“Machos Alfa” gera polêmica ao discutir papéis de gênero: “ferramenta pra destruir o homem”? Entenda!

Em termos gerais, é evidente que os filmes e séries de comédia têm um objetivo em comum: divertir o público. Aqui, contudo, não é possível ignorar o papel da arte como elemento que conscientiza a sociedade. Nesse sentido, a comédia Machos Alfa” traz uma série de debates importantes.

A princípio, a premissa da série já antecipa alguns debates interessantes: a comédia acompanha um grupo de quarentões que, acostumados com os padrões de masculinidade do passado, encontram dificuldades em se encaixar em um mundo de mulheres empoderadas.

Acontece que, a medida que a série agrada parte do público ao estabelecer uma ótica dinâmica e divertida sobre o assunto, a produção também desagrada quem desconfia do seu principal preceito. Entenda melhor a polêmica a seguir:

Por que “Machos Alfa” tem gerado polêmicas?

Machos Alfa
Série tem irritado público por discutir questões de gênero (Imagem: Divulgação/Netflix).

A princípio, sabe-se que todo o enredo central de Machos Alfa” se embasa em um preceito: a ideia de que o homem precisa mudar. Aqui, inclusive, a série apresenta essa mudança como imperativa – já que a mulheres ocupam, cada vez mais, espaços de poder e não pretendem retroceder.

Por esse motivo, a série tem sido analisada como progressista demais por parte do público – principalmente entre aqueles que não a assistiu. Nas redes sociais, usuários criticam a série pelas suas mensagens e divergem acerca do que significa “ser homem”:

“Mais uma ferramenta pra destruir o homem, ridiculariza, diminui, o tira do propósito de Deus, série com diálogo de baixo calão, se aproxima do obsceno”, argumenta uma usuária do Facebook. “Triste saber que mulheres admiram os homens mostrados nessa série“, conclui.

Série apresenta homens em processo de desconstrução (Imagem: Divulgação/Netflix).

Aqui, contudo, faz-se necessário uma ressalva: engana-se quem pensa que Machos Alfa” é uma série sobre desconstrução sistêmica do modelo patriarcal. Pelo contrário: a série opta por uma abordagem bastante didática e divertida. Não há imposições. São apenas quatro homens que, insatisfeitos com seus papeis, tentam se adaptar nesse novo universo.

Exatamente nesse ponto que Machos Alfa” faz pequenas críticas aos padrões de masculinidade de forma sempre engraçada e pouco agressiva. É claro que, como dito anteriormente, a produção não se exime de fazer críticas sociais acerca do que é ser homem.

É claro que, em alguns pontos, é comum – e até esperado – que a série encontre dificuldades em ser aceita pelo público mais tradicional. O que se apresenta, contudo, é um mero retrato da realidade. Os padrões de masculinidade estão mudando em tempo recorde, e quem não escolhe fazer como os protagonistas e tentar se atualizar, corre o risco de ficar para trás.

Assista ao trailer da série:

CONFIRA Também:
Por que “Machos Alfa”; se destaca na Netflix? Os maiores 5 acertos da série de comédia

Por fim, queremos saber: o que você acha da forma como Machos Alfa” discute papéis de gênero? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais. Para ficar por dentro de tudo que envolve a série, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar