Este filme de ficção científica da Disney é muito aterrorizante para crianças

Depois de 1978, quando George Lucas e a Lucasfilm lançaram nos cinemas o primeiro filme de Star Wars, os estúdios de Hollywood tentaram acompanhar o sucesso do épico de ficção científica espacial, até mesmo a Disney.

A Disney é conhecida por produzir filmes principalmente para o público infantil, e mesmo produções mais adultas ainda podem ser assistidas pelos mais jovens. Contudo, segundo em 1979, a Disney lançou um filme que pode ser considerado muito assustador para as crianças.

O Buraco Negro (The Black Hole, no original), foi um tentativa da Disney de lançar uma franquia de ficção científica nos moldes de Guerra nas Estrelas e que chamasse a atenção do público mais velho. O filme está disponível no Disney+.

Sobre o que é O Buraco Negro?

De acordo com o Collider, O Buraco Negro tem roteiro de Richard Landau, Bob Barbash e Gerry Day, e direção de Gary Nelson. A trama acompanha a tripulação da nave USS Palomino, que retorna à Terra depois de um exploração nos confins do espaço.

A tripulação é formada por cinco pessoas, interpretados por Robert Forster, Joseph Bottoms, Yvette Mimieux, Ernest Borgnine e Anthony Perkins, e também o robô ajudante V.I.N.CENT. (Roddy McDowall).

Durante o retorno para casa, a USS Palomino acaba encontrando outra nave espacial, a USS Cygnys, que desapareceu misteriosamente há alguns anos e agora está indo direção para um buraco negro.

A tripulação da Palomino decide investigar a Cygnus, e são surpreendidos por Dr. Hans Reinhardt (Maximilian Schell), sua horda de “drones” humanoides camuflados, e Maximiliano, um bruto e ameaçador robô.

Reinhardt afirma que quando a nave quebrou há décadas, ele enviou sua tripulação de volta para Terra, e então criou sua tripulação de drones. Ele também se mostra arrogante e revela seus planos de explorar o buraco negro.

Depois de um descoberta surpreendente que leva a um morte abrupta e violenta, uma destruição infernal na Cygnus começa, ao mesmo tempo a tripulação da Palomino tenta sobreviver e escapar na nave de Reinhardt e do buraco negro.

O que torna o filme assustador?

Apesar de personagens cartunescos como os robôs V.I.N.CENT e BO.B., O Buraco Negro tem temas sombrios, além da decisão de servir a um público mais adulto do que a Disney está acostumada.

O filme a princípio teria classificação G, ou seja, sem violência, palavrões ou conteúdo sexual, assim podendo ser assistido por qualquer criança. Contudo, no final da produção o filme ganhou a classificação PG, que não é adequada para crianças ou deve menores tem que assisti acompanhado dos pais,

O Buraco Negro trouxe sequências que despertavam admiração, pavor, emoção, e terror, muitas vezes de um cena para outra. Desde que a tripulação da Palomino entra na Cygnus, não há descanso e há uma sensação de ameaça a todo o momento, além da ação.

Com isso, O Buraco Negro se parece com uma das várias atrações dos parques da Disney, principalmente como um equivalente de ficção científica de um casa mal-assombrada.

Sergio ScarpaFormado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.
Fechar