Pesadíssimo, documentário “Posso te Contar um Segredo” é para poucos na Netflix

Na última quarta-feira (21), a Netflix lançou o documentário Posso te Contar um Segredo, uma minissérie de dois episódios focado em um caso desesperador de ciberbullying que acabou se tornando um marco histórico no Reino Unido.

Em pouco mais de duas horas, o público conhece a história de três mulheres, vítimas do mesmo criminoso cibernético, que ao longo de anos tiveram suas vidas destruídas devido ao assédio que sofreram, sem intervenção útil das autoridades.

A grande questão abordada pelo documentário é: como, afinal, um criminoso com mais de uma centena de denúncias, conseguiu não chamar a atenção suficiente da justiça antes?

Sobre o que é “Posso te Contar um Segredo”

posso te contar um segredo documentário

Dirigido por Liza Williams, que já nos proporcionou vislumbres perturbadores com Hell Camp: Teen Nightmare, o documentário relata a realidade de três mulheres – Zoe Jade Hallam, Abby Furness e Lia Marie Hambly – todas vítimas do mesmo perseguidor, Matthew Hardy.

Hardy, se aproveitando do anonimato que as redes sociais podem oferecer, criou inúmeros perfis falsos e manipulou informações, tomando conta da vida dessas mulheres de forma destrutiva.

Ao longo de mais de uma década, Matthew Hardy se apropriou de identidades alheias, forjando laços de confiança com suas vítimas para depois expor, sem escrúpulos, informações e imagens íntimas de cada uma delas.

A série detalha como esse jogo sádico não só traumatizou as três mulheres, mas também influenciou a percepção e a confiança das pessoas próximas a elas, incluindo família e amigos.

Stalker perseguiu dezenas de mulheres ao longo de uma década

Entre 2018 e 2019, foi o período em que a perseguição contra Hallam, Furness e Hambly se intensificou.

Foi graças à união dessas três mulheres que a identidade do stalker veio a tona, e as autoridades foram obrigadas a parar de ignorar as denúncias. Com o suporte do policial Kevin Anderson, as vítimas puderam finalmente montar um caso contundente que apresentaram à justiça.

As estimativas são de que Hardy vitimou mais de 62 mulheres ao longo de uma década, de 2011 a 2022.

Posso te Contar um Segredo provoca reflexões sobre a segurança na internet e as dificuldades enfrentadas para a identificação e criminalização desses cibercriminosos, especialmente quando não há interesse real das autoridades em investigar esse tipo de caso. A série já está disponível na Netflix.

CONFIRA Também: Médicos em Colapso: Tudo o que você precisa saber do novo dorama da Netflix

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar