Downton Abbey é inspirada em uma história real e pouca gente sabe

Downton Abbey é reconhecida mundialmente pelo seu impecável retrato da aristocracia britânica no início do século XX. Com personagens cativantes e tramas complexas, o drama se desenrola em meio a um luxuoso cenário que, para a surpresa de muitos fãs, é inspirado por uma família e uma história real.

Durante as seis temporadas e dois filmes de Downton Abbey, acompanhamos a aristocrática Família Crawley e seus ilustres empregados, convivendo entre dramas familiares, mudanças sociais e polêmicas que para a época, poderiam liquidar para sempre com reputações.

E apesar de a narrativa em si ser em sua maioria ficcional, a família central, o castelo e outros tantos personagens do programa, possuem seu fundo de verdade. Conheça a história real que inspiraram Downton Abbey.

Influências Históricas e a Família Carnarvon

downton-abbey-história real

A família Crawley, eixo central da narrativa e administradores de Downton, tem suas bases na linhagem da família da vida real, Carnarvons, proprietários do Castelo Highclere – a verdadeira Downton Abbey – que se situa no coração do campo inglês, na região de Yorkshire.

O Castelo Highclere, adquirido no ano de 1679 por Sir Robert Sawyer, advogado de grande prestígio, passou por uma substancial transformação sob o toque do arquiteto Charles Barry em 1842. Antes disso, a propriedade era bastante diferente da majestosa residência que ficou mundialmente conhecida por causa da série.

Atualmente, o castelo é mantido pelo 8º Conde e a Condessa de Carnarvon que, apesar de terem uma realidade distinta daquela exposta na série – incluindo uma empresa de gim e um cotidiano menos melodramático entre muros – compartilham o zelo por sua história e tradição.

A Verdadeira Downton Abbey e seus Visitantes Ilustres

É no Castelo Highclere que a série ganha vida, fazendo mais do que apenas formar um pano de fundo esteticamente apropriado.

A propriedade realmente foi palco de visitas de figuras marcantes como o rei George V e a rainha Mary, eventos que foram levados à risca na trama da série e no filme lançado em 2019.

Downton Abbey também não deixou de incorporar outras personalidades históricas ao seu repertório, como Neville Chamberlain, Dame Nellie Melba, Virginia Woolf e o duque de York, oferecendo uma rica colagem de acontecimentos e encontros que espelham a interseção com a realidade histórica.

Além dessas figuras, nas seis temporadas da série e no subsequente filme, Downton Abbey  também faz questão de encenar eventos reais com a precisão com a qual aconteceram na época.

Alguns exemplos abordados na série foram o naufrágio do Titanic, que desencadeia a narrativa de vários episódios do programa, e a Primeira Guerra Mundial, que penetra as vidas dos personagens refletindo o impacto da guerra nas famílias britânicas da época.

Desta forma, a série não apenas entretém, mas também educa o seu público sobre importantes passagens da história contemporânea.

CONFIRA Também: Downton Abbey: Série pode ganhar uma 7ª temporada? Fonte revela novidades animadoras!

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar