LISTA | 10 Erros que passaram despercebidos em “As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”

Tecidos que se dobram sozinhos e saias que mudam de cor. Qual desses erros do 1º filme de "As Crônicas de Nárnia" passaram despercebidos?

Já se completam mais de 15 anos da estreia de “As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa“, e até hoje o filme ocupa um lugar especial no coração dos fãs de adaptações cinematográficas. Inspirado na obra de C.S. Lewis, o longa foi a primeira parte do projeto da Disney, que possuía o direito de imagem sobre a saga.

Embora o trabalho dos continuístas e editores da Disney seja primoroso na maioria de suas produções, é normal que um errinho ou outro acabe passando pela pós-produção e sendo exibido nos cinemas, e com Nárnia não poderia ser diferente. Por isso, nós listamos 10 erros que passaram despercebidos na adaptação.

Caso você não tenha reparado em nenhum deles, saiba que isso é perfeitamente normal, e que a equipe de continuidade  do filme certamente se esforçou bastante para que fossem mínimos. Confiram alguns que saltaram aos nossos olhos:

1. Saia mágica de Lúcia

Um dos principais erros de continuidade do filme ocorre na cena onde os irmãos Pevensie brincam de pique-esconde. Em uma das sequências, a saia que Lucia utilizava muda magicamente de cor. No contexto, a irmã caçula utilizava uma saia marrom, mas em um close rápido de suas pernas em movimento é possível ver uma saia azul. No filme, essa roupa só é utilizada pela personagem na 3ª vez que retorna à Nárnia.

2. Impressões mudam

Na primeira vez que Lucia visita Nárnia, ela conhece o Ermo do Lampião, local muito simbólico para os fãs da franquia. Nessa cena, um erro também pode ter passado despercebido: assim que chega no lugar, a personagem encosta uma de suas mãos no lampião, deixando impressões sobre o gelo. No frame seguinte, essas impressões estão distribuídas de forma diferente.

3. Limpe a boca, garoto.

Jadis, a Feiticeira Branca, não teve muita dificuldade em tirar informações do inocente Edmundo: um pote de manjar turco e o problema estava resolvido. O doce, entretanto, marcou seu lugar entre os erros de continuidade do filme. Quando experimenta a sobremesa pela primeira vez, Edmundo fica com poucas marcas de açúcar nos lábios. Em um outro ângulo de câmera, o futuro rei de Nárnia já está com a boca bem mais suja. Nada que um guardanapo não resolva.

4. Gola mágica

Erro 4 As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupas

Já que estamos falando de Edmundo, outro erro clássico do filme acontece quando ele está preso sobre a custódia da Feiticeira Branca. Em um ângulo de câmera, a gola da sua roupa encontra-se amarrotada e exposta, no quadro posterior, ela parece ter se arrumado magicamente. Parece que não é só Lucia que consegue realizar feitos mágicos com suas vestes, afinal de contas.

5. Lúcia fica loira

A cena em que o Grande Rio de Nárnia descongela sobre os pés dos irmãos Pevensie é, sem dúvidas, um dos pontos altos do filme. Aqui, entretanto, outro erro passou despercebido: quando Pedro, Susana e Lucia emergem sobre a água, a irmã mais nova aparece com o cabelo mais claro do que o normal, mesmo estando molhado. Na ocasião, se tratava claramente de uma dublê. A atriz que interpretava Lucia no filme, Georgie Henley, não tinha se quer 10 anos na época das gravações, e por se tratar de uma cena complexa, deve ter sido substituída por alguém mais velho. O pequeno problema é que isso ficou bem claro na cena.

6. Edmundo, de novo.

Erro 6 As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupas

Edmundo, o Justo, é rei de Nárnia e das cenas com erro de continuidade. Ainda no início do filme, antes de ser apresentado à Feiticeira Branca, Ed é derrubado no chão e acaba caindo um pouco de neve em seus ouvidos. No frame seguinte, entretanto, a neve some magicamente. Vai ver derreteu, afinal, Aslam está voltando.

7. Pano centrifugado

Ainda na cena do pique-esconde, quando Lucia chega no cômodo do guarda-roupa que leva à Nárnia, o famoso móvel estava coberto por um tecido empoeirado. Quando puxado, o pano cai de maneira suave e repousa sobre o chão, sem vincos e dobras. No frame seguinte, parece que o tecido foi retirada de uma centrífuga industrial. Acho difícil que o tio Diggory tenha uma dessas em casa.

8. Tira a mão da frente

Erro 8 As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupas

Outra cena bastante marcante do filme se passa na estação de trem, quando os quatro Pevensie se despedem de sua mãe e vão para o interior do país, onde estão seguros da guerra. Na ocasião, eles não estavam sozinhos: outras dezenas de mãos esticavam-se pelas janelas do trem acenando para seus pais. No início, algumas saiam da janela ao lado dos irmãos Pevensie, e no frame seguinte, essas mesmas mãos deixaram de existir.

9. Rasgou

Quando todos os irmãos Pevensie finalmente vão parar em Nárnia, eles visitam a casa do Sr. Tumnus, à procura do amigo de Lucia. No local, eles encontram um aviso emitido pela Feiticeira Branca fixado na parede. Pedro, com toda ternura do mundo, arranca o pergaminho e o lê para as irmãs. Nessa cena, o documento parece intacto. Ao ser passado para Susana, entretanto, o mesmo aparece rasgado na extremidade em que foi fixado.

10. Aslam faz sua parte

Erro 10 As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupas

Para finalizar, próximo ao término do filme, quando Pedro duela ombro à ombro com Jadis, a Feiticeira consegue desferir um golpe no braço do futuro rei, atravessando seu membro com uma espada. No frame seguinte, entretanto, o braço de Pedro estava livre a espada fincada no solo. Aslam estava por perto, então podemos facilmente acreditar que a mudança foi uma das magias realizadas pelo Filho do Imperador de Além-Mar.

Por fim, vale salientar que caso deseje assistir As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas, o filme está disponível no Disney+.

CONFIRA Também:
LISTA | Séries que chegam ao catálogo da Netflix em 2021

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Administrador do Sobre Sagas desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin

Deixe seu comentário