Famke Janssen: veja de onde você conhece a “Lina” de Paralisia

A atriz holandesa Famke Janssen é um nome conhecido e respeitado na indústria cinematográfica. Com uma carreira sólida e versátil, ela conquistou o público em diversos filmes e séries, destacando-se principalmente nas franquias “X-Men” e “Busca Implacável”.

Mais recentemente, seu nome voltou aos holofotes ao interpretar Lina, a protagonista de “Paralisia”, novo suspense da Netflix que é um dos destaques de novembro de 2023.

 

Biografia de Famke Janssen e carreira

Famke Beumer Janssen nasceu em 5 de novembro de 1964 em Amstelveen, Holanda. Antes de se tornar uma atriz de sucesso, Janssen iniciou sua carreira como modelo, trabalhando para marcas renomadas como Yves Saint Laurent, Giorgio Armani, Chanel e Victoria’s Secret.

Famke Janssen

Em 1992, ela fez sua estreia como atriz na série “Star Trek: The Next Generation” e, a partir daí, sua carreira decolou. Famke Janssen é conhecida por seus papéis nos filmes “007 Contra GoldenEye” (1995), “X-Men: O Filme” (2000) e “X-Men: O Confronto Final” (2006).

Além de atuar, Janssen também dirigiu o filme “Bringing Up Bobby” em 2011, mostrando sua versatilidade e talento nos bastidores.

Principais trabalhos de Famke Janssen

  • Xenia Onatopp em “007 Contra GoldenEye” (1995)
  • Jean Grey/Fênix na franquia de filmes “X-Men” (2000-2014). Ela ficou bem decepcionada quando não foi chamada para o elenco de X-Men: Apocalypse (2016).
  • Lenore Mills na trilogia de filmes “Busca Implacável” (2008-2014)
  • Olivia Godfrey na série “Hemlock Grove” (2013-2015)
  • Ava Moore na série “Nip/Tuck” (2003-2010)
  • Lenore Mills em “Taken 2” (2012) e “Taken 3” (2014)
  • Muriel em “Hansel & Gretel: Witch Hunters” (2013)
  • Lenore Mills em “The Blacklist: Redemption” (2017)

Vida pessoal de Famke Janssen

Fora das telas, Famke Janssen teve um casamento com o escritor e diretor Kip Williams, de 1995 a 2000. Ela não teve filhos com Williams, e deixou claro que não pretende ter em momento nenhum.

Janssen é ativista pelos direitos dos animais e foi “embaixadora da boa vontade da ONU para a integridade”. Ela também é adepta da conscientização ambiental, tendo dois cachorros e demonstrando seu comprometimento com essas causas.

Além disso, Famke Janssen é uma mulher multilíngue, fluente em holandês, alemão, inglês e francês.

Curiosidades de Famke Janssen

  • Janssen teve uma carreira promissora como modelo, tendo trabalhado para marcas como Pantene antes de ser descoberta pelo ator Bruce Willis.
  • Ela teve a oportunidade de interpretar a personagem Serleena em “MIB: Homens de Preto II” (2002), mas infelizmente teve que abandonar o projeto devido a uma morte na família.
  • Curiosamente, Famke Janssen também foi considerada para o papel de Carrigan Crittenden em “Gasparzinho, o Fantasminha Camarada” (1995.
  • A atriz é fã de grandes nomes de Hollywood como Jack Nicholson e Meryl Streep, admirando o talento desses artistas consagrados. E como fã de filmes de terror, seu favorito é “O Iluminado” (1980).
  • Além disso, Famke Janssen é reconhecida por sua altura, sendo uma atriz mais alta do que a média, tendo 1,82 metros, e usa sapatos tamanho 11 (47 nas medidas do Brasil).
  • Outra curiosidade interessante é que Janssen dirigiu um vídeo para as Olimpíadas de Tóquio de 2021, mostrando seu talento não apenas como atriz, mas também como diretora.

Alexandre Garcia PeresEditor do Sobre Sagas e Analista de SEO da WebGo/Content. Raramente ri com filmes e prefere muito mais um dramão. Sempre conta os dias pelos próximos filmes do Tarantino, da Pixar e do Studio Ghibli e frequentemente reassiste os mesmos filmes na dúvida do que assistir. Pela formação em Letras, tem pavor de adaptações ruins de livros e sente um leve prazer ao assistir filmes muito ruins, especialmente os que passam na TV aberta. No tempo livre, gosta de tocar violão/guitarra, jogar videogame e brincar com um dos seus 12 gatos.
Fechar