Lista | 5 filmes para quem gostou de A Mulher Na Janela

Se você já assistiu e gostou do novo sucesso da Netflix, a Mulher Na Janela, confira nossa lista com 5 indicações de filmes parecidos com ele.



Hoje (14), estreou na Netflix o filme A Mulher Na Janela, que teve direção de Joe Wright, roteiro de Tracy Letts e a atriz Amy Adams no papel da protagonista, a doutora Anna Fox. Se você já assistiu ao filme e se interessou pela trama e pelo gênero, que tal aproveitar o embalo para conferir alguns filmes parecidos com A Mulher Na Janela?

O filme A Mulher Na Janelacomo comentamos, gira em torno da Dr.ª Anna Fox, que sofre de agorafobia, um transtorno psíquico que envolve ataques de pânico, sensação de aprisionamento, de impotência e de constrangimento. Por conta dessa comorbidade, Anna passa os dias trancada em sua casa, vendo o mundo apenas através de sua janela. Entretanto, em uma determinada noite, Anna vê na casa da frente uma cena aterrorizante envolvendo os seus vizinhos que acaba completamente com sua paz.



Se você gostou do enredo de A Mulher Na Janela, continue lendo esta matéria do Sobre Sagas e descubra 5 filmes com temática semelhante para você assistir hoje mesmo!



Confira nossa lista de 5 filmes para quem gostou de A Mulher Na Janela
Confira nossa lista de 5 filmes para quem gostou de A Mulher Na Janela

O Operário (2004)

A primeira recomendação que vamos fazer é do filme O Operário (2004),  do diretor Brad Anderson e do roteirista Scott Krosar. O filme, que traz o ator Christian Bale no papel do protagonista, Trevor Reznik, conta a história de um operário que sofre de insônia há um ano e, por conta disso, está com sua saúde mental e física debilitada. Além disso, pela sua condição (e por seu trabalho), Trevor leva uma vida extremamente solitária, tendo contato com apenas duas pessoas: uma prostituta chamada Stevie (Jennifer Jason Leigh) e uma garçonete chamada Maria (Aitana Sánchez-Gijón).

Cena de O Operário mostrando Christian Bale no papel de Trevor Reznik
Cena de O Operário mostrando Christian Bale no papel de Trevor Reznik (Imagem: Reprodução/Paramount Classics)




No filme, acompanhamos Reznik se tornando cada vez mais paranoico com a possibilidade de estar sendo perseguido por seus colegas de trabalho e conhecidos após se envolver num grave acidente de trabalho.  O distúrbio do operário obviamente potencializa a sua paranoia e seu complexo de perseguição.

Além disso, a transformação física pela qual Christian Bale passou para o papel no filme, tendo emagrecido MUITO, foi bastante noticiada na época.

Killer Joe – Matador de Aluguel (1993)

O segundo filme da lista é Killer Joe – Matador de Aluguel (1993). O principal motivo de nós incluirmos ele na lista é pelo fato de ele também ter tido roteiro de Tracy Letts, responsável pela adaptação do roteiro de A Mulher Na Janela (2021). Assim, você pode conhecer um pouco do trabalho do roteirista e dramaturgo.

O filme tem um roteiro pesado. Seguimos os passos de Joe Cooper (Matthew McConaughey), um matador de aluguel mais conhecido pelo apelido “Killer Joe“. Certo dia, o traficante Chris Smith (Emile Hirsch) contrata Joe para que ele assassine sua mãe, Sharla Smith (Gina Gershon), a fim de conseguir o dinheiro do seguro de vida dela e pagar uma dívida antiga. Killer Joe só aceita a tarefa com uma condição: a de que a irmã mais nova de Chris, Dottie Smith (Juno Temple), sirva de garantia sexual até o dia do pagamento.

Matthew McConaughey como Killer Joe e Juno Temple como Dottie Smith em Killer Joe - Matador de Aluguel
Matthew McConaughey como Killer Joe e Juno Temple como Dottie Smith em Killer Joe – Matador de Aluguel (Imagem: Reprodução/LD Entertainment)

Pelo roteiro pesado, com toques de sadismo, o filme foi bastante criticado pelo Women Film Critics Circle pela forma como retrata as figuras femininas e masculinas, mostrando sempre o pior dos lados.

Columbus Circle (2012)





Já o filme Columbus Circle (2012), dirigido por George Gallo e roteirizado também por ele, em parceria com Kevin Pollak, tem uma trama bastante semelhante à do filme A Mulher Na Janela (2021).

Cena de Columbus Circle (Imagem: Reprodução/Paramount Pictures)
Cena de Columbus Circle (Imagem: Reprodução/Paramount Pictures)

O filme gira em torno de Abigail (Selma Blair), uma herdeira que passou quase duas décadas isolada dentro de seu apartamento, tendo pouquíssimo contato com o mundo exterior. Entretanto, um crime envolvendo a morte de um de seus vizinhos obriga Abigail a enfrentar o mundo de fora — e também seus medos.

Janela Indiscreta (1954)

Essa lista de filmes para quem gostou de A Mulher Na Janela não pode deixar de incluir o clássico Janela Indiscreta, de 1954. O filme, que teve direção do lendário cineasta Alfred Hitchcock, gira em torno do fotógrafo profissional L. B. Jefferies (James Stewart), mais conhecido como Jeff.

Por conta de ter uma das pernas quebradas, Jeff é obrigado a ficar recluso em seu apartamento na cidade de Manhattan. Da janela de seu apê, Jeff observa e acompanha a vida de seus vizinhos durante uma temporada de calor na cidade, que os obriga a também manter as janelas abertas.

James Stewart como Jeff em Janela Indiscreta (Imagem: Reprodução/Paramount Pictures)
James Stewart como Jeff em Janela Indiscreta (Imagem: Reprodução/Paramount Pictures)

O filme Janela Indiscreta foi indicado em 1955 a quatro Oscares. Mesmo não tendo ganhado nenhum, o filme até hoje é considerado por muitos um dos melhores já feitos. Se você ainda não assistiu, essa pode ser a chance perfeita!

Garota Exemplar (2014)





Por fim, finalizamos a lista de filmes para quem gostou de A Mulher Na Janela com um filme filme que tem tudo a ver com ele: Garota Exemplar (2014), do diretor David Fincher e da roteirista Gillian Flynn, que inclusive é a autora do livro no qual o filme foi inspirado.

Rosamund Pike como Amy Dunne em Garota Exemplar (Imagem: Reprodução/20th Century Fox)
Rosamund Pike como Amy Dunne em Garota Exemplar (Imagem: Reprodução/20th Century Fox)

O filme gira em torno de Nick Dunne (Ben Affleck), que vai à polícia relatar o desaparecimento de sua esposa, Amy Dunne (Rosamund Pike). Entretanto, devido a algumas circunstâncias estranhas, Nick acaba se tornando o principal suspeito pelo desaparecimento dela. Conforme o filme vai avançando, vamos descobrindo que Nick e Amy não tinham o casamento feliz que aparentavam ter.

 

O que achou da nossa lista de filmes para quem gostou de A Mulher Na Janela? Já assistiu a algum deles? Sentiu falta de algum outro título na lista? Pois conta para a gente aí nos comentários!

Além disso, não se esqueça de sempre ficar ligado(a) aqui no Sobre Sagas para mais matérias exclusivas como essa!





Fontes: Netflix e IMDB

Redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês pela PUCPR. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Gosta de poesia, literatura, cinema, televisão e gatos.

Deixe seu comentário