Homem-Aranha 3 | Entenda como o filme utiliza a Jornada do Herói em seu enredo

Um dos filmes mais aguardados do ano já está em exibição nos cinemas! Após meses de espera, os fãs brasileiros já conseguem assistir Homem-Aranha: Sem Volta Para Casanas principais salas de exibição do país. O filme, que tem arrancado elogios de críticos do mundo inteiro, tem se consolidado como uma das produções mais bem avaliadas da Sony Pictures Marvel Studios, e boa parte disso se deve ao seu enredo bem-construído e instigante.

O que nem todos podem saber é que, para garantir a narrativa eletrizante do longa, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” se utiliza de uma fórmula há muito tempo conhecida: a Jornada do Herói. Cunhada por Joseph Campbell, essa teoria se trata de um ciclo de eventos específicos que marcam as trajetórias da maior parte das jornadas de heróis famosos.

No caso da Cultura POP, diversos filmes e livros famosos se enquadram o no modelo proposto por Campbell, entre eles Harry Potter“, O Senhor Dos Anéis“, e “Jogos Vorazes“. Agora, que Sem Volta Para Casa” está em exibição, os fãs descobrirão que a mais nova aventura de Peter Parker se enquadra neste modelo também! Um vídeo bastante explicativo sobre o tema pode ser assistido aqui, e se você quer entender como “Homem-Aranha 3” se enquadra nisso, confira:

1. Situação Normal: Peter e MJ em NY

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Peter e MJ estão em suas zonas de conforto antes da identidade do herói ser revelada (Imagem: Reprodução/Sony).

Onde a jornada do herói começa: Peter MJ estavam juntos em Nova York, cidade onde os dois moram, antes da identidade do Peter ser revelada. Apesar dessa cena ganhar destaque ainda no momento pós-créditos de “Longe de Casa”, ela é o ponto de onde partem todas as aventuras seguintes: a ideia de que Peter está em paz no mundo em que vive, com as pessoas que gosta e com sua identidade resguardada.

2. Chamado para Aventura: Identidade Exposta

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Exposição da identidade do Homem-Aranha tira Peter da zona de conforto (Imagem: Reprodução/Sony).

Em Sem Volta Para Casa“, o Chamado Para Aventura acontece logo no primeiro ato, quando a identidade de Peter é revelada por mistério. No contexto do herói, essa ação serve para tirar o protagonista de sua zona de conforto e convidá-lo para enfrentar desafios até então desconhecidos. As tribulações que Peter passa após essa revelação – as consequências disso para sua entrada na faculdade, a superexposição dos seus amigos – o convida a fazer algo para mudar a situação.

3. A Ajuda: Doutor Estranho

Peter visita o Sanctum Sanctorum e pede ajuda ao Doutor Estranho (Imagem: Reprodução/Sony).

Na tentativa de mudar o contexto em que está inserido, Peter, tal como todo herói, procura ajuda de um mentor, alguém mais sábio e poderoso. É nesse contexto em que surge o Doutor Estranho, com uma possível solução para os conflitos do herói. As coisas, entretanto, acabam saindo do controle dos dois e os desafios se duplicam como passar do tempo – reforçando o chamado para a ventura.

4. Partida: O Multiverso está aberto

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Peter conhece os vilões do filme em cena da ponte; caos no multiverso é revelado (Imagem: Divulgação/Sony Pictures).

Não estamos mais no Kansas. Agora, que o feitiço do Doutor Estranho deu errado e a pessoa responsável por sua aprovação no MIT tem sua vida por um fio, Peter é obrigado a cruzar a linha entre um mundo minimamente “seguro” e um universo desconhecido. É nesse contexto que Peter descobre os novos vilões – na famosa cena da ponte – e descobre o conflito multiversal através do Doutor Estranho. 

5. Testes: Localizar os vilões

Peter é testado ao ter que encontrar os vilões e aprosioná-los no Sanctum Sanctorum (Imagem: Reprodução/Sony).

Agora, que já está em um contexto de premissas ainda desconhecidas, Peter se vê frente a tarefa de localizar e aprisionar todos os vilões que estão perdidos pelo universo conhecido. É nesse momento em que, mesmo sem conhecer os antagonistas, ele deve enfrentá-los e se vê frente ao dilema entre seguir suas convicções morais – estimuladas pela Tia May – ou seguir o caminho de seu mentor, que quer mandar os vilões de volta para seus devidos universos.

6. Abordagem: Peter enfrenta os vilões juntos

Peter enfrenta os cinco vilões em cena que se passa no apartamento do Happy (Imagem: Reprodução/Sony).

Após seguir sua intuição e tentar ajudar os vilões, Peter vê a situação mudar quando Norman Osborn ativa seu lado maléfico e conhece o lado mais ambicioso e cruel dos antagonistas. Com todos eles em um mesmo espaço, o herói se enxerga frente a um desafio que parece impossível: lutar sozinho contra todos os vilões e ainda proteger sua Tia May, que estava em constante perigo nas sequências

7. Crise: Com Grandes poderes…

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Peter enfrenta dificuldades ao não conseguir salvar pessoa que ama (Imagem: Reprodução/Sony).

Descrita como “a hora mais obscura do herói”, todo o enredo do filme ganha novos tons quando Peter se despede de sua Tia May, personagem que o criou e o encorajou a seguir sua intuição. A Crise leva Peter para um lugar até então desconhecido, onde ele opta por se isolar e enfrenta as consequências de todas suas escolhas passadas. É nesse momento que a história parece ter encontrado um triste fim.

8. Recompensa: Três é demais!

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Tobey Maguire e Andrew Garfield se juntam a Tom Holland no elenco do filme (Imagem: Reprodução/PPR).

Apesar de todos os conflitos criados pelo caos no multiverso, o enredo do filme revela uma chance de reviravolta: a recompensa. Isso acontece quando Ned consegue atrair os heróis de Tobey Maguire Andrew Garfield para a história. Juntos, eles funcionam como um presente não apenas para os fãs, mas também para o enredo, já que agora as chances de Peter vencer são maiores e cada vez mais realistas. Para isso, eles devem trabalhar juntos.

9. Desfecho: Estátua da Liberdade

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Clímax do filme acontece em sequência da Estátua da Liberdade (Imagem: Reprodução/Sony).

Com sua recompensa reivindicada, Peter atrai os vilões para a Estátua da Liberdade e, com a ajuda dos seus amigos (os antigos e os novos), ele enfrenta cada um dos antagonistas. Essa é o terceiro ato da história, o conflito final onde acontece o clímax  de tudo o que já foi mostrado. O herói enfrenta novos desafios, perdas e uma escolha decisiva que pode mudar seu futuro.

10. Retorno: Multiverso Restaurado

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Após batalha na estátua da liberade, Peter aceita seu destino árduo (Imagem: Divulgação/Sony Píctures).

Com a volta do Doutor Estranho e o Multiverso prestes a entrar em colapso, Peter aceita abrir mão de todas as memórias sobre ele para que o universo possa retornar a um contexto menos conflituoso. Após se despedir dos seus amigos, o herói abraça seu destino e aceita retornar ao mundo em que tudo começou, quando ninguém conhecida sua identidade como Homem-Aranha.

11. Nova Vida: Peter tem sua segunda chance

Identidade de Peter é escondida por feitiço do Doutor Estranho (Imagem: Divulgação/Sony Pictures).

Após inúmeras mensagens sobre segundas chances, o herói consegue retornar ao ponto em que tudo começou: sua identidade em segredo. Agora, que já conseguiu enfrentar os desafios da aventura, o herói procura estabelecer os preceitos de sua nova vida, que apesar de ter conseguido um lugar de conforto, nunca será a mesma.

12. Resolução: Eu sempre espero a decepção…

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Peter visita MJ e Ned, mas ambos não se lembram de sua identidade (Imagem: Reprodução/JustJared).

É nesse ponto em que todas as pontas do filme são amarradas. Peter entende que, apesar de não fazer mais parte da vida dos seus amigos, todos eles alcançaram a paz e não enfrentam mais as consequências de serem os escudeiros do Homem-Aranha.  Depois de repetir uma frase famosa da MJ e interagir com ela e Ned em um café, ele percebe que os conflitos criados pela trama o rendeu ensinamentos importantes.

1. Situação Normal: Herói de novo

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Homem-Aranha tem seu recomeço com novo uniforme e identidade secreta (Imagem: Divulgação/Sony Pictures).

A Jornada do herói é sempre cíclica. A cada ciclo que se encerra, o herói se torna uma nova pessoa e se prepara para novos desafios. É nesse contexto que o filme encerra sua exibição mostrando Peter com um novo uniforme, feito por ele mesmo, se transportando através de teias na cidade de Nova York. É o início de uma nova jornada, que será melhor explorada na próximas franquia do herói.

CONFIRA Também:
Homem-Aranha 3 | Crítica: Filme é a maior homenagem que um herói poderia receber

E você, já conhecia a jornada do herói, de Joseph Campbell? A reconheceu enquanto assistia Sem Volta Para Casa” nos cinemas? Compartilhe suas opiniões com a gente em nossas redes sociais, e para mais informações sobre o filme, fiquem constantemente ligados aqui no Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar