MCU | Por que o nome do Soldado Invernal não mudou para Lobo Branco?

Ao término de Falcão e o Soldado Invernal, o nome do Falcão muda completamente para Capitão América. Entretanto, o do Soldado Invernal continua igual, não mudando para Lobo Branco. Por quê? Descubra a seguir.

No final do último episódio da série Falcão e o Soldado Invernal (2021), um detalhe pegou muitos fãs de surpresa: a mudança do nome da série para Capitão América e o Soldado Invernal. Afinal, Sam Wilson (Anthony Mackie) já não é mais o Falcão, e sim o novo Capitão América. Entretanto, muitos fãs se questionaram: e por que o nome do Soldado Invernal (Sebastian Stan) não mudou para Lobo Branco?

Afinal, assim como Sam, Bucky Barnes passou por todo um processo de desconstrução e mudança ao longo da primeira temporada da série. Tanto é que, no último episódio, ele zerou a lista de famílias para quem precisava contar a verdade e pedir desculpas por ter matado alguns parentes delas enquanto estava sob a influência da HYDRA.

Além disso, Bucky também passou por vários anos de terapia e de tratamento em Wakanda. Lá, ele inclusive conseguiu se livrar do código de ativação, uma sequência de palavras que fazia com que ele se submetesse, como Soldado Invernal, às ordens de qualquer pessoa que o conhecesse. Na série, Barão Zemo (Daniel Brühl) até mesmo tenta usar o código, mas este não tem mais efeito em Bucky Barnes.

O Soldado Invernal vai se tornar o Lobo Branco?
O Soldado Invernal vai se tornar o Lobo Branco?

Diretora da série explica o motivo

A diretora da série, a canadense Kari Skogland, explicou recentemente, numa entrevista ao Fandom, o motivo de Bucky Barnes não ter seu nome mudado no Marvel Cinematic Universe (MCU).

Skogland começou afirmando que a decisão de onde/quando incluir a mudança do nome da série aconteceu apenas nos instantes finais da produção, na etapa de pós-produção. Ou seja, todos os episódios já estavam gravados quando ela e sua equipe resolveram incluir no season finale o novo título.

O momento em que decidimos fazer aquilo foi na verdade durante o processo de pós-produção […]. Ficou evidente, depois que nós vimos os seis episódios — o que não aconteceu até janeiro/fevereiro, quando já havíamos terminado a edição e encaixado todas as peças no quebra-cabeças — aí ficou bastante óbvio que era ali que queríamos colocar [o novo nome], imediatamente após o fim dos eventos da série. E então pronto: Capitão América.”

Nesse ponto da conversa, o entrevistador do Fandom pergunta a Skogland por que ela e sua equipe também não mudaram o nome de Bucky Barnes de Soldado Invernal para Lobo Branco. Ao que a diretora responde que não pode entrar em muitos detalhes, mas que, “em se tratando de Soldado Invernal, há ainda mais coisas por vir“.

Ou seja, o personagem Soldado Invernal vai ser ainda mais aprofundado no MCU antes de enfim se tornar Lobo Branco.

Qual o destino de Bucky Barnes no MCU?

Dentre todas as produções já anunciadas pela Marvel Studios, não há nenhuma focada exclusivamente em Bucky Barnes. Portanto, é difícil de acreditar que o personagem ganhará uma série ou um filme próprios, ao menos nos próximos dois anos.

Entretanto, agora que mudou de nome, há uma grande chance de a série Capitão América e o Soldado Invernal  ganhar uma segunda temporada. Nesse caso, enquanto a primeira temporada explorou a transição de Falcão para Capitão América, na segunda poderemos ver o Soldado Invernal se transformando em Lobo Branco.

Outra possibilidade é a de que Bucky Barnes tenha participações marcantes em outras produções do MCU. Como no já anunciado filme Capitão América 4. Afinal, os atores Anthony Mackie e Sebastian Stan têm bastante químicas juntos, e seria uma decepção a Marvel não explorar mais disso em tela.

Ou ainda, quem sabe, uma participação em Pantera Negra: Wakanda Forever, uma vez que parte da história do Soldado Invernal tem relação com Wakanda.

Mas por que “Lobo Branco”?

Em alguns episódios da série Falcão e o Soldado Invernal, alguns personagens já se referem a Bucky Barnes como “Lobo Branco”. Ele aparentemente ganhou esse nome após o tratamento em Wakanda, já que a própria Ayo (Florence Kasumba), subcomandante das Dora Milaje, chama ele assim.

Entretanto, nos quadrinhos da Marvel, o Soldado Invernal não acaba se tornando o Lobo Branco em momento nenhum. Na verdade, Lobo Branco é um personagem completamente à parte. Ele fez sua primeira aparição no quadrinho Black Panther (Vol 3) #4, de dezembro de 1998.

Nas HQs, o “Caçador”, nome original do Lobo Branco, cai em Mohannda, país fictício ao norte de Wakanda. Apesar de os habitantes de Wakanda suspeitarem dos interesses do personagem pela cor de sua pele, ele acaba amando Wakanda. Por conta disso, ele até mesmo é adotado pelo rei T’Chaka e se torna o Líder da Polícia Secreta do país. A partir desse ponto, ele passa a usar o nome “Lobo Branco”.

No MCU, parece que a Marvel juntou as histórias de Caçador e Bucky Barnes, fazendo com que o Soldado Invernal lentamente se transformasse no Lobo Branco. Se ele seguir o mesmo arco de desenvolvimento que nos quadrinhos, possivelmente veremos em breve Bucky Barnes usando o nome Lobo Branco e assumindo o posto de líder — ou de agente — da Polícia Secreta de Wakanda.

Fontes: Fandom e Marvel Fandom

Redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês pela PUCPR. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, cinema, televisão e gatos.

Deixe seu comentário