Loki | Teoria: Lady Loki não é a grande vilã da série; confira os motivos!

Apesar de Lady Loki ter sido tratada como a grande vilã da série Loki, uma teoria sugere que as coisas não são bem assim...

Publicidade

Publicidade

Sophia Di Martino como "Lady Loki" em novo pôster (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Uma das personagens introduzidas ao Marvel Cinematic Universe com a série Loki é a até então misteriosa Lady Loki, interpretada pela atriz Sophia Di Martino. Entretanto, embora ela seja representada na série como a grande vilã da trama, uma teoria baseada nos dois primeiros episódios nos leva a crer que Lady Loki não é realmente uma vilã.

Nesta matéria do Sobre Sagas, você descobre que motivos são esses que sugerem que Lady Loki não é a verdadeira vilã da trama e quem poderia ser, de fato, o(a) principal antagonista.

Lady Loki pode não ser a verdadeira vilã da série

Publicidade

No final do primeiro episódio de Loki, Mobius M. Mobius (Owen Wilson) revela a Loki (Tom Hiddleston) que a Autoridade de Variação Temporal está caçando uma variante do Deus da Mentira que está causando não só a morte de diversos agentes, mas também variações em diversas linhas temporais. Já no final do segundo episódio, a teoria de que a variante em questão era uma versão feminina de Loki se confirmou: Lady Loki, como vem sido chamada pelos fãs, bombardeou a Linha do Tempo Sagrada e de quebra ainda separou Loki de Mobius e dos demais agentes da AVT.

Publicidade

Mesmo tendo aparecido de fato apenas nos instantes finais do segundo episódio, que foi ao ar na quarta-feira da semana passada, Lady Loki já deu o que falar. Além da teoria de que ela não é a grande vilã, que vamos explorar mais a fundo nesta matéria, há ainda uma outra teoria que sugere que a personagem interpretada por Sophia Di Martino é, na verdade, Sylvie Lushton, a Enchantress.

Publicidade

Publicidade

A seguir, você confere alguns motivos que corroboram com a hipótese de que Lady Loki não é a grande vilã da trama de Loki.

O único alvo de Lady Loki é a Autoridade de Variação Temporal

A Autoridade de Variação Temporal nos quadrinhos (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)
A Autoridade de Variação Temporal nos quadrinhos (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Até o presente momento, Lady Loki (ou seja lá quem for ela) só atacou um alvo: a Autoridade de Variação Temporal. Ainda não vimos a suposta vilã atentando contra outros alvos que não os “Homens-Minuto”, uma espécie de polícia controlada pela AVT (e subordinada, portanto, aos Guardiões do Tempo).

No final do primeiro episódio, por exemplo, Lady Loki causa um variação temporal para atrair um batalhão da AVT e incendeia a todos. O objetivo era pegar mais uma das cargas de reset da agência, já com o intuito de colocar o plano verdadeiro em ação: bombardear a Linha do Tempo Sagrada, como ela fez no segundo episódio. Segundo episódio, aliás, que já começa com Lady Loki descendo o sarrafo em diversos agentes da AVT ao som de Holding Out For A Hero, canção de Bonnie Tyler.

Mas apenas o fato de ela atacar e matar agentes da AVT já não faz dela uma vilã? Depende do ponto de vista. Ainda sabemos muito pouco sobre a Autoridade de Variação Temporal, e menos ainda a respeito dos Guardiões do Tempo. Caso a AVT e os Guardiões sejam os verdadeiros vilões da trama, Lady Loki estaria, na verdade, fazendo uma boa ação ao combatê-los. É aquela velha máxima de Malcom X: não se pode confundir a reação do oprimido com a violência do opressor.

Lady Loki não mata todos os agentes

Sasha Lane como C-20 no segundo episódio de Loki (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)
Sasha Lane como C-20 no segundo episódio de Loki (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Embora Lady Loki desça o sarrafo em diversos Homens-Minuto ao longo dos dois primeiros episódios de Loki, a personagem parece não matar todos eles. Afinal, ela não matou C-20, a agente que ela capturou na luta no início do segundo episódio.

Publicidade

Publicidade

A intenção dela com C-20 era apenas uma: a de descobrir a verdadeira localização dos Guardiões do Tempo. O que ela conseguiu, já que a agente revela a Mobius, no final do segundo episódio, que ela acabou soltando a informação a Lady Loki.

O fato de Lady Loki ter deixado C-20 viva abre espaço para alguns questionamentos. Será que Lady Loki não a matou apenas porque os agentes da AVT chegaram em seu esconderijo antes que ela o fizesse? Ou será que ela não é a assassina de sangue frio que a agência vem pintando até então?

Além disso, C-20, depois do contato com Lady Loki, ficou extremamente perturbada. O que a “vilã” mostrou a ponto de deixá-la daquele jeito? Uma possibilidade é ela ter mostrado justamente a verdadeira natureza da AVT e do Guardiões do Tempo. O que despertou na agente uma profunda crise existencial.

Lady Loki permitiu que Loki a seguisse

Loki instantes antes de entrar no portal atrás de Lady Loki (Imagem: Reprodução/Disney+)
Loki instantes antes de entrar no portal atrás de Lady Loki (Imagem: Reprodução/Disney+)

No final do segundo episódio, depois de bombardear diversas realidades com cargas de reset, Lady Loki abre um portal, cujo destino ainda é desconhecido, e desaparece. Porém, ela deixa o portal aberto por tempo suficiente para que Loki a seguisse. Assim que o Deus da Trapaça resolve entrar nele, o portal se fecha imediatamente, deixando Mobius e outros agentes da AVT para trás.

Nós já explicamos nesta outra matéria o porquê de Loki ter entrado no portal. Entretanto, ainda não sabemos por que Lady Loki permitiu que ele entrasse. Mas já podemos teorizar sobre: Lady Loki possivelmente deixou Loki entrar no portal já planejando revelar os seus verdadeiros planos para o personagem de Tom Hiddleston. E uma das coisas que ela pode revelar pode ser justamente a verdadeira natureza da AVT e dos Guardiões do Tempo.

Há ainda várias questões a respeito dos Guardiões do Tempo

Representação dos Guardiões do Tempo na série Loki (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)
Representação dos Guardiões do Tempo na série Loki (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)
Publicidade

Publicidade

O principal alvo de Lady Loki não parece ser apenas a Autoridade de Variação Temporal. A agência parece ser apenas um empecilho para que a personagem atinja o seu verdadeiro alvo: os Guardiões do Tempo.

O problema é que sabemos ainda menos sobre os Guardiões do Tempo do que sabemos sobre Lady Loki e sobre a AVT. Já teorizamos anteriormente aqui no site que os Guardiões do Tempo podem ser os verdadeiros vilões da trama — ou que eles sejam, na verdade, uma simples fachada para outro vilão. Mephisto? Pesadelo? Quem sabe…

Os Guardiões do Tempo são os responsáveis por determinar e proteger a Linha do Tempo Sagrada. Mas quem deu a eles este poder? E se o final para o universo escolhido por eles não for bom? O papo de utilizarem a AVT para garantir a ordem no Multiverso pode ser apenas uma desculpa para que eles continuem no poder, eliminando todos os variantes que tentarem se opor a eles. Nesse caso, Lady Loki também estaria fazendo uma boa ação ao confrontá-los.

 

Mas e você, o que acha dessa teoria envolvendo Lady Loki? Acredita que ela realmente não é a grande vilã da trama? Também desconfia das ações da Autoridade de Variação Temporal e dos Guardiões do Tempo? Pois conta para a gente aí nos comentários!

Publicidade

Publicidade

Além disso, fique sempre ligado(a) aqui no Sobre Sagas para mais matérias e notícias sobre suas séries e filmes favoritos!

Fontes: Disney+, Marvel Cinematic Universe Fandom e Screen Rant

Redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês pela PUCPR. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Gosta de poesia, literatura, cinema, televisão e gatos.

Deixe seu comentário