Este é o melhor drama político que você assistirá na Marvel

As HQs da Marvel Comics abordam diversos tipos de assuntos, e com isso MCU tem filmes para todos os gostos. E um dos filmes da Marvel Studios é uma ótima opção para quem gosta de uma trama política com uma pitada de ação.

Em 2016 chegou aos cinemas o filme Capitão América: Guerra Civil, e agora está disponível no Disney+. Ao longo do filme há diversas discussões a respeito de como os super-heróis agem ao redor do mundo e que em algumas situações suas ações trazem mais tragédias do que benefícios.

O filme começa com uma eletrizante sequência de ação onde os Vingadores estão caçando um vilão conhecido como Ossos Cruzados. Mas durante a luta Wanda Maximoff acaba perdendo o controle de seus poderes e destrói um prédio nas proximidades, matando diversos inocentes.

Logo, civis começam a se revoltar contra o super heróis, e os governos de todo o mundo decidem tomar a atitude sobre isso. Então, o tratado de Sokovia foi criado para controlar e monitorar as ações dos super heróis ao redor do mundo.

O rompimento dos heróis mais poderosos da Terra

Capitão América (Chris Evans) e Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) em Capitão América: Guerra Civil (Reprodução / Marvel)
Capitão América (Chris Evans) e Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) em Capitão América: Guerra Civil (Reprodução / Marvel)

Nem todos os Vingadores concordam com o tratado, o que gera o rompimento da equipe. De um lado ficam Homem de Ferro, Viúva Negra, Máquina de Combate, Visão e Pantera Negra, que são favor do tratado. E do outro ficam Capitão América, Falcão, Wanda, Soldado Invernal e Gavião Arqueiro, que são contra o tratado.

O filme explora os prós e os contras de se ter os heróis sob vigilância. Nem todos aceitam ter suas identidades reveladas, pois isso poderia levar vilões até seus entes queridos, bem como perder a privacidade, e por exemplo, o Capitão América, não quer agir somente sob as ordens de um governo.

Os que aceitam o tratado de Sokovia acreditam que isso evitará diversos problemas entre os países, bem como haverá um controle maior sobre super humanos e a forma como eles agem, consequentemente evitando a morte de muitos civis no campo de batalha, como também a reparação de possíveis danos.

A história também aborda o quão traumatizante pode ser a vida de um super-herói, como também como um civil pode se tornar um vilão pelas ações desmedidas e impunes de um herói.

A saga da Guerra Civil da HQ é considerado um dos melhores eventos dos quadrinhos da Marvel. A história durou sete edições, escrita por Mark Millar e desenhada por Steve McNiven, e publicada entre 2006 e 2007.

Sergio ScarpaFormado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.
Fechar