História real por trás de “O Diário de Noel” emociona público da Netflix. Conheça!

Desde que estreou no catálogo da Netflix, na última quinta-feira (24), o filme natalino O Diário de Noel” tem conquistado um público cada vez maior de assinantes. Parte disso se deve ao lado emocionante de sua trama, que repercute bem entre o público.

A criatividade e a originalidade da história, contudo, faz com que o público procure informações acerca do que inspirou o roteiro. Nesse sentido, o Sobre Sagas coletou algumas informações importantes sobre a obra. Confira:

Conheça o enredo de “O Diário de Noel”:

o-diario-de-noel-e-um-romance-de-natal-que-nao-se-encontra-todo-dia-saiba-por-que-assistir
Escritor retorna para a casa de sua infância em novo filme da plataforma de streaming (Imagem: Divulgação/Netflix).

A princípio, o enredo de “O Diário de Noel” gira em torno de um famoso ator chamado Jacob Churcher. Expulso muito jovem de casa, ele passa décadas longe do lar até o momento que descobre que sua mãe faleceu e ele é o herdeiro da propriedade. Com o intuito de reconciliar seu presente com o passado, o protagonista aceita retornar ao local onde cresceu.

Posteriormente, quando chega na residência, Jacob começa a reviver os traumas e dificuldades de sua infância. Enquanto arruma a casa, o personagem lida com memórias diversas e com a difícil realidade em que vivia sua mãe. Tudo fica ainda mais intenso, portanto, quando ele encontra um diário de um homem chamado Noel, que morou na residência durante a gravidez de sua mãe.

Os acontecimentos ganham novos contornos quando uma jovem mulher, chamada Rachel, visita o local em busca da mãe que a colocou para adoção há décadas. Agora, ela se junta a Jacob nessa viagem pelo passado enquanto tentam descobrir a identidade de Noel. O que eles não esperava, contudo, era que as descobertas que fariam lá mudariam completamente os rumos de suas vidas.

O filme é baseado em uma história real?

A princípio, filme adapta livro de sucesso do autor Richard Paul Evans (Imagem: Divulgação/Amazon).

Agora, que já conhece o lado peculiar e tocante do enredo de O Diário de Noel“, deve estar se perguntando: o filme da Netflix é baseado em uma história real? A resposta para essa questão, contudo, é mais complexa. A princípio, não: o enredo de O Diário de Noel” é baseado em um livro de mesmo nome, publicado pelo autor Richard Paul Evans em 2017.

O que nem todos sabem, entretanto, é que o livro que baseia o filme tem raízes fortes embasada em uma história extremamente real e personalista. A obra, a princípio, retoma diversos momentos da vida do próprio autor, que revelou suas inspirações após a publicação do livro.

O que é real em “O Diário de Natal”?

O Diário de Natal
Escritor que protagoniza o filme é inspirado em autor da vida real (Imagem: Divulgação/Netflix/Amazon).

Apesar da história tocante e do personagem principal também ser um escritor, o que há de mais real em O Diário de Natal” está na infância difícil do protagonista. Em uma entrevista para o podcast Utah Weekly Forumo autor Richard Paul Evans destacou que sua infância foi o período mais difícil de sua vida.

Tal como o protagonista, ele sofria com a indiferença de sua mãe desde o momento em que nasceu. Foi em sua gravidez, inclusive, que ela entrou em uma forte crise de depressão pós-parto. Em uma memória bastante tocante, o autor se lembra de ter questionado seu pai sobre quem tomaria conta dele, pois era apenas uma criança. Como resposta, o chefe da família garantiu que todos cuidariam um dos outros. 

Não foi isso, contudo, que aconteceu. Evans foi expulso de casa ainda quando tinha apena 11 anos de idade, e desde jovem teve que se virar para garantir sua vida. Esses traumas fizeram com que o personagem criasse ódio da própria cidade em que viveu: “Eu sempre odiei Utah. Eu odeio estar aqui. É onde minha vida passou pelo ponto mais baixo que se pode imaginar”, comentou no podcast.

O Diário de Noel
Filme recria diversos momentos difíceis da vida do próprio autor (Imagem: Divulgação/Netflix).

Em entrevista ao Yahoo Moviesele citou que foi muito doloroso escrever a obra,  mas foi uma forte de se aceitar e se abrir para o mundo. Os traumas de sua infância, contudo, não foram apagados pela obra. Após a morte de sua mãe, ele passou a enxergá-la como alguém que não teve a ajuda que precisava, mas ainda não cumpriu o papel que deveria. É essa dualidade, inclusive, que funciona como forma motriz do arco mais tocante do livro e do filme que o adaptou.

CONFIRA Também:
“O Diário de Noel” é um romance de Natal que não se encontra todo dia. Saiba por que assistir!

Por fim, queremos saber: você já assistiu O Diário de Noel” no catálogo da NetflixQuais são suas opiniões sobre o longa? Compartilhe-as com a gente nas redes sociais, e para ficar por dentro de tudo que envolve o filme, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar