Harry Potter: 19 coisas que você não sabia sobre o Chapéu Seletor

Um dos objetos mais curiosos do universo de Harry Potter é, sem sombra de dúvidas, o Chapéu Seletor, responsável por escolher a casa de cada estudante da escola de magia e bruxaria de Hogwarts. Despertando tanto a curiosidade dos fãs, preparamos esta lista com 19 coisas que você certamente não sabe sobre o Chapéu Seletor!

Você também pode gostar de ler:
Receita de Cerveja Amanteigada do Harry Potter: passo a passo de como fazer em casa

Curiosidades sobre o Chapéu Seletor de Harry Potter

Veja abaixo 19 curiosidades que você certamente não sabia sobre o Chapéu Seletor do Harry Potter:

  1. O Chapéu Seletor tem cerca de 1.000 anos de idade. Originalmente, ele pertencia a Godric Gryffindor.
  2. Durante o encontro entre os fundadores de Hogwarts e o Chapéu Seletor, eles conjuraram o objeto com um feitiço especial de conjuração, o que permitiu que ele ganhasse vida e personalidade única.
  3. Albus Dumbledore pode se comunicar mentalmente com o Chapéu Seletor, pois é um habilidoso Legilimens. Essa habilidade pode ter sido usada para discutir questões importantes relacionadas à seleção de novos alunos.
  4. No livro, as irmãs Parvati e Padma Patil foram selecionadas em casas diferentes, mas nos filmes, ambas foram para a Grifinória.
  5. O Chapéu selecionou Voldemort quase instantaneamente para a Sonserina.
  6. No livro, o Chapéu pensa silenciosamente. Nos filmes, ele pensa alto durante o processo de seleção.
  7. “Hatstalls”, quando o Chapéu tem dificuldades em decidir a casa de um estudante, são bastante raros de acontecer.
  8. Uma vez, um “squib” (trouxa nascido de pais bruxos) tentou ser selecionado pelo Chapéu, mas foi recusado.
  9. Em “Harry Potter e a Câmara Secreta”, quando Harry coloca o Chapéu Seletor em sua cabeça novamente, ele pede para ser colocado na Grifinória, o que sugere que o Chapéu leva em consideração as escolhas dos estudantes. Porém, isso nem sempre acontece.
  10. O Chapéu fala com a voz coletiva dos fundadores de Hogwarts.
  11. No livro, o Chapéu Seletor já teve momentos de desentendimento com os fundadores de Hogwarts. Por exemplo, discordou com Helga Hufflepuff sobre a admissão de alunos que não têm habilidades mágicas excepcionais, mas possuem um bom coração.
  12. O Chapéu Seletor resiste a ser queimado pelos Comensais da Morte no escritório de Dolores Umbridge, mostrando sua força mágica e determinação.
  13. Professor McGonagall e Professor Flitwick quase foram selecionados em casas diferentes.
  14. O Chapéu Seletor canta uma nova música no início de cada ano letivo.
  15. Em “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, o Chapéu Seletor resiste a ser queimado pelos Comensais da Morte no escritório de Dolores Umbridge, mostrando sua força mágica e determinação.
  16. Seus poderes de seleção vêm da Legilimência, que lhe permite ver a mente dos alunos.
  17. Durante o encontro entre os fundadores de Hogwarts e o Chapéu Seletor, eles conjuraram o objeto com um feitiço especial de conjuração, o que permitiu que ele ganhasse vida e personalidade única.
  18. O Chapéu Seletor tem uma personalidade única e é conhecido por ser um pouco sarcástico e travesso durante o processo de seleção.
  19. Existem teorias de fãs que sugerem que o Chapéu Seletor pode ser um Horcrux, pois ele contém uma parte da magia de cada fundador de Hogwarts e possui uma longevidade aparentemente inexplicável. No entanto, essa teoria não foi confirmada por J.K. Rowling.

Sobre o Chapéu Seletor de Harry Potter

Harry Potter 19 coisas que você não sabia sobre o Chapéu Seletor
Harry Potter 19 coisas que você não sabia sobre o Chapéu Seletor

O Chapéu Seletor é uma peça fundamental na trajetória de cada estudante da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Trata-se de um chapéu mágico e consciente que é responsável por determinar a qual das quatro Casas (Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina) cada novo aluno fará parte.

A cerimônia de seleção ocorre durante o banquete de abertura de cada ano letivo, onde os calouros aguardam que seus nomes sejam chamados. Em seguida, colocam o Chapéu Seletor na cabeça, permitindo que ele, através de um processo mágico chamado “Legilimência”, interprete seus pensamentos e decida a qual Casa pertencerão. A escolha é baseada nas qualidades e características individuais de cada estudante.

Como mencionamos na lista de curiosidades, o chapéu pertenceu originalmente a Godric Gryffindor, um dos quatro fundadores de Hogwarts. A lenda diz que há aproximadamente mil anos, os fundadores encantaram o chapéu com sua sabedoria para que continuasse a tradição de selecionar os estudantes para suas respectivas casas.

Com informações de Harry Potter Fandom.

Alexandre Garcia PeresEditor do Sobre Sagas e Analista de SEO da WebGo/Content. Raramente ri com filmes e prefere muito mais um dramão. Sempre conta os dias pelos próximos filmes do Tarantino, da Pixar e do Studio Ghibli e frequentemente reassiste os mesmos filmes na dúvida do que assistir. Pela formação em Letras, tem pavor de adaptações ruins de livros e sente um leve prazer ao assistir filmes muito ruins, especialmente os que passam na TV aberta. No tempo livre, gosta de tocar violão/guitarra, jogar videogame e brincar com um dos seus 12 gatos.
Fechar