Loki | O que é a ‘Autoridade de Variação Temporal’?

Descubra o que é, quando surgiu e como funciona a Autoridade de Variação Temporal, organização que vai ter um papel fundamental em Loki, próxima grande série do Marvel Studios.

Publicidade

Publicidade

Conforme o mês de junho de 2021 vai se aproximando, os fãs das produções do Marvel Studios vão ficando cada vez mais apreensivos para a estreia da série Loki, prevista para chegar ao Disney+ no dia 09 de junho. Mas será que você já sabe o que é a Autoridade de Variação Temporal, instituição que vai ter um papel fundamental para a trama de Loki?

Caso você ainda não saiba, pode ficar tranquilo(a): nós, do Sobre Sagas, preparamos esta matéria completa explicando o que é, como surgiu e qual vai ser a relevância da Autoridade de Variação Temporal no enredo da série Loki! Confira!

Conheça mais sobre a Autoridade de Variação Temporal, organização que aparecerá na série Loki
Conheça mais sobre a Autoridade de Variação Temporal, organização que aparecerá na série Loki

O que é a Autoridade de Variação Temporal?

Publicidade

Embora seja uma novidade no Marvel Cinematic Universe (MCU), a Autoridade de Variação Temporal já é bastante antiga nos quadrinhos da Marvel. Sua primeira aparição aconteceu na edição #371 da HQ do Thor, lançada em setembro de 1986.

Publicidade

A Autoridade de Variação Temporal (AVT) é uma organização responsável por cuidar de diversas realidades do Multiverso, garantindo que outras entidades não acabem alterando o futuro ou o passado, causando confusão na linha temporal do universo. Além disso, nos quadrinhos, a AVT tem poder para punir — e até acabar com — realidades que tenham potencial para ameaçar o Multiverso.

A Autoridade de Variação Temporal nos quadrinhos (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)
A Autoridade de Variação Temporal nos quadrinhos (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)
Publicidade

Publicidade

Não é atoa que a AVT aparecerá justamente numa série com um dos personagens mais famosos dos quadrinhos do Thor, Loki, interpretado no MCU por Tom Hiddleston. Como comentamos, a primeira aparição da Autoridade é justamente num quadrinho do Deus do Trovão, em que ele ajuda o personagem Paz Justiça a voltar ao século 20 para impedir as ações do assassino Zaniac. Paz Justiça só foi capaz de voltar no tempo graças à autorização da AVT.

Além disso, a AVT também é bastante conhecida pela burocracia, como já vimos em algumas cenas dos trailers e teaser divulgados pelo Marvel Studios. Outro detalhe importante é que, nos quadrinhos, os agentes da AVT são criados artificialmente e não possuem rosto nos cargos mais baixos. Por serem seres artificiais, o trabalho deles na Autoridade é por toda a vida.

Qual vai ser a relevância da AVT na série do Loki?

A AVT vai aparecer na série do Loki com um objetivo bastante claro. Ela fará com que o Deus da Trapaça conserte a confusão temporal que ele causou ao usar o Tesseract para escapar da prisão nos eventos de Vingadores: Ultimato (2019).

Para isso, um dos integrantes mais famosos da Autoridade vai ser designado para a missão:  Mr. Mobius M. Mobius (Owen Wilson), mais conhecido nos quadrinhos como “Moby“. Ele vai ser o responsável por guiar Loki pelo Multiverso, consertando os problemas causados em diferentes linhas temporais pela fuga dele da prisão.

Tom Hiddleston como Loki e Owen WIlson como Mobius M. Mobius na série Loki
Tom Hiddleston como Loki e Owen WIlson como Mobius M. Mobius na série Loki (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Um detalhe interessante é que Moby, nos quadrinhos, também é destacado para uma missão bastante emblemática: punir o Quarteto Fantástico num dos arcos da HQ após o grupo quebrar algumas das leis da AVT. Será que o personagem de Owen Wilson pode ser usado como um gancho para introdução do Quarteto Fantástico no MCU?

Publicidade

Publicidade

Além disso, nos quadrinhos, é comum que a AVT contrate mercenários para a realização das missões mais perigosas. Como foi o caso do já mencionado Paz Justiça. E como também pareça ser o caso da série Loki, em que a Autoridade usará o Deus da Trapaça para consertar os problemas que ele mesmo causou.

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Autoridade de Variação Temporal? Que outro personagem ou conceito dos filmes e séries da Marvel você gostaria que ganhasse uma matéria no Sobre Sagas? Pois conta para a gente aí nos comentários!

Além disso, não se esqueça de ficar sempre ligado aqui no site para ter acesso às principais notícias e matérias de suas séries e filmes favoritos!

Fonte: Marvel Fandom e Disney+

Redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês pela PUCPR. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Gosta de poesia, literatura, cinema, televisão e gatos.

Deixe seu comentário