Listas | 10 melhores filmes baseados em quadrinhos já lançados

Veja 10 dos melhores filmes baseados em quadrinhos lançados fora do MCU e DCEU, incluindo alguns que talvez você não saiba que tem origem em HQs.

Publicidade

Publicidade

filmes baseados em quadrinhos

Com a ascensão de Marvel e DC nos cinemas, se tornou muito comum assistir a filmes baseados em quadrinhos de super-heróis. Porém, fora desses dois universos (ou pelo menos com personagens menos conhecidos) também há inúmeras obras de qualidade e hoje nós trazemos uma lista dos 10 melhores filmes baseados nos quadrinhos que não fazem parte do MCU ou DCEU.

É bem possível que você já tenha assistido algumas das produções aqui listadas e nem saiba que elas foram baseadas em HQs.

Publicidade

Sendo assim, considere esse artigo como um convite para rever alguns desses filmes, e prestar atenção naquelas cenas que claramente saíram de alguma página de “gibi”. Vamos lá!

Publicidade

300 (2006)

Talvez você não soubesse que o icônico “300”, apesar de se inspirar nas lendas dos guerreiros de Sparta, é na verdade baseado em uma série de HQs criada por Frank Miller, o mesmo criador dos quadrinhos de “Batman: O Cavaleiro das Trevas Retorna”.

Publicidade

Publicidade

Contando a história de como um grupo de 300 guerreiros espartanos lutou contra um exército milhares de vezes mais numeroso e um ‘homem-deus’, o filme foi muito bem recebido pela crítica e pelo público em sua época de lançamento.

E após saber que ele é inspirado em quadrinhos, é visível como o diretor, Zack Snyder, conseguiu mover as cenas das páginas para a tela perfeitamente, não é!?

O filme está atualmente disponível na Netflix.

Hellboy (2004)

Com certeza você já sabia que “Hellboy” foi inspirado em HQs, certo? Seu criador é o quadrinista Mike Mignola e os quadrinhos são publicados pela editora Dark Horse.

Mas, e o filme lançado em 2004, será que você deu a devida atenção para essa obra super bem feita?

Publicidade

Publicidade

Com uma direção impecável de Guillermo Del Toro (O Labirinto do Fauno/ A Forma d’Água) esse filme adapta de forma muito fiel os quadrinhos do ‘homem demônio’, tem uma escalação de elenco incrível e um roteiro muito bem amarrado, ritmado e bem feito. É o tipo de filme que vale rever depois de alguns anos para apreciar a qualidade da obra.

Blade

“Blade: O Caçador de Vampiros” foi basicamente a primeira série de filmes baseados em quadrinhos da Marvel a ter um sucesso estrondoso de público.

Protagonizado por Wesley Snipes, tanto o primeiro filme quanto suas sequências resultaram em uma ótima mistura de ação e terror, popularizando as franquias de super-heróis que realmente viriam com tudo no cinema a partir do início dos anos 2000.

Grande obra, que merece ser revistas com olhos mais atentos antes de seu remake programado para ser lançado nos próximos anos.

O Procurado (2008)

Angelina Jolie, James McAvoy e Morgan Freeman estrelam esse filme baseado em quadrinhos de Mark Millar e JG Jones.

Publicidade

Publicidade

Na história, Wesley Gibson não vê mais sentido em sua vida horrível após a morte de seu pai. Tudo muda quando uma mulher misteriosa aparece e oferece a ele a chance de entrar em uma sociedade secreta que pode ajudá-lo a se vingar.

Divertido e com ação do começo ao fim, o filme foi um sucesso de crítica e público e atualmente está disponível na Netflix.

Marcas da Violência (2005)

Um dos grandes filmes do diretor David Cronenberg (Mapas para as Estrelas / Cosmopolis), “Marcas da Violêcia” é inspirado em um quadrinho de mesmo nome, que não tem super-heróis em seu enredo.

Na história, um pai de família de uma cidade pequena acaba impedindo um assalto e por isso é levado a relembrar uma parte sombria de seu passado.

O filme foi indicado em duas categorias do Óscar 2006 e está disponível atualmente no Globoplay.

O Corvo (1994)

Publicidade

Publicidade

Apesar de seus bastidores trágicos, “O Corvo” protagonizado por Brandon Lee, é tido como uma ótima adaptação da HQ de mesmo nome do escritor James O’Barr.

Na história, o músico Eric Draven é assassinado junto com sua noiva na noite anterior ao Halloween. Um ano depois, ele volta dos mortos guiado por um corvo para se vingar de seus assassinos.

Sin City – A Cidade do Pecado (2005)

“Sin City” de 2005, é mais um dos grandes filmes baseados em quadrinhos de Frank Miller, que se destaca por sua pegada noir e ótimas atuações de seu elenco estelar.

Divido em quatro partes, o longa acompanha um grupo de personagens de virtude duvidosa, que tem suas vidas cruzadas em algum ponto da história.

Dirigido pelo próprio criador Frank Miller em parceria com Robert Rodriguez e ninguém menos que Quentin Tarantino, é uma das melhores adaptações de HQs já feitas para o cinema.

MIB – Homens de Preto (1997)

Publicidade

Publicidade

Se você é jovem e nunca deu uma chance para “MIB” por achar que é um filme de ‘tiozão’, reveja seus conceitos!

“MIB” conseguiu juntar muito bem comédia e ficção-científica, e conta com algumas das melhores atuações de Will Smith Tommy Lee Jones. Seus diálogos criativos e inteligentes diferenciam o filme das comédias clichês lançadas na mesma década.

O primeiro filme chegou a levar um Óscar para casa, e foi indicado em várias categorias de outras grandes premiações.

Dito tudo isso, esse é mais um exemplo de filme baseado em HQ. No caso, a trilogia MIB foi inspirada na série de quadrinhos de mesmo nome criada por Lowell Cunningham e publicada pela Aicel Comics.

A trilogia, mais o sofrível filme de 2019, estão disponíveis no Amazon Prime Video.

V de Vingança (2005)

Publicidade

Publicidade

Não tem como falar de melhores filmes baseados em quadrinhos e não falar de “V de Vingança”, certo?

A obra-prima de Alan Moore foi a inspiração para o filme de 2005 que assim como a obra original, serviu (e serve) como inspiração para diversos protestos contra governos opressores por todo o mundo.

A máscara usada por seu anarquista V é tido como sinal de resistência por muitos que não concordam com as políticas as quais são submetidos.

Filme disponível no Globoplay.

Estrada para Perdição (2002)

“Estrada para Perdição” traz Tom Hanks no elenco e foi indicado a 6 Óscars, o que muita gente não sabe é que essa história de máfia e vingança, também é baseada em uma HQ publicada pela DC Comics.

Publicidade

Publicidade

O criador da história em quadrinhos é Max Allan Collins que a publicou pela primeira vez em 1998.

Um grande filme com um grande elenco e uma história que merece ser vista. O longa está atualmente disponível no Star+.

CONFIRA Também:

Lista | 10 séries imperdíveis que ainda estreiam em 2021

E então, qual desses filmes baseados em quadrinhos você já assistiu, e de qual gosta mais? Conta para a gente aqui nos comentários ou nas redes sociais do Sobre Sagas.

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário