OSCAR | Filmes dirigidos por mulheres que já disputaram ao prêmio de Melhor Filme

Em 93 anos de Oscar, somente 16 filmes dirigidos por mulheres concorreram na categoria principal de Melhor Filme. Confira a lista:

Publicidade

Publicidade

No dia 25 de abril ocorrerá a maior premiação do cinema, o Oscar. Sua data teve uma alteração de dois meses por conta da pandemia de COVID-19, a fim de garantir a segurança dos participantes na premiação, além de beneficiar em partes os filmes que tiveram suas estreias prejudicadas pelo fechamento dos cinemas por conta da pandemia.

A categoria de “Oscar de Melhor Filme” é a mais importante na premiação oferecida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O Oscar, no qual teve sua primeira cerimônia no ano de 1928, chega em 2021 com a sua 93ª cerimônia e pela 3ª vez em 93 anos de história, temos dois filmes dirigidos por mulheres concorrendo na categoria mais importante da premiação, que antes aconteceu somente nos anos de 2010 e 2011.

Publicidade

Depois de 93 anos de premiações, uma única mulher conseguiu receber o prêmio de melhor filme, que aconteceu no ano de 2010 com o filme “Guerra ao Terror” dirigido por Kathryn Bigelow. É nítido hoje em dia que, infelizmente, por mais que as mulheres façam trabalhos magníficos, seus longa metragens não obtém o sucesso que é merecido. A escassez de diretoras/produtoras femininas acontece todos os anos fazendo com que a mulher geralmente apareça em segundo plano em grandes produções cinematográficas.

Publicidade

O destaque do ano vai para Nomadland e Bela Vingança, ambos filmes de diretoras mulheres que estão concorrendo ao Oscar de Melhor Filme e outras categorias em 2021. Nomadland, dirigido por Chloé Zhao tem recebido criticas completamente positivas, recebendo inúmeras indicações e até mesmo levando o prêmio mais esperado da noite em alguns eventos. O filme ganhou na categoria de Melhor Filme e Melhor Direção no Globo de Ouro 2021 e no Critic’s Choice Awards, além de ganhar como Melhor Filme no Festival de Veneza.

Oscar - Nomadland
Filme: Nomadland, dirigido por Chloé Zhao (Divulgação/TheMovieDB)
Publicidade

Publicidade

Bela Vingança, dirigido por Emerald Fennell também é um dos queridinhos das premiações; o filme que vem conquistando um enorme público e dividindo opiniões entre os crítico, recebeu cinco indicações no Oscar 2021, incluindo melhor filme, melhor direção e melhor atriz para o papel de Carey Mulligan, além de ser nomeado como um dos melhores filmes de 2020 pelo National Board of Review. No Critic’s Choice Awards, Bela Vingança recebeu o prêmio para Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original. Confira a lista dos 16 filmes dirigidos por mulheres que já disputaram o Prêmio de Melhor Filme em 93 anos de premiação:

Nomadland (Oscar – 2021)

Sinopse Oficial: Fern é uma mulher de 60 anos, que depois de perder tudo na Grande Recessão embarca em uma jornada pelo oeste americano, vivendo como uma nômade dos tempos modernos.
Direção: Chloé Zhao
Gênero: Western, Drama
Elenco Principal: Frances McDormand, David Strathairn, Gay DeForest

Bela Vingança (Oscar – 2021)

Sinopse Oficial: Em Bela Vingança, Cassie é uma mulher com muitos traumas do passado que frequenta bares todas as noites e finge estar bêbada. Quando homens mal-intencionados se aproximam dela com a desculpa de que vão ajudá-la, Cassie entra em ação e se vinga dos predadores que tiveram o azar de conhecê-la.
Direção: Emerald Fennell
Gênero: Mistério & Thriller, Crime, Drama
Elenco Principal: Carey Mulligan, Bo Burnham, Alison Brie

Adoráveis Mulheres (Oscar – 2020)

Sinopse Oficial: As irmãs Jo, Beth, Meg e Amy amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.
Direção: Greta Gerwig
Gênero: Romance, Drama
Elenco Principal: Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh

Lady Bird: A Hora de Voar (Oscar – 2018)

Sinopse Oficial: Em Lady Bird – A Hora de Voar, Christine McPherson está no último ano do ensino médio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia firmemente rejeitada por sua mãe. Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto sua hora não chega, no entanto, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora.
Direção: Greta Gerwig
Gênero: Drama, Comédia
Elenco Principal: Saoirse Ronan, Laurie Metcalf, Tracy Letts

Selma: Uma Luta Pela Igualdade (Oscar – 2015)

Publicidade

Publicidade

Sinopse Oficial: Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King Jr, que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.
Direção: Ava DuVernay
Gênero: Drama, Histórico, Biografia
Elenco Principal: David Oyelowo, Tom Wilkinson, Carmen Ejogo

A Hora Mais Escura (Oscar – 2013)

Sinopse Oficial: Os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 deram início a uma época de medo e paranoia do povo americano em relação ao inimigo, onde todos os esforços foram realizados na busca pelo líder da Al Qaeda, Osama bin Laden. Maya é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Laden, por ter descoberto os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar bin Laden.
Direção: Kathryn Bigelow
Gênero: Suspense, Ação
Elenco Principal: Jessica Chastain, Jason Clarke, Joel Edgerton

Inverno da Alma (Oscar – 2011)

Sinopse Oficial: Aos 17 anos de idade, Ree Dolly embarca em uma missão para encontrar seu pai, já que ele usou a casa de sua família como forma de garantir sua liberdade condicional e desapareceu sem deixar vestígios. Confrontada com a possibilidade de perder a casa onde mora com seus irmãos pequenos e precisar voltar para a floresta de Ozark, Ree desafia os códigos e a lei do silêncio arriscando sua vida para salvar sua família. Ela desafia as mentiras, fugas e ameaças oferecidas por seus parentes e, dessa forma, começa a juntar a verdade sobre seu pai.
Direção: Debra Granik
Gênero: Drama, Aventura
Elenco Principal: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Kevin Breznahan

Minhas Mães e Meu Pai (Oscar – 2011)

Sinopse Oficial: Dois irmãos adolescentes, Joni e Laser, são filhos do casal Jules e Nic, concebidos através da inseminação artificial de um doador anônimo. Contudo, ao completar a maioridade, Joni encoraja o irmão a embarcar numa aventura para encontrar o pai biológico sem que as mães saibam. Quando Paul aparece tudo muda, já que logo ela passa a fazer parte do cotidiano da família.
Direção: Lisa Cholodenko
Gênero: Comédia Dramática
Elenco Principal: Annette Bening, Julianne Moore, Mark Ruffalo

Educação (Oscar – 2010)

Sinopse Oficial: Jenny Carey tem 16 anos e vive com a família no subúrbio londrino em 1961. Inteligente e bela, sofre com o tédio de seus dias de adolescente e aguarda impacientemente a chegada da vida adulta. Seus pais alimentam o sonho de que ela vá estudar em Oxford, mas a moça se vê atraída por um outro tipo de vida. Quando conhece David, homem charmoso e cosmopolita de trinta e poucos anos, vê um mundo novo se abrir diante de si. Ele a leva a concertos de música clássica, a leilões de arte, e a faz descobrir o glamour da noite, deixando-a em um dilema entre a educação formal e o aprendizado da vida.
Direção: Lone Scherfig
Gênero: Drama
Elenco Principal: Peter Sarsgaard, Carey Mulligan, Alfred Molina

Guerra ao Terror (Oscar – 2010)

Publicidade

Publicidade

Sinopse Oficial: JT Sanborn, Brian Geraghty e Matt Thompson integram o esquadrão anti-bombas do exército americano, em ação em pleno Iraque. Eles trabalham na destruição de um explosivo, fazendo com que seja detonado sem que atinja alguém. Entretanto, um erro faz com que o artefato exploda e mate Thompson. Em seu lugar é enviado o sargento William James, que possui grande sangue frio em ação. Isto gera alguns desentendimentos com Sanborn, que o considera irresponsável. Apesar disto, o trio segue na ativa, tendo consciência de que cada dia concluído de trabalho é um dia a mais de vida.
Direção: Kathryn Bigelow
Gênero: Guerra, Ação, Drama
Elenco Principal: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty

Pequena Miss Sunshine (Oscar – 2007)

Sinopse Oficial: Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive, é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela enferrujada.
Direção: Valerie Faris
Gênero: Comédia , Drama
Elenco Principal: Abigail Breslin, Greg Kinnear, Paul Dano

Encontros e Desencontros (Oscar – 2004)

Sinopse Oficial: Bob Harris é uma estrela de cinema, que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte, por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo workaholic que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário, Bob e Charlotte não conseguem dormir. Eles se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo, e em pouco tempo tornam-se grandes amigos.
Direção: Sofia Coppola
Gênero: Comédia Dramática, Romance
Elenco Principal: Bill Murray, Scarlett Johansson, Giovanni Ribisi

O Piano (Oscar – 1994)

Sinopse Oficial: Em meados do século XIX, Ada é uma mulher muda que tem uma filha – Flora. Para um casamento arranjado ela deixa sua terra natal, a Escócia, acompanhada de sua filha e seu amado piano. A vida nas florestas densas de uma ilha ao sul da Nova Zelândia e o relacionamento com seu marido Stewart não são o que ela esperava. Quando Stewart vende o piano para seu vizinho, George, Ada sofre muito. George diz que pode lhe devolver o piano se ela o ensinar a tocar. A princípio Ada ignora George, mas lentamente o relacionamento deles se transforma, levando-os a uma situação perigosa.
Direção: Jane Campion
Gênero: Drama, Romance
Elenco Principal: Holly Hunter, Harvey Keitel, Sam Neill

O Príncipe das Marés (Oscar – 1992)

Sinopse Oficial: Tom Wingo é um treinador de futebol americano desempregado da Carolina do Sul, que vai a Nova York apoiar a irmã, uma poetisa, que tentou o suicídio. Lá ele se envolve com Susan Lowenstein, a psiquiatra que cuida dela, mas seu casamento em crise e seus filhos, além de um terrível segredo de família, perturbam sua mente.
Direção: Barbra Streisand
Gênero: Drama, Romance
Elenco Principal: Nick Nolte, Barbra Streisand, Blythe Danner

Tempo de Despertar (Oscar – 1991)

Publicidade

Publicidade

Sinopse Oficial: Bronx, 1969. Malcolm Sayer é um neurologista que conseguiu emprego em um hospital psiquiátrico. Lá ele encontra vários pacientes que aparentemente estão catatônicos, mas Sayer sente que eles estão só “adormecidos” e que se forem medicados da maneira certa poderão ser despertados. Assim pesquisa bem o assunto e chega à conclusão de que a L-DOPA, uma nova droga que já estava sendo usada para pacientes com o Mal de Parkinson, deve ser o medicamento ideal para este casos. No entanto, ao levar o assunto para o diretor, ele autoriza que apenas um paciente seja submetido ao tratamento.
Direção: Penny Marshall
Gênero: Drama, Biografia
Elenco Principal: Robert De Niro, Robin Williams, Penelope Ann Miller

Filhos do Silêncio (Oscar – 1987)

Sinopse Oficial: Baseado num sucesso da Broadway, o filme conta a história de amor de John Leeds, um idealista professor de deficientes e uma decidida moça surda, chamada Sarah. No início, Leeds vê Sarah como um desafio à sua didática. Mas logo o relacionamento dos dois transforma-se num romance tão passional que rompe a barreira do silêncio que os separa.
Direção: Randa Haines
Gênero: Drama, Romance
Elenco Principal: Marlee Matlin, William Hurt, Piper Laurie

Fiquem ligados no Sobre Sagas para mais novidades sobre a premiação!

Fonte: Oscar

Deixe seu comentário