Matrix: Ressurrections | Por que Morpheus ganhou uma nova versão?

Desde o lançamento do trailer do novo Matrix especulações sobre a nova versão de Morpheus estão em alta. Veja o que sabemos sobre o assunto.

Publicidade

Publicidade

Essa semana o tão esperado trailer de Matrix 4: Ressurrections foi lançado mundialmente e um fator envolvendo o icônico personagem Morpheus acabou surpreendendo muitos fãs.

Acontece que no renascimento da franquia, não será o ator Lawrence Fishburne a assumir o papel, e sim o ator Yahya Abdul-Mateen II (Watchmen/Candyman) que é mais jovem até mesmo do que Fishburne na primeira trilogia de Matrix. Com esse fato, a pergunta que rondou a mente de quem está ansioso pelo novo filme é: por que ressurgir com um Morpheus mais jovem?

Publicidade

Muitas especulações tem sido feitas na internet, e várias teorias surgiram desde que a Warner revelou o trailer do filme e a seguir você confere as com maior potencial de estarem corretas.

Publicidade

Laurence Fishburne não foi convidado para Matrix: Ressurrections

laurence-fishburne-morpheus

O não convite a Laurence Fishburne para retomar seu papel em Matrix não é uma teoria e sim um fato.

Publicidade

Publicidade

Quando os boatos de uma sequência da franquia começaram a pipocar, inicialmente acreditou-se que novos personagens seriam criados para a série. Porém, quando se confirmou que o novo Matrix teria em seu elenco Keanu Reeves Carrie-Anne Moss, também se esperava que Fishburne retornaria ao projeto, mas não foi isso que aconteceu.

Quando perguntado se estaria no quarto filme da franquia, Laurence fez questão de dizer que além de não ter sido convidado para participar da sequência, até aquele momento não sabia o porquê disso.

Com isso, espera-se que a criadora Lana Wachowski realmente tenha tido um bom motivo para, além de não escalar o ator, ainda tenha entregado seu personagem a outro.

Morpheus mais jovem é essencial para a retomada da série

morpheus matrix 4

Começando a explorar as teorias, uma das mais populares (e aposta do Screenrant) é que a reformulação do personagem mais jovem é um ponto absoluto na nova história da franquia. Ou seja, é essencial que Morpheus tenha menos idade do que quando surgiu na série lá em 1999.

A teoria é reforçada pelo fato de que tanto o Neo de Keanu Reeves quanto Trinity de Carrie-Anne Moss não tiveram nenhum problema com suas quase duas décadas de envelhecimento para retornarem a seus papéis. Além disso, o trailer deixa claro que a reinicialização de Neo fora da simulação novamente se dará pelas mãos de Morpheus, com a mesma cena de luta no dojo do primeiro filme, sendo reprisada.

Publicidade

Publicidade

Dessa forma, é quase certo que Morpheus precisou ser rejuvenescido por uma necessidade da história.

Origem do personagem

origem morpheus matrix 4

Essa mesma teoria acredita que o mais provável é que o novo filme finalmente revele a origem de Morpheus, ou seja, de que forma ele conseguiu sair da simulação e descobriu o mundo real controlado pelas máquinas.

Sendo assim, é possível que uma reinicialização do personagem acabe acontecendo, ainda que para os fãs possa não ser tão interessante acabar apagando o Morpheus eternizado por Laurence Fishburne.

As “ressurreições” do título

Como você já sabe, o título do novo Matrix pode ser traduzido como “Ressurreições”, que no caso indica que de alguma forma, os personagens que acreditávamos estarem mortos ao final do terceiro filme (Trinity e Neo), acabaram sendo revividos.

Pois isso também pode ser aplicado a Morpheus ainda que no fim da trilogia o personagem tenha permanecido vivo. Acontece que, entre os anos de 2005 e 2009 uma outra produção de Matrix menos conhecida do público macro da série, acabou entrando no cânone da história.

Publicidade

Publicidade

“Matrix Online” foi um jogo no estilo RPG que acabou servindo de sequência após o encerramento da trilogia cinematográfica, e é justamente nele que pode estar escondida a resposta para a reinicialização de Morpheus.

No jogo, após o sacrifício de Neo, Morpheus tenta recuperar seu corpo junto as máquinas, no entanto, nunca consegue. Com isso, o personagem inicia uma nova missão para enfim revelar a simulação da Matrix para toda a humanidade. Alcançando seu objetivo, a humanidade acaba não aceitando bem o mundo real, e entra em uma histeria coletiva.

Com esse e mais problemas, as máquinas acabam criando um novo programa para deter Morpheus que por fim, acaba realmente tirando a vida do personagem.

Por se tratar de uma história canônica, ou seja, que foi assumidamente como parte integral da história da franquia, é de se esperar que essa seja a explicação lógica a ser dada no próximo filme. Mas claro que, para quem não jogos “Matrix Online”, o filme precisará abordar a questão da morte de Morpheus antes de o fazer “ressuscitar” em uma forma mais jovem.

“Matrix: Ressurections” estreia nos cinemas mundiais e no HBO Max em 22 de dezembro de 2021.

Confira o trailer de “Matrix 4: Ressurrections”

Publicidade

Publicidade

CONFIRA Também:

Eternos | Equipe de heróis ganha destaque em novas imagens promocionais

E você, o que acha que será a história do novo Morpheus em “Matrix 4”? Você curtiu as mudanças do personagem? Conta para a gente aqui nos comentários ou nas redes sociais do Sobre Sagas.

Fonte: ScreenRant

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário