Gostou de “Memórias de uma Gueixa”? Então você PRECISA assistir essa nova série PERFEITA da Netflix

O mundo das gueixas sempre despertou o interesse do ocidente já que, para quem conhece minimamente esse modo de vida, sabe que ele é envolto em mistérios e misticismo. O filme Memórias de Uma Gueixa (2005) jogou um pouco de luz sobre essa profissão milenar nativa do Japão, e agora a série Makanai: Cozinhando Para a Casa Maiko promete dar ainda mais amplitude para o assunto.

Lançada nessa quinta-feira (12) na Netflix, o programa de 9 episódios do streaming, é liderado pelo japonês Hirokazu Kore-eda.

Nele, o público retornará à uma casa de aprendizes de gueixa em Gion, porém, dessa vez não exatamente a profissão das gueixas estará em foco, mas sim a de uma jovem cozinheira.

Ficou curioso(a)? Então confira abaixo todos os detalhes sobre Makanai: Cozinhando Para a Casa Maiko e porque essa deve ser a próxima série Netflix na sua lista.

Sinopse de Makanai: Cozinhando Para a Casa Maiko

makanai cozinhando para a casa maiko

Kiyo (Nana MoriSumire (Natsuki Deguchisão adolescentes de 16 anos que deixam sua cidade natal com destino à Kyoto, com o objetivo de estudar para se tornarem gueixas.

Na casa mayko em que são recebidas, ambas iniciam seu treinamento, porém, enquanto Sumire demonstra um talento natural para todas as atividades referentes à uma mayko (estudante de gueixa), Kiyo mal consegue completar as lições mais simples.

Dessa forma, Kiyo é avisada de que não possui vocação para a profissão, e por isso deve retornar á sua casa na zona rural do país.

Pronta para voltar pra casa com essa grande decepção, a jovem garota acaba recebendo uma nova chance logo após demonstrar sua grande habilidade na cozinha.

Assim, Kiyo se torna a makanai (cozinheira) da casa mayko, encontrando emoções que nem imaginava com essa nova profissão.

Sobre a série

Makanai: Cozinhando Para a Casa Maiko é uma série baseada no famoso mangá escrito por Aiko Koyama, “Kiyo in Kyoto: From the Maiko House”.

A HQ japonesa começou a ser publicada em 2016, e fez um sucesso tão grande na Ásia que em 2021 ganhou sua primeira adaptação para telas em formato anime.

Nunca alheia às tendências mundiais, no mesmo período a Netflix começou a desenvolver sua própria série live-action, escalando o vencedor da Palma de Ouro, Hirokazu Kore-eda, para ser o showrunner.

A série faz parte do projeto do streaming para alargar sua presença no Japão nos próximos anos.

Makanai: Cozinhando Para a Casa Maiko tem 9 episódios em sua primeira temporada, e além de Mori Deguchi, a série também tem no elenco as atrizes Aju Makita, Mayu Matsuoka, Ai Hashimoto, Takako Tokiwa e Keiko Matsuzaka.

Por que você precisa assistir Makanai: Cozinhando Para a Casa Maiko?

se-voce-gostou-de-memorias-de-uma-gueixa-voce-precisa-assistir-essa-nova-serie-perfeita-da-netflix

Memórias de Uma Gueixa foi um marco do cinema no sentido de apresentar ao grande público os bastidores por trás da vida de gueixas.

Makanai: Cozinhando Para a Casa Maiko também deve dar ao espectador uma visão ampla sobre essa profissão milenar, porém, ao contrário do filme de 2005, aqui as coisas devem acontecer de maneira mais leve, e o foco é a amizade e não o amor romântico.

Logo no início da série conhecemos os fortes laços que unem Kiyo Sumire, que apesar de não terem o mesmo sangue, agem quase como se fossem irmãs.

Ao longo dos episódios, percebemos que as duas garotas são levadas por caminhos diferentes, mas de uma forma belíssima, continuam se apoiando em tudo.

A série também trabalha muito bem com seu elenco secundário, que traz para a trama dramas relevantes, incluindo a busca por seu lugar no mundo, vocação, divergências em opiniões familiares, e de uma forma impressionante, o apoio e acolhimento entre mulheres.

Em comparação, é como se Makanai: Cozinhando Para a Casa Maiko, assumisse um tom muito mais realista e sensível do que Memórias de Uma Gueixa. Aqui não existem grandes vilões ou heroínas, e sim pessoas bastante comuns que erram e acertam todos os dias.

A inveja, tão comum em tramas sobre gueixas, não tem tanto lugar aqui, e considerando o grande senso de família demonstrado entre as mulheres de uma mesma casa, esse é um acerto e tanto.

Dessa forma, não, não espere dramas explosivos e simplistas, com meninas se digladiando para provar quem é a melhor. A narrativa aqui prefere trabalhar as dificuldades pessoais de cada um e suas inspirações, ao invés de se deixar levar por clichês que durante anos marcaram a rivalidade entre mulheres.

Em resumo, Makanai: Cozinhando Para a Casa Maiko é um drama de costumes, que encontra sua força em tramas simples do cotidiano, que mesmo em uma cultura diferente, farão com que parte do público se identifique.

CONFIRA Também:

Assinantes da Netflix estão com opiniões divididas sobre “Caleidoscópio”. A série é boa ou não? Confira!

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar