Nickelodeon. Em 2017, o primeiro filme original para o cinema foi lançado e arrecadou US$ 142,5 milhões  em bilheteria.

A atual temporada de Power Rangers é Dino Fury, que está disponível na Netflix, em breve chegará a continuação, Cosmic Fury. No dia 19 de abril estreia o especial Power Rangers: Agora e Sempre, que traz de volta personagens da primeira temporada.

Sergio ScarpaFormado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.
Fechar