Lista | 8 curiosidades incríveis sobre a série Sense8

Confira aqui 8 curiosidades incríveis sobre a série Sense8, que completa hoje 3 anos desde o lançamento de seu series finale.



Confira aqui 8 curiosidades sobre a série Sense8 (Imagem: Divulgação/Netflix)

Nesta terça-feira (08), a série Sense8, original da Netflix, completa exatamente 3 anos desde o seu series finaleAs duas temporadas da série (mais o episódio especial, de duas horas de duração) foram lançadas na Netflix entre 05 de junho de 2015 e 08 de junho de 2018. Que tal aproveitar este aniversário de Sense8 para conhecer 8 curiosidades incríveis sobre a série?

Se você gostou da ideia, continue lendo esta matéria do Sobre Sagas e mate um pouco da saudade de Sense8 com estas curiosidades!

Trocadilho no nome



A mais óbvia das curiosidades, mas à qual nem todos se atentam, é a existência de um trocadilho no nome da sérieSense8.



Isso porque o termo é pronunciado em inglês como “Sense Eight“. O que a princípio pode parecer apenas uma referência aos oito (“eight”) personagens centrais da trama, que possuem uma conexão mental e emocional entre si.





Entretanto, a forma como o nome da série é pronunciada é semelhante à da palavra “Sensate”, que é justamente o nome dado ao dom que estes oito personagens possuem.

Aniversário dos personagens principais

Os oito indivíduos conectados psiquicamente em Sense8
Os oito indivíduos conectados psiquicamente em Sense8 (Imagem: Reprodução/Netflix)

Outra curiosidade, também bastante popular, é em relação a data de aniversário dos personagens principais (e não dos atores) de Sense8: todos os oito fazem aniversário no dia 08 de agosto. E essa foi exatamente a data em que a Netflix, em 2015, confirmou a produção de uma segunda temporada da série, lançada em 05 de maio de 2017.

Você também pode gostar de ler:
Sense8 | Por onde anda o elenco 6 anos após a estreia

100.00 milhas de viagem

Por conta da diversidade do elenco, já que cada integrante é de uma cultura e de um país diferente, com exceção de dois deles (Will e Naomi), que são americanos, a série Sense8 teve gravações em 9 cidades diferentes ao redor do mundo, localizadas em 8 países, de diferentes continentes.

Por conta disso, o elenco principal e a equipe de produção precisaram viajar bastante de uma localidade para outra. Ao término da série, a equipe viajou mais de 100.000 milhas (aproximadamente 160,000 quilômetros). Ou seja, o equivalente a 4 voltas completas ao mundo!

Direção por região





Em vez de os produtores da série definirem a direção por episódio, como geralmente ocorre, eles optaram na verdade por definirem os diretores de acordo com cada uma das regiões em que a série foi gravada (inclusive pelo já mencionado fato de ela ter sido gravada em diferentes países).

Por exemplo, as irmãs Wachowski dirigiram todas as cenas gravadas em Chicago, São Francisco, Londres e Islândia. James McTeigue, por usa vez, dirigiu todos os episódios da Cidade do México e de Mumbai (Índia). Já Dan Glass dirigiu as cenas gravadas em Seoul (Coreia do Sul), enquanto Tom Tykwer comandou as cenas em Berlim (Alemanha) e em Nairobi (Quênia).

Divisão dos créditos de direção

Por conta do mencionado no item anterior, os créditos de direção de Sense8 foram distribuídos de uma maneira bastante peculiar. Como não há apenas um diretor por episódio, mas vários, já que há cenas gravadas em diferentes localizações, os créditos foram definidos de forma aleatória, levando-se em consideração apenas o tempo de cenas aproveitadas de cada um dos envolvidos.

Por terem contribuído com mais cenas, grande parte dos episódios da primeira temporada de Sense8  foi creditada à direção das irmãs Wachowski. Já outros episódios, como o episódio 7, por exemplo, teve direção atribuída a James McTeigue. Essa foi uma maneira mais justa e democrática de se dividir os créditos de direção entre todos os envolvidos no projeto.

Jamie Clayton como Nomi

A atriz Jamie Clayton como Nomi Marks em Sense8 (Imagem: Reprodução/Netflix)
A atriz Jamie Clayton como Nomi Marks em Sense8 (Imagem: Reprodução/Netflix)

Uma das personagens mais emblemáticas de Sense8 é Nomi Marks, interpretada por Jamie Clayton. Isso porque, apesar da família preconceituosa, Nomi é assumidamente transexual.





O que nem todos sabem, entretanto, é que a atriz e modelo que interpretou Nomi, Jamie Clayton, hoje com 43 anos de idade, é orgulhosamente transexual na vida real também!

Sexualidade dos personagens

Outra curiosidade interessante à comunidade LGBTQIAP+ é em relação à sexualidade dos oitos personagens principais de Sense8.

Embora não haja um consenso sobre isso, Brian J. Smith, que na série interpretou o papel de Will Gorski, já declarou que a diretora Lana Wachowski, que é transgênero, acredita que todos os personagens principais são pansexuais.

Quase cancelamento da série

Mesmo com o sucesso da série, que criou uma legião de fãs ao redor do mundo, a Netflix anunciou em 2017 que Sense8 não seria renovada para uma terceira temporada. O que imediatamente causou a revolta dos fãs, que criaram diversas petições para que a plataforma revertesse a decisão.

Embora a terceira temporada nunca tenha de fato chegado, mesmo com as petições angariando muitas assinaturas, em 29 de junho de 2017 a Netflix anunciou que produziria um episódio especial, com duas horas de duração, dando um final à série.





Esse episódio especial, que só aconteceu graças aos fãs da série, foi ao ar exatamente três anos atrás, no dia 08 de junho de 2018.

 

Gostou dessas 8 curiosidades sobre a série Sense8? Você concorda com a diretora Lana Wachowski em relação à sexualidade dos personagens? Você participou da assinatura da petição para a terceira temporada? Pois conta para a gente aí nos comentários!

Além disso, não se esqueça de ficar sempre ligado(a) aqui no Sobre Sagas e de nos seguir nas redes sociais para mais matérias sobre suas séries e filmes preferidos!

Fonte: Netflix e IMDB

Redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês pela PUCPR. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Gosta de poesia, literatura, cinema, televisão e gatos.

Deixe seu comentário